Alex Rocha nasceu no Rio, em 26 de maio de 1968. Ainda na juventude, participou de saraus e festivais dos principais colégios da cidade. Sua atuação no cenário musical foi impulsionada em 1991, quando teve a chance de acompanhar o grupo vocal "Os Boêmios" e de tocar ao lado do saxofonista Juarez Araújo. Um ano depois, o artista já era integrante da banda do cantor, compositor e guitarrista Celso Blues Boy, com quem gravou o CD "Indiana Blues", com participação de B.B. King, uma das maiores lendas do blues.

Após formar-se em contrabaixo pela Universidade Estácio de Sá, em 1994, Alex lecionou no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical - CIGAM e no Centro Musical Estúdio Arte, dando os primeiros passos na carreira acadêmica. Já em 1998, o baixista teve a oportunidade de participar do CD "Estrada", junto à cantora Bete Calligaris, pelo selo Geléia Geral, de Gilberto Gil. A partir dos anos 2000, Alex participou de diversos shows, alguns deles ao lado da cantora Tânia Alves e do grupo “Homem De Bem”. Na mesma época, acompanhou o guitarrista Victor Biglione, apresentando-se no Festival Internacional de Búzios, em 2000, e no Festival Tribulaciones, em Buenos Aires, em 2001. No mesmo ano, Alex fez parte do quinteto instrumental Solari Jazz, abrindo a série Mês do Jazz, no Teatro do BNDES-RJ.

O artista também teve participação no concerto em comemoração ao Centenário de Ary Barroso, realizado na Universidade Federal Fluminense - UFF, ao lado da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, onde também se apresentaram Jamelão, Ademilde Fonseca, Teresa Cristina e muitos outros ícones da música brasileira. Gravando ao lado de artistas como Ed Motta, Simone, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Alex também fez parte da banda do programa "Gente Inocente", da Rede Globo.

Em shows instrumentais, Alex tocou com os grandes Mestre Zé Paulo, Marcos Nimrichter, Paulo Malaguti, Chico Batera, Osmar Milito Trio, Márcio Hallack, Dino Rangel e Carlos Malta. Junto ao pianista e compositor Márvio Ciribelli, o artista participou do projeto "Fazendo o que gosta", que reuniu músicos de alto nível, entre 2001 e 2004, todos os domingos, no Bar Orquídea, em Niterói.

Em seu CD de estreia, "Boas Novas", lançado em 2003, pelo selo Niterói Discos, Alex Rocha mostra como compositor e contrabaixista uma síntese de ritmos brasileiros, jazz-fusion e música latina, com destaque para as improvisações sobre melodias e harmonias inspiradas em Toninho Horta, como em "Sambando na Horta", Michel Camilo, Bill Evans, Jaco Pastorius e John Patitucci. O CD tem participações especiais de Márcio Bahia, Arthur Maia, Paulo Malaguti, Marcos Nimrichter, Dario Galante e Zé Carlos. Também pelo Selo Niterói Discos, Alex lançou o álbum “Cachet!”, em 2011, em uma parceria com o guitarrista Marcelo Frisieiro, trazendo ao público do Teatro Municipal um pouco mais da sua versatilidade como baixista instrumental.


Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name


Ano: 2003
Nome do disco: Boas Novas - Alex Rocha


Músicas

01. Sambando na Horta (Alex Rocha)
02. Alegre Menina (Dori Caymmi e Jorge Amado)
03. Boas Novas (Alex Rocha e Mauro Assumpção
04. Quem Sabe? (Paulo Malaguti "Pauleira")
05. Noites sem Fim (Alex Rocha)
06. Baía de São Francisco (Felipe Poli)
07. Espera (Alex Rocha)
08. Cama de Gato (Arthur Maia e Rique Pantoja)
09. Nikity Soul (Alex Rocha)


Ficha Técnica

Produção musical: Alex Rocha, Arthur Maia, Paulo Malaguti e Felipe Poli
Produção executiva: Arthur Maia
Gravadora: Estúdio Arte
Técnicos de gravação: Marcelo Scobino, Luiz Fernando, José Maria Cuéllar e Marcos Vicente
Mixagem e masterização: Vânius Marques
Capa e projeto gráfico: Cassiana Rangel
Fotos: Magno Mesquita
Maquiagem: Rosangela Sanches
Iluminação: Wellt Camara


Ficha Institucional

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI
Prefeito: Godofredo Pinto
Secretário de Cultura: Marcos Gomes
Sub-secretrário de Cultura: André Diniz

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Cláudio Valério Teixeira
Superintendente: Maria Inês Azevedo de Oliveira

NITERÓI DISCOS
Coordenador de Produção: Paulo Renato Rocha
Assistente de Produção: Talitha Áscoli








Publicado em 05/10/2015