|
Fernando Pellegrini, na terça, em Icaraí. Clique para ampliar |
Realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói, o projeto 'Cultura Niterói - Arte na Rua' vem cumprindo o objetivo de promover o acesso da população às diferentes manifestações artísticas. Nesta última semana de agosto, oferecemos diversas opções para o público, como o piano de Francisco Pellegrinii, o violão do Duo Focando em Cordas, a leveza da cantora Luiza Sales, a criatividade do Pequeno Teatro de Retalhos e muito mais atrações até o fim da semana. Aproveitem.
Jovem revelação do piano carioca, que já frequentou as mais importantes salas do país,
Francisco Pellegrini se apresenta, nesta terça-feira, 27, às 18h, na esquina da Moreira César com Miguel de Frias. Apontado por Egberto Gismonti, "como um arquiteto na concepção de arranjos e um compositor que determina o estilo e forma de cada música que escreve", Pellegrini desenvolve, em paralelo, um trabalho com o grupo '6 Marias e Meia', onde atua como músico e diretor musical. Em 2013, o instrumentista recebeu uma indicação a prêmio especial pela trilha da cena "Infeliz Mariana" no Festival Ziembinski de Esquetes.
|
Dudu oliveira, em Icaraí. Clique para ampliar |
No mesmo horário, na esquina da Moreira César com Belisário Augusto, quem se apresenta é o instrumentista
Dudu Oliveira. Nascido em berço musical, iniciou seus estudo no cavaquinho, violão e bandolim aos 13 anos. Logo, tornou-se especialista em Samba, MPB, Bossa Nova e Seresta mas foi o Chorinho que o capturou. Em sua trajetória, Dudu já se apresentou em países como França, Itália e Belgica, além de ter acompanhado grandes mestres de nossa música, como Dominguinhos, Ademilde Fonceca e Luiz Melodia.
Na quarta, 28, às 17h, na Praça do Largo da Batalha, o
Duo Focando em Cordas, com larga experiência no choro e no samba, rende suas homenagens a um instrumento muito popular entre os brasileiros com o projeto 'Violão - Tenor'. Formado por Paulinho Bandolim (bandolim) e Leo Fernandes (violão de 7 cordas), o duo também integra o Café Brasil que em 2013 lançou o CD Em Terras de Arariboia. No repertório, canções como 'A Flor e o Espinho' (Nelson Cavaquinho), Palpite Infeliz (Noel Rosa), O Mundo é um Moinho (Cartola), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim) e Carinhoso (Pixinguinha).
|
Luiza Salles, quarta, na Praça da Cantareira. Clique para ampliar |
Ainda na quarta-feira, 28, a cantora
Luiza Sales apresenta na Praça Leoni Ramos (Cantareira), às 20h, o repertório do seu primeiro CD, 'Breve Leveza', lançado em 2012. O álbum traz composições de nomes da nova geração da música carioca, como Vinicius Castro, Luiz Morais, Marcelo Fedrá, além de canções de autoria da própria cantora. Produzido por Dan Garcia, e mixado em Los Angeles, o disco traz ainda canções de Djavan e Rosa Passos. No show, Luiza Sales interpreta diversos gêneros da música brasileira como bossa nova, samba e baião. Os músicos que a acompanham são o quinteto de jazz 'Os Coringas', formado por Yuri Villar, Davi Mello, Chico Oliveira, João Bittencourt e Antonio Neves.
Na quinta-feira, 29, às 17h, a Praça Araribóia recebe o Pequeno Teatro de Retalhos com o
Claufusão, em um espetáculo baseado em números de palhaçaria clássica e mágica, dois clowns montam seu teatro de bonecos para viajar pelo mundo.
|
Claufusão em 'Pequeno Teatro de Retalhos'. Clique para ampliar |
Na sexta-feira, 30, fechamos o mês de agosto com o show de
Aurélio Lisboa na Praça Getúlio Vargas. Acompanhado por André Luiz na guitarra, Cau Barros na percussão e Cesar Tardony no violino, o compositor interpreta as 16 músicas do seu último trabalho, o CD Salseiro, com a exibição de imagens pertinentes ao tema de cada canção.
Fechamos a semana, no domingo, 1° de setembro, recebendo, às 11h, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o cantor e compositor Qinho. A trajetória de Qinho teve início em 2004, à fente da banda "VulgoQinho&OsCara". Em 2009, seguiu carreira solo lançando o disco "Canduras". No ano seguinte promove o projeto "BléQinho", misturando seu repertório autoral com clássicos da Black Music, tendo no palco ao seu lado, nomes como Luiz Melodia e Jards Macalé. Lançado em 2012, seu álbum "O Tempo Soa", foi bem recebido pela crítica e contou com a participação especial de Elba Ramalho. O show deste domingo, foi incluído no projeto Circuito Estadual das Artes, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura.
|
Qinho, domingo na varanda do CCPCM, em Icaraí. Clique para ampliar |
O 'Arte na Rua' é um circuito de programações promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!
Serviço
Dudu Oliveira, música
Data: terça-feira 27/08/2013,
Horário: 18h
Local: Moreira César com Belisário Augusto
Ingresso: Gratuito
Francisco Pellegrini, música
Data: terça-feira, 27/08/2013
Horário: 18h
Local: Moreira César com Miguel de Frias
Ingresso: Gratuito
Duo Focando em Cordas, em 'Violão - Tenor', música
Data: quarta-feira, 28/08/2013
Horário: 17h
Local: Praça do Largo da Batalha
Ingresso: Gratuito
Luiza Sales - Breve Leveza, música
Data: quarta-feira, 28/08/2013
Horário: 20h
Local: Praça Leoni Ramos - Cantareira
Ingresso: Gratuito
Claufusão em 'Pequeno Teatro de Retalhos', infantil
Data: quinta-feira, 29/08
Horário: 17h
Local: Praça Araribóia - Barcas
Ingressos: Gratuito
Aurélio Lisboa, música
Data: sexta-feira, 30/08
Horário: 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas - Icaraí
Ingressos: Gratuito
Qinho, música
Data: domingo, 01/09
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Campo de São Bento - Icaraí
Ingressos: Gratuito
Tags: