Dona de "um suingue danado", a cantora Rita Mansur é uma das grandes intérpretes no eixo Rio-Niterói. Com um repertório sempre voltado para o que há de melhor na música popular brasileira, se apresentando em casas noturnas, bares, TV e rádio, além de teatros ao redor de toda a baía carioca, a artista gravou pelo Selo Niterói Discos, em 1992, seu primeiro disco solo, no qual incluiu canções de grandes nomes da MPB.

Dona de um talento notável, a cantora Rita Mansur começou sua carreira no início dos anos 80, se apresentando em centros culturais, clubes de jazz e festivais pela França, Suíça, Áustria, Itália, Dinamarca, Alemanha e Bélgica, onde trabalhou por três anos.

Saiba Mais sobre Rita Mansur

Clique para ampliar
De volta ao Brasil, Rita participou dos projetos Música no Campo e Segundas Musicais, e dividiu o palco com nomes como Leni Andrade, Fátima Guedes, Roberto Menescal, Nara Leão, João Nogueira, Luiz Ayrão, Moreira da Silva, Carlos Lira e Gilson Peranzetta, confirmado sua categoria como intérprete.

Em seu primeiro disco gravado pelo Selo Niterói Discos, em 1992, incluiu grandes nomes da MPB, como Aldir Blanc, Moacir Luz, Altay Veloso. Lançado quando a cantora completava dez anos de carreira, o disco traz à tona uma aproximação bem intensa com o jazz. Essa relação é relevada especialmente nas faixas "Por um triz" e "Menino galante".

Psicóloga de formação, Rita deixou os consultórios para se dedicar à música. Embora tenha estudado piano clássico, foi a MPB que a conquistou. Em seus shows, Rita faz questão de privilegiar os grandes compositores brasileiros, como João Bosco, Ivan Lins, Chico Buarque, Cartola e Altay Velloso. De acordo com o compositor Billy Blanco, uma das maiores qualidades de Rita é seu suingue bem brasileiro.


Clique para ampliar.



Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 1992
Cantora: Rita Mansur
Álbum: Rita Mansur


Músicas

Lado A
01. Por um triz (Jorge Vercillo, Paulo César Feital e Jota Maranhão)
02. A cereja e o vermuth (Moacyr Luz e Aldir Blanc)
03. Menino Galante (Altay Veloso)

Lado B
04. Canção Feliz (Ricardo Mansur e Marcos Jabu)
05. Vuelve (Bahino e Bia Porto)
06. Clementina (Altay Veloso)


Ficha Técnica

Produção Executiva: Fábio Motta
Produção, Gravação e Mixagem: Fábio Motta e Zelli
Projeto Gráfico e Direção de Arte: Anita Santoro e Luiz Alberto Lorena
Diagramação e Arte Final: Eliane CECCON
Maquiagem e cabelo: Milzana Coiffeur
Produção e acessórios: Luciana Martins
Fotografia: Magno Mesquita
Composição: Camilo Eduardo Fernandes

Gravado no Castelo Studio


Ficha Institucional

Prefeitura Municipal de Niterói: Jorge Roberto Silveira
Fundação Niteroiense de Arte: Luiz Antônio Mello
Diretor Executivo: Ivan Macedo
Direção Artística: Chico Aguiar






Publicado em 05/07/2014