Prefeito
Axel Grael

Vice-prefeito
Paulo Bagueira

Secretária Municipal das Culturas
Júlia Pacheco

Subsecretária Municipal das Culturas
Joanna Prado

Subsecretária Municipal de Planejamento Cultural
Natália Cindra

Presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN)
Micaela Costa

Superintendente Administrativo da FAN
Andre Fernandes

Superintendente do SIMFIC
Renato Almada


PORTAL CULTURA NITERÓI

Curadoria e Design
Alexandre Porto

Programação
Lucas Pimenta


A FAN

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) é uma instituição autárquica que tem a finalidade de estimular e promover manifestações de caráter artístico e cultural de interesse do município de Niterói.

A história de sua fundação remonta ao ano de 1967, quando foi criado, pelo decreto nº 1652/67, o INDC (Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural). Ali foi estabelecido que os esforços do Instituto seriam direcionados ao incentivo de programas e projetos para o desenvolvimento e aprimoramento das artes, visando maior participação do público e da classe artística na produção e divulgação das artes em Niterói.

Desde 1967, algumas mudanças e reestruturações foram realizadas. Em 1977 passou a chamarse FAC (Fundação de Atividades Culturais). Em 1987, FUNIARTE (Fundação Niteroiense de Arte) e, finalmente, em 1997, FAN. No entanto, os objetivos iniciais, em linhas gerais, foram mantidos.

A FAN, presidida por Fernando Brandão, dispõe de unidades culturais em diversos pontos do município, gerenciadas a partir de sua sede, localizada na Rua Presidente Pedreira, 98, no bairro do Ingá. A sede dispõe de estrutura administrativa, organizada por departamentos como a Superintendência Cultural, Superintendência Administrativa, Assessoria Jurídica, Recursos Humanos, Departamento de Projetos Especiais, Departamento de Produção Cultural, Departamento de Comunicação, entre outros, que garantem suporte operacional às Unidades Culturais.

Faz a gestão do corpo artístico da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, sétima companhia pública oficial de ballet fundada no país. São unidades culturais da FAN o Theatro Municipal João Caetano, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Sala José Cândido de Carvalho, a Sala Nelson Pereira dos Santos, a Biblioteca Parque de Niterói, o Museu Janete Costa de Arte Popular e o Solar do Jambeiro (onde está situada a Coordenação de Documentação e Pesquisa).


Galeria de Presidentes da FAN
Tour Virtual dos Equipamentos Culturais de Niterói


SECRETARIA DAS CULTURAS E FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI

Rua Pres. Pedreira, 98 - Ingá - 24210-470, Niterói - RJ - 21 2719-9639 - E-mails: sculturaniteroi@gmail.com (Secret) e presidencia@culturaniteroi.com.br (FAN)









Publicado em 12/11/2013