História da Biblioteca Universitária Fluminense

Por decreto, de 19 de dezembro de 1933, o comandante Ary Parreiras extinguiu a repartição denominada Arquivo Geral do Estado e criou, em substituição o Arquivo Público e Biblioteca Universitária.

Leia mais ...

Ex-Libris da Biblioteca Parque de Niterói

Distingue ele do anterior pela escolha de um símbolo destinado a exprimir a principal atribuição do Serviço de Difusão Cultural: duas mãos alçadas seguram os livros.

Leia mais ...

Manifesto em favor da conclusão das obras da Biblioteca

Esse documento, que foi redigido pelo bacharelando A. P. Soares de Pinho, promotor do movimento, e que representou na reunião o Conservatório Livre de Música.

Leia mais ...

Criada a Coleção Velho de Avellar na Biblioteca Universitária

A mais importante de todas as doações formou a Coleção Velho de Avelar, do nome do doador. Muito variada, a maioria dos volumes que a constituem são escritos em francês.

Leia mais ...

Biblioteca Parque inaugura mostra que aborda a arte negra, feminina e periférica

Viajando por questões reais contemporâneas e históricas, a artista visual carioca, preta e periférica A. Shakti inaugura exposição com obras imbuídas de simbolismos e paralelos culturais, que se entrelaçam com feminilidade.

ENCERRADA

Mostra na Biblioteca Parque passeia pela obra de Lima Barreto

A proposta, uma iniciativa de Janaína Oliveira Caetano, é realizar uma exposição com os livros do autor e aqueles produzidos sobre ele já disponíveis na Biblioteca Parque de Niterói.

ENCERRADA

Lançamento do livro de poesia "Corte", de Rafaelle Melo

O "Corte" é um livro de poesia que nasceu da necessidade de sua autora renascer. Um livro visceral e profundamente íntimo, mas que dialoga com algo que perpassa toda a experiência humana.

ENCERRADA

Biblioteca Parque homenageia mulheres pretas em exposição

A mostra conta com fotos de 23 mulheres negras, captadas pelo olhar da fotógrafa Lilo Oliveira. Em poses empoderadas, essas mulheres foram retratadas com acessórios dourados, em um resgate à beleza e imponência do legado afro na cultura brasileira.

ENCERRADA