O projeto Arte na Rua abre mais uma semana com programação variada e gratuita, de 22 a 27 de março. Promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o projeto leva atrações culturais para espaços públicos composto por uma série de eventos gratuitos das mais diversas linguagens artísticas, levando os artistas para próximo do seu público.

A programação da semana tem o "Pop Bossa Trio", na terça, em Icaraí; a performance da Banda "AMákina", na quarta, na Cantareira; a capoeira do "Mestre Zezeu", na quinta, na praça Araribóia; o Projeto Grama com "Branca de Neve na Roda", sábado, na praça do Largo do Marrão; e fechando a semana domingo, o "Duo Focando em Cordas", na varanda do Paschoal.


Clique para ampliar.



Abrindo a semana, na terça-feira, às 18h, na esquina das ruas Moreira César e Belisário Augusto, o Pop Bossa Trio, formado por Martinha (voz), Raimundo Luiz (violão) e Carlos Poubel (percussão), apresenta um repertório misturando elementos da música popular brasileira, criando um estilo original. Com interpretações inéditas de canções antigas e novas, nos mais variados territórios da MPB, o show proporcionará um momento inesquecível.

Baixista, cantor e compositor, Raimundo Luiz tem um histórico de trabalhos com artistas como Joana, João Bosco, Sidney Magal e Biafra. Atualmente trabalha em trilhas e sonoplastia para o coreógrafo Gringo Cardia. Como Percussionista de músicos como Paulo Moura e da dupla Antônio Carlos e Jocafi, Carlos Poubel participou de inúmeras turnês. A cantora Martinha tem se apresentado em diversos concertos acompanhada por músicos como Leri Machado, Paulão Menezes, Pablo Diego, Rogério Souza, Dino Rangel, Mazinho Ventura e Márcio Bahia.

Na quarta, às 21h, a Praça da Cantareira vai receber a banda AMákina, que se apresenta mostrando composições e performances vigorosas. Obras autorais e versões inéditas de clássicos da MPB e sucessos nacionais e internacionais dos anos 60 e 70 estarão no repertório do "power trio", composto por Tuca Marques (voz e guitarra), Gerson Monteiro (baixo) e Aldo Sá (bateria). A banda, formada em 2008, está em fase de divulgação de seu primeiro álbum “Na estrada - O rock´n roll move as engrenagens”. Em 2010, lançou o CD Single “Amakina” com duas músicas participando de inúmeros festivais. Em 2014, o trio lançou o vídeo clip da música ‘Meu Lar é o Bar’, obra que faz parte do EP do grupo e também da coletânea “Independência ou Morte”, do site Nave dos Deuses.

Clique para ampliar
Na quinta-feira, 18, às 17h, a Praça Araribóia, na estação das Barcas, recebe a roda de capoeira do Mestre Zezeu. Elizeu dos Santos Felipe, o Mestre Zezeu, é militante dos movimentos sociais e produtor de eventos culturais sempre atendendo ao seu chamado interior que é o de levar Cultura e Cidadania às comunidades. Criador da expressão "Capoeira Estilo Livre", Mestre Zezeu começou a capoeira em 1980 no Grupo Senzala e em 1989 participou da fundação do Grupo Capoeira Brasil, juntamente com seu Mestre, Sr. Paulo César Silva Souza. Em 2012 recebeu a graduação de terceiro grau de Mestre pelas mãos do Mestre Paulão Muzenza.

Comemorando os 4 anos do Projeto Grama, a Artecorpo apresenta o espetáculo Branca de Neve na Roda, sábado, às 11h, na Praça do Largo do Marrão. Com a proposta de levar ao público a clássica história da Branca de Neve, a Artecorpo vai transformar o espaço da cena em uma arena onde todas as ações ocorrem no centro. O círculo aproxima e cria uma maior interação entre público e atores, deixando a comunicação entre ambos ainda mais aguçada. Adereços e figurinos se misturam com a plateia e contadores narram a história de forma quase intimista, mas quando se iniciam as ações dos personagens, como mágica, o invisível passa a existir e os personagens a se multiplicar.

Clique para ampliar
A imaginação é um elemento muito presente no trabalho, que conta com cenário minimalista e diferenciações corporais e vocais na construção dos personagens. A música ao vivo contorna e enfatiza os momentos importantes da peça, além de dialogar com o público através das já conhecidas cantigas de roda. O elenco é formado por Rachel Palmeirim, Cida Palmeirim, Renato Badeco e Pablo Harduin.

“Branca de Neve na Roda” traz a reflexão sobre a célebre cena em que a Madrasta não suporta ouvir de seu espelho mágico que existe alguém mais bela do que ela. Em tempos onde a beleza, para muitos, está acima dos conceitos e do caráter, a discussão trazida pelas personagens da Madrasta e da Branca de Neve, mediadas pela opinião de um Espelho Mágico, pode ser comparada aos tempos atuais, onde temos modelos de beleza e perfeição colocados como ideais a serem seguidos.

A semana encerra com a apresentação do Duo Focando em Cordas, formado pelos músicos Paulinho Bandolim e Léo Fernandes (violão). No repertório, clássicos de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Bonfiglio de Oliveira, Chico Buarque e outros. O duo contará com as participações dos pandeiristas Daniel Karin e Gustavo Carvalho.

Em 2007, a dupla representou o Brasil no Festival Internacional de Artes de Harare, capital do Zimbábue com patrocínio do Ministério das Relações Exteriores - Governo Federal. Além do trabalho em duo, os dois músicos fazem parte do grupo Café Brasil, que em 2013, lançou seu primeiro disco "Em Terra de Araribóia".


Serviço

Pop Bossa Trio
Data: Terça-feira, 22 de março de 2016
Horário: 18h
Local: Esquina das ruas Moreira César e Miguel de Frias

Banda AMákina
Data: Quarta-feira, 23 de março de 2016
Horário: 21h
Local: Praça da Cantareira

Mestre Zezeu, Capoeira
Data: Quinta-feira, 24 de março de 2016
Horário: 17h
Local: Praça Araribóia – Barcas

Projeto Grama – Branca de Neve na Roda
Data: Sábado, 26 de março de 2016
Horário: 11h
Local: Praça do Largo do Marrão

Duo Focando em Cordas
Data: Domingo, 27 de março de 2016
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno


Tags:






Publicado em 0000-00-00