Dando sequência ao projeto Cultura Niterói - Arte na Rua, a Secretaria de Cultura, por meio da Fundação de Arte de Niterói, vai consolidando o compromisso de levar eventos das mais diversas linguagens artistas, percorrendo as ruas, praças e espaços públicos da cidade. O projeto pretende estimular as artes a partir do princípio do que as ruas são livres para as manifestações artistas.
|
Thiago Cunha canta na Moreira César e Pereira da Silva. Clique para ampliar |
A semana começa na terça-feira com o sambista
Thiago Cunha na esquina da Moreira César com Mariz e Barros, às 18h. Thiago teve seu primeiro contato musical aos 13 anos. Assíduo nas rodas de samba de Niterói, integrou grupos como "Sacode Carola" e "Tio Samba' e participou de projetos como "Encontro com o Samba' - em parceria com Marquinhos Diniz - e "Oficina do Parque", projeto social que ensina música à crianças carentes. Atualmente se apresenta toda sexta feira na "Toca da gambá" e no domingo no bar Predileto.
Thiago Cunha e Trio Choro Amigo, em fotos de Marcos Chermont. Clique pra ampliar
|
Vídeos
Também na terça, às 18h, desta vez na esquina de Moreira César com Pereira da Silva, o projeto recebe o
Trio Choro Amigo, apresentando o show "A Diversidade Rítmica da Obra de Jacob do Bandolim'. O Trio Choro Amigo, composto por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro), atua na preservação e da difusão daquele que é considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil: o Choro. O espetáculo traz à tona o resultado de pesquisa realizada acerca da riqueza rítmica da obra de Jacob do Bandolim. Jacob possui um vasto trabalho autoral, o qual abarca não apenas o choro e suas variantes, mas também a valsa, o baião, o frevo, a polca e o schottish, que são apresentados nesse show.
Fotos de Luiz Ferreira. Clique para ampliar.
|
Na quinta-feira, 18, às 17h, o Jardim São João recebe a roda de capoeira do
Mestre Zezeu. Elizeu dos Santos Felipe, o Mestre Zezeu, é militante dos movimentos sociais e produtor de eventos culturais sempre atendendo ao seu chamado interior que é o de levar Cultura e Cidadania às comunidades. Criador da expressão "Capoeira Estilo Livre", Mestre Zezeu começou a capoeira em 1980 no Grupo Senzala e em 1989 participou da fundação do Grupo Capoeira Brasil, juntamente com seu Mestre, Sr. Paulo César Silva Souza. Em 2012 recebeu a graduação de terceiro grau de Mestre pelas mão do Mestre Paulão Muzenza.
Em sua programação de cinema, o Arte na Rua apresenta também na quinta-feira, às 18h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno o documentário
Loki, sobre a vida e obra do músico Arnaldo Baptista. Fundador dos Mutantes e um dos maiores nomes do rock brasileiro, Arnaldo tem sua incrível trajetória revelada nesta cinebiografia, que marca a estreia de Paulo Henrique Fontenelle na direção de longas-metragens. Loki traz a trajetória de Arnaldo desde a infância, passando pela fase de maior sucesso como líder dos Mutantes, pelo casamento com Rita Lee. Passa também pela depressão que devastou sua vida após o fim do grupo e do casamento e que o levou a tentar o suicídio, sua carreira solo, a reaproximação com o irmão Sérgio Dias.
Keiko Omata em fotos de Luiz Ferreira. Clique para ampliar.
|
Vídeos
Na sexta-feira, 19, no palco da Praça Getúlio Vargas, o projeto apresenta às 18h30, a cantora
Keiko Omata. Japonesa nascida em Tóquio, Keiko começou a estudar piano clássico aos quatro e depois de uma reconhecida carreira como cantora de jazz, em 1999 desembarcou no Brasil com o objetivo de aprender e conhecer melhor a música brasileira. Com uma presença de palco surpreendente e dona de um timbre marcante e encantador, Keiko lançou em 2012 seu primeiro álbum das suas músicas autorais, "The Secret Garden" (Niterói Discos) com produção do pianista, maestro e arranjador Eduardo Farias. Keilo se define como uma cantora sem rótulos, que não canta somente MPB, Jazz ou ainda música erudita, mas que passeia com desenvoltura por vários estilos musicais.
O Arte na Rua fecha a semana no domingo, 21, com o
Arraiá do Bloco Patuá na pista de patinação no Campo de São Bento, às 10h. Formado por ex-integrantes do Bloco do Vigário Patuá, o Patuá é um grupo musical que apresenta uma proposta artística que transita entre os tradicionais ritmos regionais e modernidade musical de uma cidade como Niterói, que é berço de grandes nomes da música popular brasileira. O grupo tem o compromisso de fazer a ligação entre as culturas e explorar os detalhes de cada sonoridade, passeando pelo universo de uma enorme gama de ritmos brasileiros, como samba, frevo, baião, coco, ijexá, maracatu, funk, marchinhas, samba-rock entre outros.
Fotos de Marcos Chermont. Clique para ampliar.
|
Serviço:
Thiago Cunha, música
Data: 16/07/2013 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Moreira César com Mariz e Barros
Ingresso: Gratuito
Trio Choro Amigo
A Diversidade Rítmica da obra de Jacob do Bandolim, música
Data: 16/07/2013 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Moreira César com Pereira da Silva
Ingresso: Gratuito
Mestre Zezeu, Capoeira
Data: 18/07/2013 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Praça Jardim São João
Ingresso: Gratuito
Loki - Arnaldo Baptista, cinema
Data; 18/07/2013 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Ingresso: Gratuito
Keiko Omata, música
Data: 19/07/2013 (sexta-feira)
Horário; 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas - Icaraí
Ingressos: Gratuito
Bloco do Patuá, música
Data; 21/07/2013 (domingo)
Horário: 10h
Local: Pista de Patinação do Campo de São Bento
Ingresso: Gratuito
Tags: