Com a presença de um grande público, Manuel Castells encerra Seminário Internacional sobre Educação, Cultura e Tecnologia em Niterói!

Público lota o Teatro Popular Oscar Niemeyer no Seminário sobre Educação, Cultura e Tecnologia!

Uma conferência do renomado sociólogo Manuel Castells encerrou com chave de ouro, o Seminário Internacional de Educação, Cultura e Tecnologia - A Escola do Século XXI. O encontro realizado, nesta segunda-feira, 15/07, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, foi uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói, em parceria com a o Instituto Novos Paradigmas.

O seminário, composto de dois painéis e uma conferência final, discutiu questões contemporâneas que inquietam educadores, gestores, pesquisadores e diversos setores da cultura, interessados em enfrentar os desafios da sociedade da Informação.

No primeiro painel, com o teatro lotado, Alan Brum Pinheiro (IESP/UERJ) , Vitor Coff Del Rey ( GUETTO) e Daniela Araujo (BEM TV) abordaram a produção autônoma de conteúdo e protagonismo dos grupos sociais na Comunicação em rede. Uma reflexão muito construtiva sobre a realidade atual, seus desafios e possíveis soluções. #CastellsNiterói

O teatro Oscar Niemeyer permaneceu lotado para acompanhar o segundo painel, em que José Henrique Paim Fernandes (FGV /EBAPE) Ricardo Antunes ( Instituto Unibanco) e Bernardo Oliveira (UFRJ) debateram os desafios da educação contemporânea na sociedade em rede, em uma tarde marcada pela troca de conhecimento.

Finalizando o seminário, o renomado sociólogo espanhol Manuel Castells passou uma mensagem de mudança do comportamento da sociedade, afirmando que é necessário “romper o círculo vicioso da desigualdade, através da Educação”. Para Castells, esse é um processo decisivo para o progresso e fundamental para uma democracia real. O sociológico ainda ressaltou a importância dos professores para a orientação dos alunos na internet e de como a escola precisa ser interessante e capaz de criar uma base educacional para todos, sem distinção. #CastellsNiteroi

Foto: Berg Silva








Publicado em 15/10/2020