Palacete São Domingos ou da Praia Grande

A construção tem aspecto palaciano, sendo composta por dois corpos interligados por um terceiro recuado, construído após grande incêndio em 1910.

A Compra do Palacete

Memória - No espólio, ou herança de S. M. I., o Senhor Duque de Bragança, Fundador do Império, existia o prédio urbano, conhecido pelo nome de Palacete, sito na rua da Praia.

Leia mais ...

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Memória - Eleva-se a capela sobre o teso de um monte, situado no centro da capital da província, essa bela Nictheroy, que entesta com a capital do império, florescente e próspera como ela.

Leia mais ...

Paróquia de São Francisco Xavier

Existe uma tradição de que a Igreja foi construída pelo Padre José de Anchieta. Entretanto, este faleceu no dia 9 de junho de 1597, anos antes da canonização de São Francisco Xavier.

Leia Mais ...

Igreja de São Domingos Gusmão

A capela primitiva dedicada a São Domingos de Gusmão foi construída antes de fevereiro de 1652,no interior da fazenda de açúcar de Domingos Araújo.

A Igreja de São Francisco Xavier em Niterói, por Noronha Santos

Em 1868 fol transferida a matriz para a igreja de S. Francisco Xavier, trasladando-se o sacrário da capela de N. S. da Conceição da Vargem, que se acha atualmente em completa ruina.

Leia mais ...

MEMÓRIA: Inauguração do Instituto de Fomento e Economia Agricola/RJ

Foi no salão da diretoria, sobriamente decorado, que se deu o ato inaugural do novo edifício. Ali se reuniram o presidente do Estado do Rio e demais autoridades e convidados para a solenidade.

Saiba mais ...

Cine Icaraí: UFF premia os estudantes vencedores

Projeto de restauração quer preservar Palácio Araribóia

O trabalho de restauração está sendo coordenado pelo artista plástico Cláudio Valério Teixeira, que também foi o responsável pelas obras do Teatro Municipal.

UMEI Alberto de Oliveira

Destaca-se como elemento marcante em sua arquitetura o amplo pátio central no entorno do qual se distribuem os demais ambientes.

Edifício Oswaldo Cruz

Construído nos anos 1946/1950, o edifício ergue-se no alinhamento frontal e possui afastamentos laterais.

Casa do Estudante Fluminense

Edificação típica da segunda década do século XX, construída em alvenaria de pedra e tijolos, com dois pavimentos sobre porão alto.