Em 1991, o selo Niterói Discos, vinculado à Fundação Niteroiense de Arte (Funiarte), lançou um álbum solo do cantor e compositor Ruthnaldo, com dez composições próprias do artista. Ruthnaldo nasceu com a composição na ponta dos dedos. Natural de São Gonçalo teve sua primeira composição gravada, o samba "Ela não me esquece", em janeiro de 1946, antes de completar os dezenove anos de idade.

Com cerca de 150 músicas gravadas, tinha como seus intérpretes grandes nomes da música popular brasileira, como Gilberto Alves, Dircinha Batista, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Sérgio Murilo, Carlos Galhardo e Elizeth Cardoso. Entre seus vários parceiros destacam-se: Adelino Moreira, Paulo Gracindo, Alcebíades Nogueira, Milton de Oliveira, Klécius Caldas, Brasinha e Vicente Amar. No mesmo ano em que compôs sua primeira canção, colocou no papel a batucada "Casado não pode", que foi gravada na Continental, pelo grupo vocal Namorados da Lua, que entre seus integrantes contava com Lúcio Alves e Miltinho.

Clique para ampliar
Daí em diante Ruthnaldo não parou. Em 1950, o músico compôs com Ruy Rey o mambo "Naná", uma composição gravada por Ruy Rei e sua orquestra e apresentada no filme musical da Atlântida "Carnaval de Fogo". No ano seguinte, seu "Mambo do gato" foi lançado por Emilinha Borba. Em 1952, seu samba "Ingratidão", parceria com Altamir Greco, foi gravado por Elizete Cardoso na Todamérica.

Na década de 1970, Ruthnaldo venceu o festival de Músicas de Carnaval, promovido pela TV Tupi, com a marcha-rancho "O primeiro clarim", parceria com Klécius Caldas, grande sucesso criado por Dircinha Batista e consagrado por um júri de alta respeitabilidade integrado por membros do Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som.


1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name




Ano: 1991
Cantor: Ruthnaldo
Álbum: Ruthnaldo


Músicas

Lado A
01. Senta na calçada e chora (Ruthnaldo)
02. Sua baiana não está com tanta roda (Ruthnaldo)
03. Quero que o mundo se dane (Ruthnaldo)
04. Prece ao senhor (Ruthnaldo)
05. Que grande professor (Ruthnaldo e Klecius Caldas)

Lado B
06. Aprende irmão (Ruthnaldo)
07. Vou envelhecer com você (Ruthnaldo)
08. Santo protetor (Ruthnaldo)
09. Reencontro (Ruthnaldo)
10. Cheiro no cangote (Ruthnaldo)


Ficha Técnica

Produção, Gravação e Mixagem: Fabio Motta e Zelli
Composição Gráfica: Sergio Nacif
Foto da Capa: Renato Moreth
Arte: Mauro Ciabotti


Ficha Institucional

Niterói Discos: Presidente Luiz Antonio Mello
Direção Executiva: Ivan Macedo
Direção Artística: Chico Aguiar






Publicado em 05/10/2014