Neste mês de junho, o projeto Arte na Rua segue apresentando uma diversificada programação artística gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. Nesta semana, a programação vai percorrer os bairros Icaraí, Centro, Engenhoca, Maria Paula e Fonseca.

Formado por Fernando Caneca e seu filho Canequinha, o duo de violões Os Fernandos se apresenta, na segunda-feira, 03 de junho, às 18h, no calçadão do Theatro Municipal de Niterói, no Centro da cidade. No show, o público testemunha a força da intimidade entre os dois, que transborda em emoção e diversão no palco. O repertório, cuidadosamente escolhido entre sambas, choros, clássicos da MPB e da música internacional, algumas autorais e versões surpreendentes para sucessos midiáticos contemporâneos, é o fio condutor para o duo fazer música criativa e inclusiva, valendo-se exatamente dos 30 anos de diferença entre eles, que mais os aproximam que os afastam.

De formação autodidata com sua voz marcante e seu estilo autêntico de tocar o violão, Débora Ojeda se apresenta na esquina da rua Ator Paulo Gustavo com Gen. Pereira da Silva, na quarta-feira, 05 de junho, às 18h. A artista foi aos poucos conquistando espaço na cidade de Niterói, onde nasceu e mora hoje, para então alçar vôos mais altos. Débora se encantou pela prática da música aos 15 anos, desde então nunca mais se desligou de seu objetivo com a arte. Em sua trajetória profissional abriu shows de vários artistas como: Leila Pinheiro, Cláudio Zoli, Altair Veloso, Boca Livre, Marcel Powell e Wagner Tiso.

Profundo conhecedor de sambas antigos, o cantor e cavaquinista Cacau Campos é a atração desta sexta-feira, 07 de junho, às 10h, na Praça das Águas, no Centro de Niterói. Cacau integra conceituadas rodas de samba e participou como músico e compositor em vários festivais de música chegando a conquistar o 1º lugar do Festival da Canção da Petrobras. Já atuou profissionalmente com cantores e compositores de renome como: Wilson Moreira, Luiz Carlos da Villa, Monarco, Ney Lopes, Dona Ivone Lara, entre outros nomes de destaque da MPB. Como integrante do Grupo Choro Malandro, destaca-se no cenário artístico carioca.

A Cia Expressarte leva para Engenhoca, na Rua Capitão Alfredo Cruz, o espetáculo infantil O Casamento de Dona Baratinha, no Sábado, 08 de junho, às 11h. Dona baratinha encontrou um bauzinho com uma surpresa maravilhosa dentro, e agora ela quer casar! Mas será que ela vai aprovar os pretendentes? Com a ajuda de uma pessoa muito especial, ela entende o segredo para encontrar um verdadeiro amor.

Também no sábado, às 19h, o Arte na Rua desembarca na Roda Cultural de Maria Paula (RCMP), evento que ocorre desde 2012 em Niterói, na praça do trevo de Maria Paula, sendo um ponto de encontro da juventude local e, ao mesmo tempo, uma rede comunitária engajada em oferecer melhorias através do Hip Hop. Há mais de 11 anos a Roda ocupa aquele espaço público, promovendo arte, educação e entretenimento, gratuitamente, com demandas culturais e sociais nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e na internet em geral, assumindo o compromisso com a cultura periférica.

Um encontro histórico de bandas de música é a atração deste domingo, 09 de junho, às 10h, no Horto do Fonseca. O Arte na Rua recebe as bandas do Colégio Salesiano e do Colégio São Vicente, ambos de Niterói, e da banda União 7 de Setembro da cidade mineira de Ponte Nova para uma apresentação de muita música erudita popular e regional.

O Projeto

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.

Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.


Programação

Atração: Os Fernandos
Local: Calçada do Theatro Municipal
Data: Segunda-feira, 03 de junho
Horário: 18h

Atração: Débora Ojeda
Local: Rua Ator Paulo Gustavo x R. Gen. Pereira da Silva
Data: Terça-feira, 05 de junho
Horário: 18h

Atração: Cacau Campos
Local: Praça das Águas (Esquina de Amaral Peixoto com Marques do Paraná)
Data: Sexta-feira, 07 de junho
Horário: 10h

Atração: O Casamento de Dona Baratinha
Local: Rua Capitão Alfredo Cruz - Engenhoca
Data: Sábado, 08 de junho
Horário: 11h

Atração: Sergio Paranhos
Local: Rua Capitão Alfredo Cruz - Engenhoca
Data: Sábado, 08 de junho
Horário: 13h

Atração: Roda Cultural de Maria Paula
Local: Praça Tancredo Neves - Maria Paula
Data: Sábado, 08 de junho
Horário: 19h

Atração: Banda do Colégio Salesiano | Banda do Colégio São Vicente | Banda União 7 de Setembro de Ponte Nova/MG
Local: Horto do Fonseca
Data: Domingo, 09 de junho
Horário: 10h


Tags:






Publicado em 03/06/2024

Muita música e infantil no Arte na Rua desta semana Semana de 01 a 07 de julho