Victor Biglione, no Campo de São Bento
Agosto entra na sua segunda semana e o 'Cultura Niterói - Arte na Rua', um projeto da Prefeitura de Niterói, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói, segue mantendo o ritmo de uma programação variada oferecendo teatro, cinema e música, em diferentes bairros da cidade, como Fonseca, Ilha da Conceição, Icaraí e Jurujuba. O compromisso de levar arte e cultura para os pontos de convivência da cidade vai se consolidando e se refletindo na excelente receptividade do público.

Na terça-feira, 06, às 18h, na esquina da Rua Moreira César com Mariz e Barros, o Guanabara Trio apresenta seu repertório de clássicos da bossa nova, do choro e do jazz. Formado por Alfredo Cardim (teclado), Haroldo Cazes (baixo e violão) e Marcos Niedo (bateria e percussão), o grupo se propõe a popularizar a música instrumental. De '1x0' de Pixinguinha à 'Noa Noa', clássico do samba jazz passando por 'Chega de Saudade', o trio Guanabara apesar de sua recente formação, coloca talento e experiência a serviço da música instrumental, alargando as fronteiras do samba, da bossa e do jazz. Bossa com samba? Choro com bossa? Samba com jazz? O que importa é o suingue e o balanço.

No mesmo dia e horário, o guitarrista Renato Zanata traz para a esquina da Moreira César com Pereira da Silva, toda a originalidade do Blues, apresentando um repertório cheio de clássicos (Robert Johnson, B.B. King, Muddy Waters, Buddy Guy, Eric Clapton, entre outros). Compondo o Trio Roda de Blues, Renato tocará acompanhado de Percy Hatschbach (voz e violão) e Marcelo Bastos (guitarra). Renato Zanata foi o idealizador e produtor do "Niterói de Alma Blues Festival", que movimentou o cenário Blues de Nikiti City por 4 edições, entre 2003 e 2007 (edição esta que contou com apoio da Secretaria de Cultura de Niterói).

Fotos de Luiz Ferreira, clique para ampliar


Na quarta-feira, 07, no largo da Batalha, o Trio Tupinambá segue no seu trabalho de preservar a memória dos grandes compositores brasileiros com o show "A Obra Instrumental de Paulinho da Viola". No repertório músicas para cavaquinho-solo e violão-solo criadas pelo renomado compositor carioca. Além dos sambas, outras composições que passeiam por gêneros diversos como o choro e a valsa serão apresentados. O Trio Tupinambá é formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Felipe Reis (violão de 6 cordas). O evento será realizado na Av. Rui Barbosa, ao lado do antigo posto de saúde, Lago da Batalha, às 17h.

Fotos de Marcos Chermont, clique para ampliar


Na quinta-feira, às 10h20, a sessão de cinema está garantida na Escola Maestro Heitor Villa-Lobos, na Ilha da Conceição, com o filme, As Melhores Coisas do Mundo. Dirigida por Laís Bodansky, a obra narra a história de Mano (Francisco Miguez), um adolescente de 15 anos que aprende a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais. O evento é gratuito e aberto a visitantes. Escola Municipal Heitor Villa Lobos fica na Rua Salo Brand, s/nº, Ilha Conceição.

Na sexta-feira, 09, o multinstrumentista Francisco Falcon traz uma mistura de ritmos para a Praça Dom Navarro. Com um estilo eclético que vai do Jazz ao Rock, passando pelo Blues e ritmos latinos, como Bossa Nova, Samba e salsa, Falcon toca contrabaixo acústico e elétrico, violoncelo, violão, violão 7 cordas, violão tenor, guitarra, teclado, flauta doce e transversa.

Fotos de Marcos Chermont, clique para ampliar


No mesma sexta, às 19h, a magia do cinema volta ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, com o longa de animação Garoto Cósmico(2007), de Alê Abreu e com vozes de Aleph Naldi, Bianca Rayen e Raul Cortez. O filme conta a história de Cósmico, Luna e Maninho, crianças de um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perdem-se no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo. Depois de muita brincadeira e tantas novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. É hora de escolherem seus próprios caminhos. O Hospital Psiquiátrico de Jurujuba fica na Av. Quintino Bocaiúva S/Nº, Charitas. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

No Sábado, 10, na Praça do Vital Brasil, a garotada tem razão de sobra para se divertir com o infantil Brincando de Brincar. A peça conta as peripécias de duas crianças, de uns 7 anos, que estão de férias e vão a casa da vovó para brincar. Nesta tarde de brincadeiras, cansadas de brincar sempre das mesmas coisas, resolvem vasculhar objetos na casa da vovó Mariquita, quando então, encontram um baú de quinquilharias do tempo que a vovó era professora, e dentro dele, entre muitas coisas acham um inesperado livro colorido.

Ainda no sábado, às 18 horas no coreto do Campo de São Bento em Icaraí, o projeto recebe os seresteiros do Chão de Estrelas. Um celeiro de seresteiros nobres, assim é resumido o talento, a harmonia e a beleza musical desse grupo de cantores e músicos que se reúnem há mais de 25 anos no tradicional bairro do Fonseca, em Niterói.

Chão de Estrelas


Fechamos a programação, no domingo, com atrações em dois bairros da cidade: às 11h, no Horto do Fonseca, a criançada vai encontrar mil razões para se animar com o infantil Para carregar água na peneira. A oficina é inspirada nas Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo, de Manoel de Barros, lugar mítico onde as crianças fazem peraltagens com palavras. Depois de saborear o poema contado por Thatiana Verthein, a meninada criará desenhos brincando com palavras e passeando por conceitos do concretismo, com orientação de Bianca Madruga.

No mesmo horário das 11h, Victor Biglione se apresenta na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, com seu estilo musicalmente eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues, Victor já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. No show, Victor Biglione dá continuidade ao laçamento de seu mais recente cd "The Gentle Rain", 30º da carreira, além de fazer um tributo ao grupo Azymuth. Gravado ao longo de quase dez anos em diferentes casas do circuito de jazz-bossa nova, o CD homenageia o genial e pouco lembrado compositor e violonista Luiz Bonfá, autor da faixa título e apresenta um seleção de músicas que mesclam standards do jazz com clássicos da bossa-nova dentro da mesma roupagem e dando-lhes igual importância. No show, Biglione vai estar acompanhado por Rodrigo Villa no baixo acústico e tendo como participação especial, na bateria, Victor Bertrami, filho de José Roberto Bertrami, fundador do Azymuth.

Vídeos do show de Victor Biglione

Youtube
Youtube
Youtube
Youtube



Serviço:

Guanabara Trio, música
Data: Terça-feira, 06/08/2013
Horário: 18h
Local: Moreira César com Mariz e Barros
Ingresso: Gratuito

Renato Zanata, música
Data: Terça-feira, 06/08/2013
Horário: 18h
Local: Moreira César com Pereira da Silva
Ingresso: Gratuito

Trio Tupinambá em "A Obra Instrumental de Paulinho da Viola"
Data: Quarta-feira, 07/08/2013
Horário: 17h
Local: Largo da Batalha
Ingresso: Gratuito

As melhores coisas do mundo, cinema
Data: Quinta-feira, 08/08/2013
Horário: 10h20
Local: Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos - Ilha da Conceição
Ingresso: Gratuito

Francisco Falcon, música
Data: Sexta-feira, 09/08/2013
Horário: 18h30
Local: Praça Dom Navarro
Ingresso: Gratuito

Garoto Cósmico, cinema
Data: Sexta-feira, 09/08/2013
Horário: 19h
Local: Hospital Psiquiátrico de Jurujuba- Jurujuba
Av. Quintino Bocaiúva S/Nº, Charitas
Ingresso: Gratuito

Brincando de brincar, infantil
Data: Sábado, 10/08/2013
Horário: 11h
Local: Praça Vital Brasil
Ingresso: Gratuito

Chão de Estrelas
Data: Sábado, 10/08/2013
Horário: 18h
Local: Coreto do Campo de São Bento
Ingresso: Gratuito

Para carregar água na peneira, infantil
Data: Domingo, 11/08/2013
Horário: 11h
Local: Horto do Fonseca
Ingresso: Gratuito

Victor Biglione, música
Data: Domingo, 11/08/2013
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Campo de São Bento
Ingresso: Gratuito

Tags:






Publicado em 02/08/2013