O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, recebeu, na tarde desta terça-feira, 04 de dezembro, uma comissão formada por representantes dos Pontos de Cultura de Niterói.

Com o objetivo de renovar os compromissos assumidos pela Rede Cultura Viva Niterói com o poder público municipal, em especial os voltados à diversidade e cidadania, os representantes do Pontão de Cultura MostrArte Niterói; Ponto Vivo - Bem TV; Ponto Memória e Fotografia Pública; Din.Down.Down - Gingas Acessíveis; e Ponto Olodum Mirim, entregaram ao presidente da FAN um documento com foco em três pontos: a implementação do Comitê Gestor de Política Municipal de Cultura Viva; a apresentação, por parte da FAN, do plano para manutenção e ampliação da Rede Cultura Viva Niterói no próximo biênio e o apontamento de dotação orçamentária, do Tesouro Municipal, para aplicação e ações, programas e editais públicos.

O presidente da Fundação, André Diniz, parabenizou a Diretoria de Diversidade da FAN pelo trabalho realizado em 2018 junto aos Pontos Cultura e se comprometeu a encaminhar as propostas ao prefeito Rodrigo Neves. “Ao longo desse período o prefeito tem sido parceiro e bastante sensível às demandas encaminhadas pela Rede Cultura Viva”, ressaltou Diniz. “Vamos trabalhar pela manutenção e ampliação da Rede, com o objetivo de proporcionar o acesso de cada vez mais pessoas a esse projeto, que respeita a realidade dos territórios, é inclusivo, cidadão e que tem como fundamento a participação dos atores culturais da cidade na construção de uma sociedade plural e democrática”, completou Diniz.

Durante o encontro, os ponteiros falaram sobre as experiências em seus territórios e dos resultados alcançados em 2018. Segundo Heitor Collet, do Ponto de Cultura Din. Down Down, o fomento para os pontos de cultura foi fundamental para a ampliação das atividades, como oficinas e apresentações. Para Alexandra Seabra, do Pontão de Cultura MostrArte, o trabalho realizado superou as previsões mais otimistas.

De acordo com a produtora Isabelly Brasil, do Ponto de Cultura Quilombo do Grotão, os encontros com os pontos proporcionam um grande aprendizado. "Nesse diálogo, todo mundo aprende tudo com todo mundo", afirmou. Para Isabelly, o espaço imaginário da cultura não é só para quem consome, mas para quem produz.

Roberta Martins, diretora de Cidadania, Diversidade e Território da FAN, destacou que todos os grupos passaram a tratar do tema da inclusão social em suas atividades. Roberta ressaltou ainda a apropriação dos saberes e fazeres pelos pontos e considerou positiva a realização da Teia da Diversidade, encontro realizado em novembro, no Teatro Popular, que reuniu os pontos de cultura da cidade.

O presidente da FAN aproveitou ainda para anunciar que a próxima Conferência Municipal de Cultura será realizada no primeiro semestre de 2019.


Tags:






Publicado em 07/12/2008