Em 2011, a Fundação de Arte de Niterói, por meio da Niterói Discos lançou o CD "Jeito Latino", do saxofonista e compositor Tino Júnior. Filho da cidade de Magé (RJ), mas radicado em Niterói, Tino tem se destacado no cenário musical, com seu fraseado pessoal e um bonito e suave som de saxofone, que pode ser conferido no CD.

Primeiro trabalho solo de Tino, "Jeito Latino" é totalmente autoral e apresenta um repertório de dez composições. Em "La-Tino Blues" e "Gigante no Samba", os destaques ficam para a cozinha formada por Arthur Maia (baixo) e Di Stéffano (bateria); a guitarra de João Castilho, o baixo de Alex Rocha e a bateria de Márcio Bahia estão presentes em “Dia de Verão” e “Pequena Flor”.

Como era de se esperar, a sua banda "Swingueira 4" está presente em várias composições: "Sacode a Poeira", com a participação de Arimatéa no trompete, "Dois Irmãos", "Pé Quente" que conta com a luxuosa presença de Leonardo Amuedo na guitarra e a própria "Swingueira 4". Finalizando esse grande cd de Tino, duas músicas que contam com Fernando Moraes (piano), Renato Calmon (bateria) e André Rodrigues (baixo): "Baião do Véio" e "Esperança".

Acompanharam Tino (sax tenor, soprano e flauta), os músicos Fernando Moraes (piano); Alex Rocha, Arthur Maia e André Rodrigues (baixo); Márcio Bahia, Renato Calmon e Di Stéffano (bateria); Jakaré (percussão); Alexandre Prado e Cláudio Andrade (teclados); Gilberto Júnio (sax alto); Fabiano Segalote (trombone); Gílson Santos e José Arimatéa (trompete); João Castilho, Felipe Poli e Leonardo Amuedo (guitarra); Dani Andrade e Sérgio Fernandez (vocais) e a banda Swingueira 4, formada por Zé Luiz Maia no baixo, Fernando Merlino no piano, Ricardo Costa na bateria e o próprio Tino Jr.

Tino começou a estudar música com oito anos, primeiro piano clássico violão popular. Estudou saxofone com Idriss Boudrioua e harmonia funcional com Alexandre Carvalho, Vitor Santos e atualmente cursa Bacharelado em saxofone na URFJ. Participou de shows e gravações com vários artistas do cenário instrumental como: Arthur Maia, Idriss Bodrioua, Pascoal Meirelles, Jota Moraes, Jamil Joanes, Alex Malheiros, Márcio Bahia, Meirelles e os Copa Cinco e outros. Integra o quarteto do baixista Adriano Giffoni e o grupo Swingueira 4, que participa do disco.





1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name


Ano: 2011
Álbum: Jeito Latino - Tino Júnior


Músicas

01. Baião do Véio
02. Latino Blues
03. Dia de Verão
04. Pequena Flor
05. Esperança
06. Pé Quente
07. Swingueira
08. Gigante no Samba
09. Sacode a Poeira
10. Dois Irmãos


Ficha Técnica

Gravado em Q.G. Estúdio (Arthur Maia, Bob Naggy, Marcelo Monteiro, Heber Ribeiro), Master Estúdio 112 (Marcelo Frisieiro), Estúdio Verde (Ricardo Duna), Estúdio Carioca (Daniel Cheese) e Suoni Estúdio (Cilênio Peres)
Mixagem: Márcio Gama e Tino Junior
Masterização: Castelo Estúdio (Fabio Motta e Carlos Machado)
Projeto gráfico: Elaine Becker


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira
Secretário Municipal de Cultura: Cláudio Valério Teixeira
Subsecretário de Cultura: Rafael Vicente
Subsecretário de Planejamento Cultural: Dalto Medeiros

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Marcos Sabino
Superintendente Cultural: Francisco Aguiar
Superintendente Administrativo: Ivan Macedo

NITERÓI DISCOS
Coordenador: Carlos Tatoo
Produção Executiva: Luis Otávio Torreão
Produtora Cultural: Daniela Magalhães
Fotógrafo: Luiz Ferreira









Publicado em 25/04/2016
Vila Real da Praia Grande (1996)
Coral Vozes da CLIN
Almanir Grego (1992)