O Projeto Arte na Rua, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), abre mais uma semana com programação variada e gratuita, de 12 a 17 de julho. O projeto leva, para espaços públicos, atrações culturais das mais diversas linguagens artísticas, possibilitando uma aproximação entre os artistas e o público, ampliando ainda mais o conceito de arte pública, urbana, livre, popular e democrática.

Confira as fotos desta semana no Arte na Rua (Facebook)


A programação da semana tem a apresentação de Daniel Porto, na terça, em Icaraí; o show do "Beach Combers", na quarta, na Praça da Cantareira; a peça "O Baú das Histórias Encantadas", no sábado, na Praça do Largo do Marrão; show do Glaucus Linx e Ancestrais Futuros, no domingo, no CCPCM e, fechando essa semana, ainda no domingo, Tango na Rua, na Praça do Ingá.

Abrindo a semana, Na terça-feira, 26, às 18h, na tradicional esquina da Moreira Cesar com Belisário Augusto, o percussionista, compositor, cantor e instrumentista intuitivo Daniel Porto vai mostrar composições próprias e músicas de grandes compositores nacionais e internacionais, de estilos variados, passeando da MPB ao Reggae de Bob Marley. No show, Porto estará acompanhado por Cícero Dias (guitarra) e Bruno d'Avila (voz e cajon).

Clique para ampliar
Na quarta-feira, 27, às 21h, a Praça da Cantareira recebe o show da banda de surf music Beach Combers. Formado no inicio de 2009, no Rio de Janeiro, os Beach Combers não são exatamente um tipo comum de trio. Bernar Gomma (guitarra), Paulo Madeira (baixo) e Lucas Leão (bateria) surfam sem medo na onda instrumental, mesclando o som das guitarras magnéticas da surf music à trip lisérgica de garagem dos anos 60. Tudo isso sem parecer ou soar como uma banda de releitura. Eles imprimem sua própria pegada e identidade única, estética e sonora, destacando-se assim nacionalmente na criação de novos temas.

Após 7 anos de carreira, os Beach Combers trazem em sua bagagem mais de 1500 shows pelos palcos e ruas do país, 3 álbuns, sendo um deles prensado em vinil na Alemanha e distribuído por toda America Latina e Europa. O trio também fez a abertura dos Rolling Stones e Marky Ramone, e foi destaque em matérias de jornais e blogs. Além disso, concedeu entrevistas para radios internacionais e participou de programas de TV. Novas composições já estão sendo apresentadas ao vivo, e também virtualmente em formato de clipes e videos de shows. Tudo isso produzido pelo próprio conjunto. Os Beach Combers estão definitivamente aptos a surfar em ondas internacionais e se consolidar como uma das mais bem conceituadas bandas instrumentais cariocas de todos os tempos.

Clique para ampliar
No sábado, dia 30, às 11h, a Praça do Largo do Marrão recebe a peça infantil "O Baú das Histórias Encantadas", do projeto Grama. O programa é de parceria da Artecorpo Teatro e Cia com a Secretaria de Cultura/FAN. O espetáculo conta a história de duas crianças que vão passar as férias na casa de sua vó e resolvem se aventurar e explorar, ao cair da noite, o lugar mais misterioso da casa: O porão. Lá, descobrem o diário de sua avó que fora atriz desde os 12 anos. A partir de então, iniciam um grande jogo com os figurinos encontrados em um baú e acabam montando uma peça, com a participação da platéia, onde diversos personagens dos contos clássicos infantis se misturam e se divertem.

No domingo, 31, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe, às 11h, Glaucus Linx e Ancestrais Futuros. Trabalhando com um repertório diversificado, que mistura ritmos africanos, blues, funk, jazz e música popular brasileira, o saxofonista apresenta um show instrumental que busca propor novos pontos de vista sobre composições de gênios do Blues e do Jazz, e, além disso, apresentar composições originais de Glaucus Linx, que têm sempre uma tendência Africana, no sentido da exploração de compassos compostos e polirrítmicos. Apesar de se tratar de uma apresentação instrumental, sua mensagem é tão significativa quanto as transmitidas através de letras.

Clique para ampliar
Glaucus Linx é um saxofonista, compositor e produtor musical. Nos anos 80 produziu, arranjou ou tocou com Elza Soares, Sandra de Sá, Lobão, Nelson Sargento, Zezé Mota, Ritchie, Cazuza, D. Ivone Lara, Carlinhos Brown, Banda Black Rio, entre outros. No final dos anos 80 mudou-se para a França onde aprofundou sua pesquisa musical trabalhando com várias bandas africanas, inglesas e americanas. Foi saxofonista e arranjador de sopros da super estrela africana Salif Keita por 5 anos, acompanhando-o em várias tournês mundiais.

O Ancestrais Futuros, formado por Glaucus Linx – Saxes Tenor & Soprano, Marucs Kenyatta – Guitarra, Diogo Genovez - Guitarra, Pedro Leão – Baixo, Thomas Harres – Bateria e Tiago de Magalhães – Percussões, é um projeto que se originou de um disco gravado em parceria com o baterista juizforano Big Charles (2005), no qual a ancestralidade é o fio condutor e filosofia de criação. Em 2013, de volta ao Rio de Janeiro depois de 7 anos afastado do show business em busca de novos horizontes estéticos, Glaucus Linx encontra-se com Ygor Helbourn, jovem e talentosíssimo baterista, Pedro Leão (Fausto Fawcet, Fábio Fonseca Trio, Rappa), amigo de mais de trinta anos e baixista com extrema experiência no Blues, Funk e música Africana, Marcus Kenyatta (Andrea Dutra, Raquel Coutinho, André Sampaio, Laranjeletric), guitarrista da nova geração, de cultura funk, reggae e afrobeat, brilhante por suas escolhas timbrais e melodias atípicas e, Tiago de Magalhães, percussionista (Maracutaia, Alabê-Ketujazz), profundo conhecedor da percussão africana e afrobrasileira. Com esses músicos renasce a nova formação do Ancestrais Futuros, onde aflui o “Spiritual Jazz”, a conversa espiritual dos sons e melodias.

Fechando o domingo, dia 31, às 17h, tem Tango na Rua na Praça do Ingá. O evento, Organizado por Solange Dantas, André Carvalho e Valdeci de Souza, é aberto ao público e promove integração cultural, celebrando uma das mais conhecidas danças latinas.


Serviço

Daniel Porto
Data: Terça-feira, 26 de julho de 2016
Horário: 18h
Local: Esquina das ruas Moreira César com Belisário Augusto

Beach Combers
Data: Quarta-feira, 27 de julho de 2016
Horário: 21h
Local: Praça da Cantareira

Projeto Grama – O Baú das Histórias Encantadas
Data: Sábado, 30 de julho de 2016
Horário: 11h
Local: Praça do Largo do Marrão

Glaucus Linx e Ancestrais Futuros
Data: Domingo, 31 de julho de 2016
Horário: 11h
Local: CCPCM

Tango na Rua
Data: Domingo, 31 de julho de 2016
Horário: 17h
Local: Praça do Ingá








Publicado em 01/07/2016