Fernando Pellegrini, na terça, em Icaraí. Clique para ampliar
Realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói, o projeto 'Cultura Niterói - Arte na Rua' vem cumprindo o objetivo de promover o acesso da população às diferentes manifestações artísticas. Nesta última semana de agosto, oferecemos diversas opções para o público, como o piano de Francisco Pellegrinii, o violão do Duo Focando em Cordas, a leveza da cantora Luiza Sales, a criatividade do Pequeno Teatro de Retalhos e muito mais atrações até o fim da semana. Aproveitem.

Jovem revelação do piano carioca, que já frequentou as mais importantes salas do país, Francisco Pellegrini se apresenta, nesta terça-feira, 27, às 18h, na esquina da Moreira César com Miguel de Frias. Apontado por Egberto Gismonti, "como um arquiteto na concepção de arranjos e um compositor que determina o estilo e forma de cada música que escreve", Pellegrini desenvolve, em paralelo, um trabalho com o grupo '6 Marias e Meia', onde atua como músico e diretor musical. Em 2013, o instrumentista recebeu uma indicação a prêmio especial pela trilha da cena "Infeliz Mariana" no Festival Ziembinski de Esquetes.

Dudu oliveira, em Icaraí. Clique para ampliar


No mesmo horário, na esquina da Moreira César com Belisário Augusto, quem se apresenta é o instrumentista Dudu Oliveira. Nascido em berço musical, iniciou seus estudo no cavaquinho, violão e bandolim aos 13 anos. Logo, tornou-se especialista em Samba, MPB, Bossa Nova e Seresta mas foi o Chorinho que o capturou. Em sua trajetória, Dudu já se apresentou em países como França, Itália e Belgica, além de ter acompanhado grandes mestres de nossa música, como Dominguinhos, Ademilde Fonceca e Luiz Melodia.

Na quarta, 28, às 17h, na Praça do Largo da Batalha, o Duo Focando em Cordas, com larga experiência no choro e no samba, rende suas homenagens a um instrumento muito popular entre os brasileiros com o projeto 'Violão - Tenor'. Formado por Paulinho Bandolim (bandolim) e Leo Fernandes (violão de 7 cordas), o duo também integra o Café Brasil que em 2013 lançou o CD Em Terras de Arariboia. No repertório, canções como 'A Flor e o Espinho' (Nelson Cavaquinho), Palpite Infeliz (Noel Rosa), O Mundo é um Moinho (Cartola), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim) e Carinhoso (Pixinguinha).

Luiza Salles, quarta, na Praça da Cantareira. Clique para ampliar
Ainda na quarta-feira, 28, a cantora Luiza Sales apresenta na Praça Leoni Ramos (Cantareira), às 20h, o repertório do seu primeiro CD, 'Breve Leveza', lançado em 2012. O álbum traz composições de nomes da nova geração da música carioca, como Vinicius Castro, Luiz Morais, Marcelo Fedrá, além de canções de autoria da própria cantora. Produzido por Dan Garcia, e mixado em Los Angeles, o disco traz ainda canções de Djavan e Rosa Passos. No show, Luiza Sales interpreta diversos gêneros da música brasileira como bossa nova, samba e baião. Os músicos que a acompanham são o quinteto de jazz 'Os Coringas', formado por Yuri Villar, Davi Mello, Chico Oliveira, João Bittencourt e Antonio Neves.

Na quinta-feira, 29, às 17h, a Praça Araribóia recebe o Pequeno Teatro de Retalhos com o Claufusão, em um espetáculo baseado em números de palhaçaria clássica e mágica, dois clowns montam seu teatro de bonecos para viajar pelo mundo.

Claufusão em 'Pequeno Teatro de Retalhos'. Clique para ampliar


Na sexta-feira, 30, fechamos o mês de agosto com o show de Aurélio Lisboa na Praça Getúlio Vargas. Acompanhado por André Luiz na guitarra, Cau Barros na percussão e Cesar Tardony no violino, o compositor interpreta as 16 músicas do seu último trabalho, o CD Salseiro, com a exibição de imagens pertinentes ao tema de cada canção.

Fechamos a semana, no domingo, 1° de setembro, recebendo, às 11h, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o cantor e compositor Qinho. A trajetória de Qinho teve início em 2004, à fente da banda "VulgoQinho&OsCara". Em 2009, seguiu carreira solo lançando o disco "Canduras". No ano seguinte promove o projeto "BléQinho", misturando seu repertório autoral com clássicos da Black Music, tendo no palco ao seu lado, nomes como Luiz Melodia e Jards Macalé. Lançado em 2012, seu álbum "O Tempo Soa", foi bem recebido pela crítica e contou com a participação especial de Elba Ramalho. O show deste domingo, foi incluído no projeto Circuito Estadual das Artes, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura.

Qinho, domingo na varanda do CCPCM, em Icaraí. Clique para ampliar


O 'Arte na Rua' é um circuito de programações promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!


Serviço

Dudu Oliveira, música
Data: terça-feira 27/08/2013,
Horário: 18h
Local: Moreira César com Belisário Augusto
Ingresso: Gratuito

Francisco Pellegrini, música
Data: terça-feira, 27/08/2013
Horário: 18h
Local: Moreira César com Miguel de Frias
Ingresso: Gratuito

Duo Focando em Cordas, em 'Violão - Tenor', música
Data: quarta-feira, 28/08/2013
Horário: 17h
Local: Praça do Largo da Batalha
Ingresso: Gratuito

Luiza Sales - Breve Leveza, música
Data: quarta-feira, 28/08/2013
Horário: 20h
Local: Praça Leoni Ramos - Cantareira
Ingresso: Gratuito

Claufusão em 'Pequeno Teatro de Retalhos', infantil
Data: quinta-feira, 29/08
Horário: 17h
Local: Praça Araribóia - Barcas
Ingressos: Gratuito

Aurélio Lisboa, música
Data: sexta-feira, 30/08
Horário: 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas - Icaraí
Ingressos: Gratuito

Qinho, música
Data: domingo, 01/09
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Campo de São Bento - Icaraí
Ingressos: Gratuito

Tags:






Publicado em 03/08/2013