|
Clique para ampliar. |
Dando continuidade à agenda de maio, o projeto Arte na Rua, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói - FAN, apresenta atrações variadas e gratuitas, na semana entre os dias 19 e 24. Esse circuito de programações, que leva artistas para diferentes pontos da cidade, tem ampliado ainda mais o conceito de arte pública, urbana, livre, popular e democrática da cidade.
Entre os destaques desta semana, na terça, dia 19, um espetáculo de Música Instrumental Brasileira, na esquina das ruas Moreira César e Pereira da Silva, com o grupo Choro Sêco. E na quarta, 20, a banda Overdrive Saravá sobe ao palco do Skate Park, em São Francisco, com uma apresentação especial, com a participação de diversos vocalistas da cena artística e independente de Niterói. Para os fãs do hip-hop, domingo tem o grupo Ideias Fluintes, na Praça do Engenho do Mato.
A esquina das ruas Moreira César e Pereira da Silva recebe o grupo
Choro Sêco, na terça-feira, dia 19, às 18h. Com um repertório voltado para o maxixe, a valsa, a bossa nova, o frevo e o choro, o conjunto passa pelos clássicos da música instrumental nacional, como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth. Formado inicialmente por Jorge Souto, no bandolim e cavaco baiano, Marcio Leonardo e Paulão Menezes, desta vez, a banda traz um convidado especial, o flautista Paulo Evangelista, e promete embalar a noite do público presente.
Já na quarta-feira, dia 20, às 18h, o Skate Park, em São Francisco, é que recebe uma apresentação musical de tirar o fôlego, com o grupo
Overdrive Saravá, num show especial, que conta com a participação de diversos vocalistas da cena artística e independente da cidade de Niterói. Em seu repertório, misturas de baião, xote e maracatu, dialogando com a distorção e inquietação do rock'n'roll. Para essa edição, a banda convida Igor Pestana (Parola), Giovana Adoracion (GIDE), Iolme Junior (Lougo Mouro) e Jan Santoro (Facção Caipira).
O conceito do nome ressalta o "Saravá", que significa "salve" ou "viva", por influência africana no nosso idioma, adotada em seus poemas por Vinícius de Moraes. O nome apenas reforça a identidade sonora da banda, que tem por princípio trazer brasilidade através do "overdrive", apresentando guitarras com riffs marcantes, nada mais que uma tradução dessa miscigenação brasileira em sintonia com a distorção e a inquietação do rock'n'roll.
Instrumentos como a alfaia e o acordeon fazem parte do coletivo musical, somando ritmos e leituras presentes tanto no maracatu como no baião, que resumem a busca não de uma coerência em suas composições, mas da construção de uma identidade em que todo o barulho formado tem um propósito, para além de uma lógica musical tradicional, um princípio de arte como uma expressão plural e diversa. A formação que se apresentará, traz Thiago Henud e Lucas Botti (guitarra), Vinicius Pereira (baixo), Roman Bertoldo (gaita) e Frederico Cardim (bateria).
Na noite de sexta, dia 22, na Praça Dom Navarro, tem show do cantor
Leandro Ribeiro, a partir das 18h30. Misturando ritmos brasileiros com o suingue carioca, o músico formou no final da década de 90 a banda "M. Pop do B" (Música Popular do Brasil), que se apresentou em espaços como o Morro da Urca, Mistura Fina e Circuito Sesc, dividindo o palco com artistas como Hyldon, Farofa Carioca, Aleh Ferreira e Serguei, entre outros. Neste trabalho solo, Leandro traz um repertório de músicas próprias, marcado pela diversidade rítmica e pela atenção às questões sociais.
Na manhã de domingo, 24, às 11h, a Pista de Patinação do Campo de São Bento promove a atividade
Histórias tão verdadeiras que às vezes parecem que são inventadas. A contação é inspirada em poemas do escritor Manoel de Barros, e traz também para o público uma oficina de desenho, baseado nas narrativas apresentadas.
Para fechar a semana, a Praça do Engenho do Mato recebe o grupo
Ideias Fluintes, também no domingo, às 20h, trazendo uma mistura criativa entre rock e rap. Carregados de muita atitude e crítica social, a banda criada no final de 2012 com intuito de experimentar novas propostas musicais é composta por seis integrantes, os MCs Cidão, Chitão e Puyol, Thiago Bonato na guitarra, Guilherme Gonçalves no baixo e Renan Nidecker na bateria.
O grupo tem como objetivo transmitir os ideais do hip-hop e retratar problemas políticos e sociais. Com instrumentais de guitarra e baixo com riffs e peso puxados para o funk, soul, Rock n' Roll e Rap, a banda compõe um ritmo harmônico, diferente de algo já visto entre grupos e bandas de estilo. Ideias Fluientes já abriu shows para Oriente, De Leve e Marechal e tem entre suas principais influências Planet Hemp, Rage Against the Machine e O Rappa.
Serviço
Choro Sêco
Data: Terça, 19 de maio de 2015
Horário: 18h
Esquina das ruas Moreira César e Pereira da Silva
Overdrive Saravá
Data: Quarta, 20 de maio de 2015
Horário: 18h
Skate Park de São Francisco
Leandro Ribeiro
Data: Sexta, 22 de maio de 2015
Horário: 18h30
Praça Dom Navarro, Icaraí
Histórias tão verdadeiras que às vezes parecem que são inventadas
Domingo, 24 de maio de 2015
Horário: 11h
Pista de Patinação do Campo de São Bento
Ideias Fluintes
Domingo, 24 de maio de 2015
Horário: 20h
Praça do Engenho do Mato
Tags: