Dando sequência ao projeto Cultura Niterói - Arte na Rua, a Secretaria de Cultura, por meio da Fundação de Arte de Niterói, vai consolidando o compromisso de levar eventos das mais diversas linguagens artistas, percorrendo as ruas, praças e espaços públicos da cidade. O projeto pretende estimular as artes a partir do princípio do que as ruas são livres para as manifestações artistas.

Thiago Cunha canta na Moreira César e Pereira da Silva. Clique para ampliar


A semana começa na terça-feira com o sambista Thiago Cunha na esquina da Moreira César com Mariz e Barros, às 18h. Thiago teve seu primeiro contato musical aos 13 anos. Assíduo nas rodas de samba de Niterói, integrou grupos como "Sacode Carola" e "Tio Samba' e participou de projetos como "Encontro com o Samba' - em parceria com Marquinhos Diniz - e "Oficina do Parque", projeto social que ensina música à crianças carentes. Atualmente se apresenta toda sexta feira na "Toca da gambá" e no domingo no bar Predileto.

Thiago Cunha e Trio Choro Amigo, em fotos de Marcos Chermont. Clique pra ampliar


Vídeos

Youtube
Youtube
Youtube
Youtube
Youtube
Youtube


Também na terça, às 18h, desta vez na esquina de Moreira César com Pereira da Silva, o projeto recebe o Trio Choro Amigo, apresentando o show "A Diversidade Rítmica da Obra de Jacob do Bandolim'. O Trio Choro Amigo, composto por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro), atua na preservação e da difusão daquele que é considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil: o Choro. O espetáculo traz à tona o resultado de pesquisa realizada acerca da riqueza rítmica da obra de Jacob do Bandolim. Jacob possui um vasto trabalho autoral, o qual abarca não apenas o choro e suas variantes, mas também a valsa, o baião, o frevo, a polca e o schottish, que são apresentados nesse show.

Fotos de Luiz Ferreira. Clique para ampliar.


Na quinta-feira, 18, às 17h, o Jardim São João recebe a roda de capoeira do Mestre Zezeu. Elizeu dos Santos Felipe, o Mestre Zezeu, é militante dos movimentos sociais e produtor de eventos culturais sempre atendendo ao seu chamado interior que é o de levar Cultura e Cidadania às comunidades. Criador da expressão "Capoeira Estilo Livre", Mestre Zezeu começou a capoeira em 1980 no Grupo Senzala e em 1989 participou da fundação do Grupo Capoeira Brasil, juntamente com seu Mestre, Sr. Paulo César Silva Souza. Em 2012 recebeu a graduação de terceiro grau de Mestre pelas mão do Mestre Paulão Muzenza.



Em sua programação de cinema, o Arte na Rua apresenta também na quinta-feira, às 18h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno o documentário Loki, sobre a vida e obra do músico Arnaldo Baptista. Fundador dos Mutantes e um dos maiores nomes do rock brasileiro, Arnaldo tem sua incrível trajetória revelada nesta cinebiografia, que marca a estreia de Paulo Henrique Fontenelle na direção de longas-metragens. Loki traz a trajetória de Arnaldo desde a infância, passando pela fase de maior sucesso como líder dos Mutantes, pelo casamento com Rita Lee. Passa também pela depressão que devastou sua vida após o fim do grupo e do casamento e que o levou a tentar o suicídio, sua carreira solo, a reaproximação com o irmão Sérgio Dias.

Keiko Omata em fotos de Luiz Ferreira. Clique para ampliar.


Vídeos

Youtube
Youtube
Youtube


Na sexta-feira, 19, no palco da Praça Getúlio Vargas, o projeto apresenta às 18h30, a cantora Keiko Omata. Japonesa nascida em Tóquio, Keiko começou a estudar piano clássico aos quatro e depois de uma reconhecida carreira como cantora de jazz, em 1999 desembarcou no Brasil com o objetivo de aprender e conhecer melhor a música brasileira. Com uma presença de palco surpreendente e dona de um timbre marcante e encantador, Keiko lançou em 2012 seu primeiro álbum das suas músicas autorais, "The Secret Garden" (Niterói Discos) com produção do pianista, maestro e arranjador Eduardo Farias. Keilo se define como uma cantora sem rótulos, que não canta somente MPB, Jazz ou ainda música erudita, mas que passeia com desenvoltura por vários estilos musicais.

O Arte na Rua fecha a semana no domingo, 21, com o Arraiá do Bloco Patuá na pista de patinação no Campo de São Bento, às 10h. Formado por ex-integrantes do Bloco do Vigário Patuá, o Patuá é um grupo musical que apresenta uma proposta artística que transita entre os tradicionais ritmos regionais e modernidade musical de uma cidade como Niterói, que é berço de grandes nomes da música popular brasileira. O grupo tem o compromisso de fazer a ligação entre as culturas e explorar os detalhes de cada sonoridade, passeando pelo universo de uma enorme gama de ritmos brasileiros, como samba, frevo, baião, coco, ijexá, maracatu, funk, marchinhas, samba-rock entre outros.

Fotos de Marcos Chermont. Clique para ampliar.



Serviço:

Thiago Cunha, música
Data: 16/07/2013 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Moreira César com Mariz e Barros
Ingresso: Gratuito

Trio Choro Amigo
A Diversidade Rítmica da obra de Jacob do Bandolim, música
Data: 16/07/2013 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Moreira César com Pereira da Silva
Ingresso: Gratuito

Mestre Zezeu, Capoeira
Data: 18/07/2013 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Praça Jardim São João
Ingresso: Gratuito

Loki - Arnaldo Baptista, cinema
Data; 18/07/2013 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Ingresso: Gratuito

Keiko Omata, música
Data: 19/07/2013 (sexta-feira)
Horário; 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas - Icaraí
Ingressos: Gratuito

Bloco do Patuá, música
Data; 21/07/2013 (domingo)
Horário: 10h
Local: Pista de Patinação do Campo de São Bento
Ingresso: Gratuito

Tags:






Publicado em 02/06/2013