Os primeiros passos da cantora e compositora Cristina Tucunduva na música se deram na maior banda niteroiense dos anos 60 e 70: Os Lobos. Com o grupo, Cristina realizou trabalhos em homenagem a grandes nomes da música brasileira, interpretando Rita Lee, Ana Carolina e, mais recentemente, Elis Regina. Irmã do fundador da banda, o cantor, compositor e multinstrumentista Cássio Tucunduva, Cristina se apresentou com Os Lobos por todo o Brasil, em shows e festivais.

Ao longo de sua carreira, Cristina foi backing vocal em shows de Tim Maia, e também atuou ao lado dos cantores Dalto e Byafra, dos quais foi parceira musical em diversas ocasiões. Em carreira solo, a cantora apresentou-se em bares do Rio e de Niterói. Com o nome artístico de Maria Thiago, participou do Festival da TV Tupi, em 1979, em São Paulo, cantando a música “Contradança”, de Cássio Tucunduva e João Luiz Magalhães.

Em 1984 e 1985, a artista fez shows na França e apresentou-se em diversos pianos-bar pela Europa. Músicas próprias como “As noites de São Paulo” dividem espaço com covers para Rita Lee (“Doce vampiro” e “Minha vida”), Ana Carolina (“Quem de nós dois”) e Ângela RoRo (“Amor meu grande amor” e “Mares de Espanha”), que interpreta em seus shows.

Um dos trabalhos em que a cantora mais esteve envolvida foi o das interpretações em homenagem à Elis Regina, que conheceu durante as gravações do histórico programa Som Livre Exportação. Nessas apresentações, Cristina começa cantando “Avenida central”, música dos Lobos, que Elis gostava e pediu que cantassem no programa. Depois, solta o violão e cai no samba com “Vou deitar e rolar” e “Cai dentro”.

Em 1996, a cantora lançou um trabalho solo pelo Selo Niterói Discos, o CD “Loba”, um apanhado de canções compostas por artistas que cruzaram sua estrada musical. Com produção de Luiz Antônio Mello, o disco conta com dez faixas, entre elas, as músicas “Meninos da Rua” (Kika Lott / Adriana Ninski), “Agridoce Blues” (Cássio Tucunduva / João Luiz Magalhães), “As Noites de São Paulo” (Cássio Tucunduva / Biafra), e “Luz no apartamento” (Adílio Silveira / Dalto Medeiros).




Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 1996
Nome do disco: Loba - Cristina Tucunduva


Músicas

01. Meninos da Rua (Kika Lott / Adriana Ninski)
02. Agridoce Blues (Cássio Tucunduva / João Luiz Magalhães)
03. As Noites de São Paulo (Cássio Tucunduva / Biafra)
04. Luz no apartamento (Adílio Silveira / Dalto Medeiros)
05. Yo me rompo toda (Cristina Tucunduva)
06. Já Fui (Cristina Tucunduva)
07. Memories (Cristina Tucunduva)
08. Loba (Cristina Tucunduva / Cássio Tucunduva / Biafra)
09. Le Depart (Cristina Tucunduva)
10. Sorte (Cristina Tucunduva)


Ficha Técnica

Direção e produção executiva: Fábio Motta
Direção musical: Cássio Tucunduva
Gravação: Castelo Stúdio
Técnico de gravação: Zé Neto
Arranjos e produção: Cássio Tucunduva
Direção de arte e projeto gráfico: Anita Santoro e Luiz Alberto Lorena
Diagramação: Larissa Araujo
Arte-Final: Eliezer André
Fotos mais do que especiais: Paulinho Muniz
Fotolitos: Chromotech


Ficha Institucional

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI
Prefeito: João Sampaio

FUNIARTE
Presidente: Luiz Antônio Mello

NITERÓI DISCOS
Diretor Executivo: Ivan Macedo
Produtor: Paulo Renato Rocha






Publicado em 21/07/2015