Dando continuidade ao projeto 'Arte na Rua' iniciado em março deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói programaram para o mês de junho mais de 30 atividades, ampliando ainda mais nosso conceito de arte pública, urbana, livre, popular e democrática.

Em maio, tornamos público a chamada pública, estabelecendo critérios para selecionar os artistas que se apresentarão no projeto 'Cultura Niterói - Arte na Rua' no ano de 2013. Pretendemos estabelecer um diálogo um diálogo entre os artistas e os cidadãos, por meio das práticas artísticas públicas.

Chamada Pública para seleção de artistas do 'Arte na Rua'

Guanabara Trio. Clique para ampliar


Iniciaremos a segunda semana de junho na terça-feira, 11/06, às 18h na esquina das ruas Moreira César e Belisário Augusto, com o Guanabara Trio. Formado por Alfredo Cardim (teclado), Haroldo Cazes (baixo e violão) e Marcos Niedo (bateria e percussão) o Guanabara Trio apresenta um repertório de clássicos da bossa nova, do choro e do jazz, com uma proposta para maior popularização da música instrumental. De '1x0' de Pixinguinha à 'Noa Noa', clássico do sambajazz passando por 'Chega de Saudade', o trio Guanabara apesar de sua recente formação, coloca talento e experiência a serviço da música instrumental, alargando as fronteiras do samba, da bossa e do jazz. Bossa com samba? Choro com bossa? Samba com jazz? O que importa é o suíngue, o balanço e o molho carioca.

Francisco Pellegrini. Clique para ampliar


Youtube
Clique para ampliar o vídeo de Francisco Pellegrini
Também na terça-feira, às 18, o Arte na Rua recebe o pianista e acordeonista Francisco Pellegrini na esquina das ruas Moreira César e Miguel de Frias. Jovem revelação da cena niteroiense e carioca, Pellegrini já se apresentou nas mais importantes salas do Brasil com seu trio e com reconhecidos artistas do quilate de Milton Nascimento, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo e Zélia Duncan. Em 2010 gravou seu primeiro disco que pouco a pouco está sendo conhecido e reconhecido em muitos países. Neste ano, recebeu uma indicação a prêmio especial pela trilha da cena 'Infeliz Mariana' no Festival Ziembinski de Esquetes 2013. Na semana anterior o show de Pellegrini foi cancelado em função da chuva.

Na agenda de cinema da Ilha da Conceição, na quinta-feira, 13/06, às 10h20, na Escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos teremos a exibição de Curta Criança. Uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica, este filme reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores.

Curta Criança. Fotos de Marcos Chemont. Clique pra ampliar


São sete curtas: "Tampinha", de João Batista Melo (2004); "As andanças do Nosso Senhor sobre a Terra" de Betse de Paula (2005); "Dona Carmela", de Iziane Filgueiras Mascarenhas (2004); "O Moleque", de Ari Candido Fernandes (2004); "São João do Carneirinho", de Tarcísio Lara Puiati (2004); "Tainá-Kan - A Grande Estrela", de Adriana Figueiredo (2006) e "Uma Jangada Chamada Bruna" de Petrus Cariry (2004).

Personagens fascinantes como Jesus Cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas originais de 'Dona Carmela', sobre o respeito aos mais velhos, e 'Uma Jangada Chamada Bruna', um filme sobre o brincar. Um ponto comum na seleção do programa Curta Criança é a vocação para ir além do curta-metragem e se transformar em seriado. Todos os sete filmes apresentam personagens atraentes e bem desenvolvidos, com capacidade para protagonizar não apenas uma, mas várias histórias com temas semelhantes.

Fotos de Luiz Ferreira. Clique pra ampliar


Na sexta-feira, 14, às 18h30, no já tradicional palco da Praça Dom Navarro, em Icaraí, o projeto apresenta a banda BluesGraf. A Banda, formada por Bart (vocais e guitarra), Luciano Barbosa (guitarra), Ayrton Jr. (bateria) e Luca Barboza (baixo), segue navegando por influências que vão desde o blues até o hard rock, apresentando um show que vem agradando plateias em Niterói e no Rio de Janeiro. Com musicas autorais e clássicos de artistas como os Beatles, Celso B.B., Jethro Tull, Jimi Hendirx, entre outros.

Clique para ampliar
Também na sexta, às 19h, o Arte na Rua exibe no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, o longa Houve Uma Vez Dois Verões, de Jorge Furtado (2002). De férias numa praia, Chico (André Arteche) é um jovem ingênuo que acredita que um dia encontrará o grande amor de sua vida. Roza (Ana Maria Mainieri) é uma jovem que só pensa em conseguir dinheiro suficiente para realizar sua sonhada viagem para a Austrália. Eles se encontram por acaso num fliperama e, juntos, vivem uma intensa paixão, mas depois ela some. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la, porém várias reviravoltas do destino ainda irão influir no relacionamento deles.

Houve Uma Vez Dois Verões. Fotos de Marcos Chemont. Clique pra ampliar


De volta à Praça Vital Brazil, o projeto em sua agenda de teatro infantil, apresenta a oficina Para Carregar Águas na Peneira. Inspirada nas 'Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo', de Manuel de Barros, a oficina apresenta um lugar mítico onde as crianças fazem peraltagens com palavras. Depois de saborear o pema, contato por Thatiana Verthein, a meninada criará desenhos brincando com a palavra e passeando por conceitos do concretismo, com orientação de Bianca Madruga. O evento acontecerá às 11h.

No domingo, 16, às 11h na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o produtor, arranjador, compositor e multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli traz um repertório mesclando jazz, blues, chor e MPB. Precocemente aos 7 anos, Chiavazzoli já participava do grupo de baile formado pela família. Aos 13 anos, iniciou estudo de violão Clássico e Flamenco, com Paulo Roberto Leitão. Com 20 anos, montou o primeiro Trio-Elétrico de Niterói. Um dos únicos da banda de Gil a acompanhá-lo ao concerto da ONU e apos graduar-se em Musicoterapia (2008), Chiavazzoli alem da sua carreira solo, montou com seus amigos Arthur Maia, Carlos Malta, Claudio Andrade e Jorginho Gomes o Grupo Gomanchi de musica instrumental. Em 2010 montou o Mafuá Instrumental, um Power Trio com Fábio Lessa e Flávio Santos e é arranjador do último CD 'Fé na Festa' de Gilberto Gil.

Fotos de Sérgio Chiavazzoli

Fotos de Alexandre Porto e Elisa Kayat. Clique pra ampliar


Vídeos de Sérgio Chiavazzoli

Youtube
Youtube
Youtube
Youtube
Youtube
Youtube


Também no Domingo, o Arte na Rua volta ao Engenho do Mato, na praça Praça Irênio de Matos, com duas programações especiais. Às 18 teremos a exibição do documentário L.A.P.A (2008) de Cavi Borges e Emílio Domingos. L.A.P.A é um filme que mergulha sem filtros no universo do hip hop carioca. Mas L.A.P.A. não é apenas um filme sobre essa cena, sua jornada vai além das rimas dos MCs e traz para aos espectadores o cotidiano de quem busca sobreviver no nosso país através da música. Transportando para a tela o outro lado do rap, os diretores de L.A.P.A. nos mostram que se à noite os MCs animam as rodas e batalhas de rap do bairro carioca da Lapa, durante o dia suas batalhas continuam em outros palcos. Marcelo D2, BNegão, Black Alien, Chapadão, Funkero, Marechal, Aori, Iky, Macarrão e outros personagens do rap carioca cantam e contam suas histórias e levam a Lapa para além de suas fronteiras geográficas.

Na sequência, às 20h, o público vai poder conferir os MC's niteroienses Nissin e TH, que trazem um trabalho de composições próprias, com características fundamentais do 'freestyle' (rimas de improviso), sendo representantes do cenário carioca.

MC Nissin. Clique para ampliar
Com a criação desse circuito de artes, todos os meses teremos uma série de eventos nas mais diversas linguagens artísticas, percorrendo as ruas, praças e espaços públicos urbanos de Niterói, levando preferencialmente os artistas da cidade para próximo do seu público. Pretendemos estimular as artes a partir do princípio de que as ruas são livre para as manifestações e práticas artísticas.

SERVIÇO

Francisco Pellegrini, música
Data: 11/06/2013 – terça-feira
Horário: 18h
Local: Esquina de Moreira César com Miguel de Frias, Icaraí
Ingresso: Gratuito


Guanabara Trio, música
Data: 11/06/2013 – terça-feira
Horário: 18h
Local: Esquina de Moreira César com Belisário Augusto, Icaraí
Ingresso: Gratuito

Curta Criança, cinema
Data: 13/06/2013 – quinta-feira
Horário: 10h20
Local: Escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos
Endereço: Rua Salo Brand, s/n - Ilha da Conceição
Ingresso: Gratuito

BluesGraf, música
Data: 14/06/2013 – sexta-feira
Horário: 18h30
Local: Praça Dom Navarro, em Icaraí
Ingresso: Gratuito

Houve Uma Vez Dois Verões, cinema
Data: 14/06/2013 – sexta-feira
Horário: 19h
Local: Hospital Psiquiátrico de Jurujuba
Endereço: Av. Quintino Bocaiúva s/n - Charitas
Ingresso: Gratuito

Para Carregar Águas na Peneira, infantil
Data: 15/06/2013 – sábado
Horário: 11h
Local: Praça Vital Brazil
Ingresso: Gratuito

Sérgio Chiavazzoli, música
Data: 16/06/2013 – domingo
Horário: 11h
Local: Varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento, Icaraí
Ingresso: Gratuito

L.A.P.A., cinema
Data: 16/06/2013 – domingo
Horário: 18h
Local: Praça Irênio de Matos, Engenho do Mato
Ingresso: Gratuito

MC's Nissin e TH, música
Data: 16/06/2013 – domingo
Horário: 20h
Local: Praça Irênio de Matos, Engenho do Mato
Ingresso: Gratuito

Tags:






Publicado em 02/05/2013