Quarteto de choro Eles que Digam


A secretaria de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói lançaram na semana passada a Chamada Pública estabelecendo critérios para selecionar os artistas que se apresentarão no projeto Cultura Niterói - Arte na Rua no ano de 2013.

Confira o Edital


Com a criação deste circuito das artes em todos os meses, mantemos o compromisso de levar uma série de eventos nas mais diversas linguagens, percorrendo as ruas, praças e espaços públicos urbanos da cidade, levando preferencialmente os artistas para próximo de seu público.

Pretendemos estimular as artes a partir do princípio de que as ruas são livres para as manifestações e práticas artísticas.

A programação da semana

Como sempre, nesta semana, começamos a programação com dois eventos na terça-feira, sempre às 18h, numa esquina da rua Moreira César. O grupo de choro Trinca de Coringa volta desta vez na esquina da Belisário Augusto. O trio formado por Christiano Miranda (bandolim), Carlos Chaves (violão) e Marcos Niedo (pandeiro), faz uma homenagem aos 150 anos de Nazareth interpretando 'Escorregando' e 'Apanhei-te cavaquinho'. Também passa pelo universo de Pixinguinha com '1 x 0' e 'Proezas de Solon' e de Jacob do Bandolim com 'Murmurando' e 'Diabinho Maluco'. Também apresentará composições próprias como 'Tricotando' de Carlos Chaves e 'Pioneiro' de Christiano Miranda.

Fotos de Marcos Chermont


Já na esquina da Moreira César com Pereira da Silva, o flautista e gaitista Rogério Siri também volta a se apresentar para mostrar o melhor da música instrumental brasileira. Siri, que há duas semanas fez uma das apresentações mais aplaudidas do projeto, divide a calçada com três grandes amigos e músicos igualmente talentosos de Niterói: Fernando Brandão (violão), Rogério Fernandes (baixo) e Felipe Tauil (percussão).

Na quinta-feira, o 'Arte na Rua' recebe o humorista Gustavo Chermont para um Stand up Livre. A cada apresentação Gustavo convida um comediante da nova geração do humor, possibilitando apresentações sempre inéditas. A apresentação será às 17h na Praça Araribóia, Centro.

Também na quinta, em sua programação de cinema, o projeto promove a exibição do filme Antônia, de Tata Amaral (2006). O longa conta a história de Preta, Barbarah, Mayah e Lena, quatro amigas de infância que moram na Zona Norte de São Paulo, e que formam o conjunto de hip-hop que dá nome ao filme. Enquanto lidam com a violência da região onde moram e o machismo dentro da cena musical, elas tentam o sucesso. A exibição será às 18h na Praça Emílio Abunaman em São Francisco.

Na sexta-feira, 24/05, é a vez do grupo Partido Carioca, formado pelos músicos Jair Silva, Léo Fernandes, Dizzy do Pandeiro e Yuri Portella se apresentar na Praça Portugal Pequeno, Ponta da Areia, às 16h. O quarteto inclui em seu repertório grandes nomes do tradicional samba de raiz, além de prestigiar compositores e sambas mais recentes do cenário nacional.

Fotos de Marcos Chermont


Também na sexta, às 18h30, se apresenta o quarteto Eles que Digam, formado por Cleber Castro (bandolim), Leri Machado (contrabaixo), Lula Espírito Santo (cavaquinho), Paulão Menezes (percussão), músicos que buscam uma afinidade musical mesclando choro com jazz, passando pela bossa nova, com caminhos entre o baião e o frevo. No revezamento que é feito toda semana às sextas, desta vez a apresentação será na Praça Dom Navarro, bem perto da esquina da Moreira César com Ary Parreira, às 18h30.

Clique na imagem para ampliar


No domingo, 26/05, às 11h, o Parque Palmir Silva recebe o espetáculo infantil Costurando Histórias, com Daniela Fossaluza. A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel - uma aventura no tapete é um espetáculo infantil que conta uma história de amor e de bravura, renovando a tradição e resgatando o encanto dos grandes clássicos de literatura de cordel.

Daniela Fossaluza é contadora de histórias, produtora, artesã e atriz formada em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (2001). Integrou por seis anos o Grupo Teatral Moitará (referência no trabalho teatral com máscaras no Brasil). É idealizadora e coordenadora do Projeto de Arte e Educação Costurando Histórias, coletivo de artistas, vinculado ao Instituto Rio de Histórias, que brinca de transformar livros e narrativas em cenários de pano - repletos de cores e texturas, onde os personagens vivem suas aventuras.

Fotos de Paulo Fortes


Na pista de patinação do Campo de São Bento, se apresentará a Orquestra da Grota, às 10h. Com mais de 18 anos de história, o Projeto da Orquestra de Cordas da Grota tem como objetivo iniciar jovens da comunidade da Grota do Surucucu. A proposta é de intervenção sócio-cultural na vida desses jovens através da arte musical, com peças do período barroco, clássico, assim como da música popular brasileira, que fazem parte do repertório.

Com alto nível musical, reconhecido internacionalmente, a orquestra da comunidade de Niterói conta hoje com 250 alunos. O projeto nasceu da ideia de Dona Otávia, mãe de Márcio Selles, atual coordenador.


SERVIÇO:

Grupo de Choro Trinca de Coringa
Dia 21/05/2013 – terça-feira
Horário: 18h00
Local: Ruas Moreira César e Belisário Augusto

Rogério Siri
Data: 21/05/2013 – terça-feira
Horário: 18h00
Local: Ruas Moreira César com Pereira da Silva

Gustavo Chermont
Data: 23/05/2013 – quinta-feira
Horário: 17h00
Local: Praça Araraibóia

Cinema do Arte na Rua apresenta o filme Antônia de Tata Amaral
Data: 23/05/2013 – quinta-feira
Horário: 18h00
Local: Praça Emílio Abunaman - São Francisco

Partido Carioca
Data: 24/05/2013 – sexta-feira
Horário: 16h
Local: Praça Portugal Pequeno, Ponta da Areia

Eles que Digam
Data: 24/05/2013 – sexta-feira
Horário: 18h30
Local: Praça Dom Navarro em Icaraí.

Costurando Histórias – Teatro Infantil
Data: 26/05/2013 – domingo
Horário: 11h00
Local: Parque Palmir Silva, Barreto

Orquestra de Cordas
Data: 26/05/2013 – domingo
Horário: 10h
Local: Pista de patinação, Campo de São Bento

Tags:






Publicado em 12/05/2013