Na última semana do mês de junho, o projeto 'Cultura Niterói - Arte na Rua', promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), completa quatro meses com uma programação gratuita, para todos os gostos e em vários pontos da cidade.
Iniciaremos a segunda semana na terça-feira, 25, às 18h, na esquina das ruas Moreira César e Miguel de Frias, com o
Guanabara Trio. Formado por Alfredo Cardim (teclado), Haroldo Cazes (baixo e violão) e Marcos Niedo (bateria e percussão) o Guanabara Trio apresenta um repertório de clássicos da bossa nova, do choro e do jazz, com uma proposta para maior popularização da música instrumental. De '1x0' de Pixinguinha à 'Noa Noa', clássico do sambajazz passando por 'Chega de Saudade', o trio Guanabara apesar de sua recente formação, coloca talento e experiência a serviço da música instrumental, alargando as fronteiras do samba, da bossa e do jazz. Bossa com samba? Choro com bossa? Samba com jazz? O que importa é o suíngue, o balanço e o molho carioca.
|
Dudu Oliveira no Arte na Rua |
No mesmo dia e hora, agora na esquina da Moreira César com Belisário Augusto, teremos a volta do multi-instrumentista
Dudu Oliveira. Dudu começou seus estudos no cavaquinho, violão e bandolim aos 13 anos, aos 14 anos iniciou seus estudos na flauta sem as facilidades de um professor e logo mais tarde o saxofone. Filho que é do chorão Dudu do cavaco, Dudu Oliveira especializou-se, a princípio, no samba, MPB, bossa nova e seresta, porém os apelos sonoros de sua infância, época em que era embalado pelo mavioso som do cavaquinho paterno, falaram mais alto: O chorinho o capturou. Hoje faz um trabalho solo com o que há de melhor na popular brasileira instrumental, acompanha artistas da MPB em programas de TV e em viagens pelo mundo.
Na quinta feira, 27, o Arte na Rua apresenta a trupe Palhaçocas, na Praça Araribóia, Centro, às 17h.
Também na quinta-feira, 27, na Praça Emílio Abunaman em São Francisco, às 18h, o Arte na Rua exibirá o documentário musical
Cartola - Música para os Olhos (2007), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. O filme conta a história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, Cartola traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória deste país. O retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo. A história de Angenor de Oliveira, só ela, é de emocionar o mais cético mortal. Cartola é mais um daqueles gênios que nascem abençoados com o dom inexplicável de tornar a vida das outras pessoas mais bela.
Na sexta-feira, 28, na Praça Portugal Pequeno, Ponta da Areia, às 16h, será a vez do cantor, compositor
Pedro Ivo se apresentar. Com a carreira iniciada, em 2007, sob a luz do Mestre Candeia, mais precisamente, no GRANES Quilombo, escola fundada pelo mesmo, Pedro Ivo vem, desde então, levantando a bandeira do samba. Em suas apresentações, o cantor convida o público a passear pelos áureos tempos do samba, uma verdadeira viagem musical, do terreiro ao asfalto. Em seu vasto repertório, estão presentes os grandes ícones do ritmo, como Cartola, Noel Rosa, Wilson Batista e João Nogueira, porém sem deixar de lado os melhores nomes da atualidade. Em 2012, Pedro Ivo lançou o seu próprio bloco de carnaval, o Toca pra Mim, que desfilou pelas ruas de Niterói, para mais de duas mil pessoas.
Também na sexta, no já tradicional palco da Praça Dom Navarro, em Icaraí, se apresenta, às 18:30, a banda
Palha de Milho. Debruçado em ombros de gigantes como Zé Côco do Riachão, Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Capiba, entre outros, o quarteto formado por Cláudio Monnerat (viola caipira, violão e voz), Guilherme Bedran (violino, rabeca, bandolim e vocais), Fernando Bittencourt (contrabaixo, violão e vocais) e Paulão Menezes (tambores e percussão), percorre há 18 anos o rio caudaloso do folclore brasileiro, entremeado nos oceanos da música de raiz universal, levando clássicos, composições e arranjos próprios na correnteza de um repertório bem longe dos ouvidos das metrópoles.
Fechamos o mês no Domingo, 30, às 11h na Praça Palmir Silva, no Barreto, recebendo o grupo In Focus com o espetáculo
O casamento de Dona Baratinha. Com Direção de Gugu Araujo e direção Musical de Suony Studio, Eliana Lugatti (Dona Baratinha), Cezar Cavalcanti (Porcujo), Diego de Marche (Burro) e Gugu Araujo (Raposão e Dom João Ratão), contam uma emocionante história com uma intensa participação da platéia, com muitas músicas, belos figurinos e harmonioso e colorido cenário, causando muita emoção em toda a plateia. Depois de encontrar uma caixinha repleta de moedas de ouro, Dona Baratinha resolve se casar. Muitos pretendentes aparecem, porém, com os mais variados defeitos: sujos, sem cultura e até desonestos. Dona Baratinha repele a todos, até que um dia aparece Dom João Ratão, que faz seu coração bater forte.
O 'Arte na Rua' é um circuito de programações promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!
Serviço
Dudu Oliveira, música
Data: 25/06/2013 – terça-feira
Horário: 18h
Local: Esquina de Moreira César com Belisário Augusto
Ingresso: Gratuito
Guanabara Trio, música
Data: 25/06/2013 – terça-feira
Horário: 18h
Local: Esquina de Moreira César com Miguel de Frias
Ingresso: Gratuito
Cartola - Música para os Olhos, cinema
Data: 27/06/2013 – quinta-feira
Horário: 18h
Local: Praça Emílio Abunaman, em São Francisco
Ingresso: Gratuito
Pedro Ivo, música
Data: 28/06/2013 – sexta-feira
Horário: 16h
Local: Praça Portugal Pequeno, Ponta da Areia
Ingresso: Gratuito
Palha de Milho, música
Data: 28/06/2013 – sexta-feira
Horário: 18h30
Local: Praça Dom Navarro, em Icaraí
Ingresso: Gratuito
O Casamento de Dona Baratinha, infantil
Data: 30/06/2013 – domingo
Horário: 11h
Local: Praça Palmir Silva, no Barreto
Ingresso: Gratuito
Tags: