Publicado em 1998, pela Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, a obra "Lili Leitão, o CafParis e a vida boêmia de Niterói" e "Niterói, poesia e saudade", de Lyad de Almeida, tenta registrar a existência e a obra da figura principal do chamado "Cafelogeu" e citar os boêmios que frequentavam a famosa casa boêmia do Centro de Niterói.

O livro, que se divide em três partes, a primeira intitulada "Lili Leitão, o Café Paris e a vida boêmia de Niterói", rendeu belas e aclamadas crônicas que Lyad publicou no jornal O Fluminense, nos anos de 70 e 80.

Clique para ampliar
Nela, o autor revisita o discreto charme dos bordéis da cidade, a efervescência intelectual do "Cafelogeu", como era conhecido o Café Paris - um templo do pensamento livre, das conspirações poéticas e artísticas - que teve em Lili Leitão seu maior expoente.

Na segunda parte, a obra apresenta uma "Antologia poética de Lili Leitão". São quadras e sonetos marcados pelo humor imbatível dessa personagem fantástica.

Já a terceira e última, "Niterói, poesia e saudade", assume um caráter marcadamente memorialista, cheio de apego a uma cidade que ainda existe na alma de todos aqueles que a viveram antes da Ponte Rio-Niterói.

    Editorial

    A Niterói Livros, projeto editorial da Prefeitura de Niterói, conduzindo pela Fundação Niteroiense de Arte, ao lançar essa coletânea de textos de Lyad de Almeida reafirma seu compromisso com a preservação da memória da cidade, elemento indispensável na construção de nossa identidade cultural.

    Esta obra resgata uma face de Niterói não registrada pela história: a boêmia, que tinha no Café Paris, seu cenário privilegiado e, em Lili Leitão, sua mais ilustre personagem. Mas não apenas isso. O autor nos oferece também uma antologia poética desse niteroiense legendário e por fim, na última parte do livro, rememora fatos e pessoas ilustres que enriqueceram o passado dessa nossa praia que foi e sempre será tão grande.

    Clique para ampliar
    Eminente magistrado, Lyad de Almeida se destaca no campo acadêmico com a publicação, entre outros, de O abuso de direito no contrato de trabalho e legalidade e legitimidade.

    Como homem de letras, é autor de várias peças teatrais encenadas no Teatro Municipal de Niterói e em um sem-número de casas de espetáculos do Brasil; escreveu o argumento e os diálogos do filme "Dentro da vida", primeiro longa-metragem feito no e pelo Estado do Rio de Janeiro; publicou mais de uma dezena de obras em prosa e poesia, com destaque para seus inigualáveis haikais; e como cronista brilhou nas páginas dos jornais de nossa cidade, como pode atestar a qualidade das crônicas que ora apresentamos.

    É, portanto com muito orgulho e satisfação que publicamos esse admirável intelectual niteroiense.

    João Sampaio
    Prefeito de Niterói



    Apresentação

    Lyad de Almeida vem por aí com o seu "Lili Leitão, o Café Paris e a vida boêmia de Niterói", sabe dos três, vive nostalgicamente os três, e ainda dá troco: as ternas reminiscências deste Niterói, poesia e saudade.

    Clique para ampliar
    Certa ocasião chamei-lhe "um ser numerológico" pela constância do número dois na vida dele. Provei-o. Hoje corrijo o dito, na esteira do padre Bruckberger: "Nenhum ser humano é simples: é sempre duplo, tríplice, múltiplo".

    Lyad é múltiplo: professor, advogado, juiz, teatrólogo, poeta, pensador, trovador, haicaísta, colecionador de amigos.

    Admiro-lhe profundamente a versatilidade intelectual, a sensibilidade poética, a graça ou a profundez de seus conceitos.

    Mas admiro-lhe, sobretudo a coragem no enfrentamento do destino. É Camus em repetência: a grandeza do homem em sua decisão de ser mais forte que a própria condição.

    Horácio Pacheco




Ficha Técnica

Obra
Lili Leitão, o Café Paris

Autor
Lyad de Almeida

Editoria
Margareth da Luz

Capa
Laura Bedran

Editoração Eletrônica
Arte Digital Produção Gráfica

Foto da capa
Augusto Malta

Ano de Edição
1996

Número de páginas
p.188

Ficha Institucional

João Sampaio
Prefeito de Niterói

Luiz Antonio de Farias Mello
Presidente da Niterói Livros

Ivan Macedo Vianna
Direção Executiva

Margareth da Luz e Maria Auxiliadora Silveira
Direção Editorial


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores