O flautista Arthur Balu Duarte, que vem se dedicando ao estudo da música brasileira há mais de cinquenta anos, lançou pelo Selo Niterói Discos o CD “A Canção Brasileira”, em 1997, acompanhado ao piano pelo músico Cristóvão Bastos.

Amigo íntimo do grande músico Tião Neto, que contribuiu com a produção do álbum, Arthur iniciou-se na flauta em 1955, com o professor Adhemar Lanes, em Icaraí, bairro de Niterói, pela influência de seu irmão mais velho, violonista, violista e orquestrador. No fim dos anos 50, ingressou na Escola Nacional de Música, pela Universidade do Brasil.

Fundador e solista da Orquestra de Câmara de Niterói, além da prática da música em orquestra, trabalhou nos espetáculos do Grupo Opinião, e em outras montagens teatrais, como Arena Conta Zumbi, sob a direção de Dori Caymmi, e Receita de Vinicius, com Roberto Nascimento, Jorge Arena e Dório Ferreira.

Arthur também atuou na execução de trilhas sonoras para filmes e participou de gravações com Os cariocas, MPB4 e Chico Buarque. A partir dos anos 70, suas preferências pelo jazz, bossa-nova e sobretudo pelo autêntico cancioneiro nacional levaram o músico a se afastar da formalidade acadêmica, passando a atuar como um intérprete que se dedica ao estudo da música nacional em sua forma mais singela, pura e original: tocando.

O CD “A Canção Brasileira”, gravado nos estúdios da Companhia dos Técnicos, no Rio de Janeiro, carrega dez faixas, entre elas “Atrevessando a Ponte” (Cristóvão Bastos), “Cantigas de Ninar e de Roda” (Folclore), “Valsa Triste” (Tião Neto) e “No Mundo da Lua” (Marcio Proença e Marco Aurélio).


1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ficha Técnica

Ano:1997
Nome do disco: A Canção Brasileira - Arthur Balu Duarte

Músicas

01. Atrevessando a Ponte (Cristóvão Bastos)
02. Cantigas de Ninar e de Roda (Folclore)
03. Valsa Triste (Tião Neto)
04. Canção da Despedida (Marco Antônio Melo)
05. Valsa do Itanhangá (Luiz Claudio Ramos)
06. Custe o que Custar (Rubens Serrano)
07. Valsa Número Um (Tonzinho)
08. No Mundo da Lua (Marcio Proença e Marco Aurélio)
09. Canção (Jota Maranhão)
10. Oh! Mana (Folclore)

Produtor executivo: Fábio Antunes
Produtor artístico: Tião Neto
Técnico de gravação: Jorge Teixeira
Mixagem e coordenação: Tião Neto
Consultor técnico: Frank Garrido
Fotos: Flávio Rodrigues e Zilia de Lucena Ribeiro
Projeto gráfico: Retoque digital TypeSet

Ficha Institucional

Prefeitura Municipal de Niterói
Prefeito: Jorge Roberto Silveira

FUNIARTE
Presidente: Luiz Antônio de Farias Mello

NITERÓI DISCOS
Diretor Executivo: Ivan Macedo
Produtor: Paulo Renato Rocha




Publicado em 21/07/2015