O Arte na Rua desta semana traz a voz e a sonoridade pop de Kali C, a diversidade rítmica de Nino Navarro, a beleza das canções de Chico Buarque na voz de Elaine Guedes, a tradição argentina do tango com o trio Al Sur Tango, o Rock e o Blues de Jefferson Gonçalves e Kleber Dias, a MPB contagiante de Marcus Lima e o instrumental de Watson Cardoso.

O músico e compositor Nino Navarro abre a programação do Arte na Rua, às 18h, nesta terça-feira, 10, na esquina da Moreira César com Miguel de Frias. Integrante da cena niteroiense formada em torno do estúdio e selo Tomba Records (De Leve, Gilber T, Tomba Orquestra, Quinto Andar), Nino Navarro tem seu trabalho marcado pela diversidade sonora com toques do rock clássico, alternativo e MPB. Entre suas influências, estão nomes como os de Caetano Veloso, Jorge Ben, Sonic Youth e os Roling Stones. Em 2012, o cantor niteroiense lançou seu primeiro álbum solo. Desde então, se divide entre o Brasil e Itália. Seu último álbum de estúdio, "Guanabara City", de 2013 foi bem recebido em sites brasileiros como o "Jardim da MPB", "Blah Cultural" e "Homnis Canidae", além de uma resenha muito positiva no renomado site italiano "Rock.it." No repertório, canções como Força Bruta, Que Me Chama Que eu Vou e Tudo Vai Mudar. Nino se apresentará acompanhado dos músicos Leon Navarro, Gilber T e Rapunza.

Nino Navarro em Icaraí. Clique para ampliar


Elaine Guedes em Icaraí. Clique para ampliar
No mesmo horário, no palco da Moreira César com Belisário Augusto, Elaine Guedes, acompanhada do pianista Kiko Continentino, apresenta o show "Quem é Essa Mulher?". O espetáculo apresenta canções de Chico Buarque, especialmente as que abordam o tema feminino como 'O Meu Amor", 'Retrato em Branco e Preto', 'Deixa a Menina', 'A História de Lilly Brown'.

"Doutorada em Música Preta Brasileira", segundo Nelson Motta, Elaine coleciona um histórico de participações em bandas como as de Tim Maia, Cassiano e Jorge bem Jor. A cantora também participou da banda Rastaquera, produzido pelo Hubert do Casseta e Planeta. O primeiro álbum "Comer" foi indicado para o prêmio Sharp de música. Gravou "Rapte-me Camaleoa" nas coletâneas "Elas Cantam Caetano" e Global Brasiliens (com Ayrto Moreira, Gilberto Gil, Bebel Gilberto). A música Fogo , de sua autoria, esteve na minissérie A Vida Alheia, da Rede Globo. Na mix com o DJ Malboro, "Sereia", Elaine canta lírico no funk com o Bonde da Oskley. Tem parcerias com Chico Cesar e Moacyr Luz.

Há mais de treze anos, integrando a banda de Milton Nascimento, Kiko Continentino tocou e gravou com alguns dos principais nomes da música brasileira, como Glberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Djavan, João Bosco, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivete Sangalo, entre muitos outros.

Kali C se apresenta na Praça Dom Navarro. Foto de Guto Costa. Clique para ampliar.
Kali C sobe ao palco do Arte na Rua, na Praça Dom Navarro, acompanhada pelo multi-instrumentista argentino, Poika, na sexta-feira, dia 13, às 18h30. Neste show, a cantora niteroiense apresenta canções de seu segundo CD, "Você É Muito Lindo", com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, além de canções de sua autoria em parceria com Moska, Zélia Duncan, Chico César, Suely Mesquita e Luís Capucho.

No sábado, 14, às 11h, no pátio do MAC, o Arte na Rua recebe Jefferson Gonçalves e Kleber Dias. Com estilo inconfundível e original de tocar gaita, Jefferson é um dos grandes nomes do cena musical, com mais de 15 anos de carreira, e vem conquistando reconhecimento nacional e internacional. Fundador da banda Baseado em Blues e do trio acústico Blues Etc, em 2004, Jefferson lançou-se em carreira solo com o bem sucedido "Gréia" disco inaugural em sua carreira, que contou também com a participação de Kleber Dias.

Kleber Dias e Jefferson Gonçalves no MAC. Clique para ampliar


Kleber Dias (bandolim, violões e guitarra) toca baião, rock, blues, jazz, entre outros tantos estilos. O grave tom de voz e os precisos solos de guitarra e bandolim levam autenticidade à mistura de ritmos durante as apresentações. A dupla cria um blues único com pitadas de sonoridades tipicamente regional, mas sem esquecer elementos tradicionais ao estilo norte-americano.

Ainda no sábado, às 20h, o Arte na Rua promove um animado encontro de bambas com o grupo Lei Seca. O evento acontece na Praça Manoel José Antunes Filho, em Rio do Ouro.

Clarinetista da Orquestra Sinfônica Brasileira e integrante do grupo "Mulato Velho", Watson Cardoso se apresenta no domingo, 15, às 11h, na Praça da Asa Delta, em Jurujuba. Natural de Niterói, desde os 10 anos o artista iniciou seus estudos na Banda de música do Colégio Salesiano Santa Rosa, sob orientação do maestro Affonso Reis e Jorgelen de Oliveira.

Watson Cardoso em Jurujuba. Clique para ampliar
No Rio de Janeiro, apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Companhia Experimental de ópera e Academia Petrobras Sinfônica, nas quais atuou como primeiro clarinetista. Premiado no Rio de Janeiro e em Goiânia, foi finalista em 2006, do programa Furnas Geração Musical. Em São Paulo, integrou em 2007 as Orquestras Sinfônica de Santo André, de Câmara da USP e Jovem Tom Jobim. Como convidado da Orquestra do Estado de Mato Grosso, participou do projeto SESC – Sonora Brasil, levando a obra de Villa-Lobos a 78 cidades em 22 estados brasileiros em 2008.

Ainda no domingo, 15, às 11h, o grupo Al Sur Tango apresenta no Horto do Fonseca, o seu show de tango. Criado em 2008, o duo "Tango em Branco e Preto", teve na formação inicial, a cantora e violonista argentina Mariana Bonifatti e o saxofonista uruguaio Daniel Santos. Em 2009, o violonista argentino Cesar Rebechi se juntou a eles para dar origem ao "Al Sur Tango". Com apresentações no "Rio Tango Festival", diversas academias de dança de tango, eventos particulares e restaurantes do Rio, o trio conformou uma identidade musical que leva ao espectador a se sentir pertinho do Rio de la Plata.

Marcus Lima no CCPCM. Clique para ampliar.
Agraciado com parceiros de categoria e amparado por uma qualidade técnica irretocável, o cantor e compositor Marcus Lima se apresenta no mesmo dia e no mesmo horário, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O repertório passeia pela Bossa Nova e Clássicos dos nossos mais renomados compositores.

O 'Arte na Rua' é um circuito de programações promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!


Serviço

Nino Navarro, música
Local: Moreira César com Miguel de Frias
Data: terça-feira, 10/06/2014
Horário: 18H
Ingresso: Gratuito

Elaine Guedes, música
Local: Moreira César com Belisário Augusto
Data: terça-feira, 10/06/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Kali C, música
Local: Praça Dom Navarro
Data: sexta-feira, 13/06/2014
Horário: 18h30
Ingresso: Gratuito

Jefferson Gonçalves, música
Local: Pátio do MAC
Data: sábado, 14/06/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Grupo Lei Seca, música
Local: Praça Manoel José Antunes Filho - Rio do Ouro
Data: sábado, 14/06/2014
Horário: 20h
Ingresso: Gratuito

Watson Cardozo, música
Local: Praça da Asa Delta - Jurujuba
Data: domingo, 15/06/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Al Sur Tango, música
Local: Horto do Fonseca
Data: domingo, 15/06/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Marcus Lima, música
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Data: domingo, 15/06/2014
Horário: 11h
fIngresso: Gratuito

Tags:






Publicado em 26/05/2014