Mauro Costa Jr. nasceu em Niterói, em 17 de fevereiro de 1965. Sem ter feito grandes cursos instrumentais, o artista aprendeu a tocar violão e, não satisfeito, passou a compor suas próprias músicas, o que lhe rendeu espaço em pequenos bares. Aos poucos, com o crescimento do número de admiradores do seu "jeito MPB", conquistou espaços maiores e formou sua banda fixa, que teve o ápice em 1994 – ano que mostrou seu lado de compositor e cantor, ao lançar, pela Niterói Discos, seu primeiro disco "Um Toque Cigano", indicado, inclusive, para o Prêmio Sharp de Música.

O disco reúne música caribenha, salsa, merengue, MPB, além do ritmo flamenco. Para o instrumentista, cigano é sinônimo de liberdade. São pessoas que decidem não fincar raízes em lugares, mas sim aproveitar a vida viajando pelo mundo. Para Mauro Costa Jr., a relação do título do LP com os ciganos é justamente esta: a liberdade.

Além de seu jeito inigualável de lidar com o violão MIDI (Godin Multiac), Mauro é conhecido por tocar diversos outros instrumentos, tais como: Trompete, sax, violino, banjo, gaita, flauta; executados com sensibilidade e técnica exuberante. Outro destaque de suas apresentações é a sua voz marcante e segura. Sempre inovando, mas respeitando a tradição das composições, Mauro Costa Jr apresenta um repertório com músicas dançantes que empolgam os ouvintes.

Atualmente, além do ofício de músico, Mauro possui um estúdio de gravação de áudio e uma produtora de vídeo, a UP SIDE PRODUÇÕES, conciliando a carreira de músico, produtor, arranjador e editor. O artista, que já se apresentou em vários locais do Brasil e do Exterior, é admirado e respeitado pelo público, tendo atrás de si um grupo fiel de apreciadores de sua arte.




Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 1994
Nome do LP: Um Toque Cigano - Mauro Costa Jr.


Músicas

Lado A
01. Shangai (Neivaldo Duarte)
02. Um toque cigano (Mauro Costa Jr. e Sérgio Soares)
03. Salamandra – A dança do fogo (Mauro Costa Jr.)

Lado B
04. Taça de vinho (Silvio Mury e Bembeco)
05. Resplendor (Altay Velloso e Paulo Feital)
06. Amo essa mulher (Altay Velloso)


Ficha Técnica

Produção, gravação e mixagem: Zelli Mansur e Fábio Motta
Produção executiva: Fábio Motta
Assistentes de produção: Marcus Valério e Decio Vosni
Projeto gráfico e direção de arte: Anita Santoro e Luiz Alberto Lorena
Arte final: Nelma Olivier
Fotos: Paulinho Muniz
Editoração eletrônica: Julio Costa

Gravação: Castelo Studio


Ficha Institucional

Prefeitura Municipal de Niterói
Prefeito: João Sampaio

FUNIARTE
Presidente: Luiz Antônio Mello

NITERÓI DISCOS
Diretor Executivo: Ivan Macedo
Direção Artística: Chico Aguiar





Publicado em 22/07/2013