Desde março, Niterói vem conhecendo novas possibilidades de acesso à produção artística nos espaços públicos locais. O Arte na Rua, um projeto da Prefeitura da cidade, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói, contabiliza toda semana, uma média de 8 produções de diferentes gêneros, apresentada nas ruas, parques e praças da cidade. Esta iniciativa inaugura um novo tempo na cidade, promovendo uma intensa sinergia, baseada na relação direta entre artistas e seus públicos.

Na terça-feira, 17, às 18h, o cantor Gabriel Cantini se apresenta na esquina da Moreira César com Mariz e Barros. Dono de uma reconhecida qualidade vocal, Gabriel tem como influência a boa música de nomes como Paulinho da Viola, João Nogueira e Cartola. Em 2012 se apresentou ao lado de nomes como Toni Garrido e Renato Rocket. Em seu último CD, Gabriel se volta para o Samba Rock e Samba Pop, destacando faixas como "Neguinha", "Quero Nada Não" e "Bárbara".

Trio Tupinambá homenageia Ernesto Nazareh. Clique para ampliar
Ainda na terça-feira, no mesmo horário, na esquina da Moreira César com Pereira da Silva, a obra de um dos mais importantes músicos brasileiros poderá ser conferida em "Ernesto Nazareth: 150 Anos de Tango Brasileiro". Apresentado pelo Trio Tupinambá, o espetáculo é fruto de uma pesquisa sobre a vida e a obra do compositor, que além das conhecidas valsas, criou os chamados "tangos brasileiros", como Nazareth classificava seus maxixes e polcas. O Trio Tupinambá é formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Felipe Reis (violão de 6 cordas).

Com o show "Músicas que Amamos", Elias Índio se apresenta na quarta-feira, 18, às 17h, na Praça do Largo da Batalha. Comemorando 25 anos de carreira, Elias já trabalhou com diversos artistas do país, como Rosana, Elimar Santos, Peninha e Seu Jorge. Acompanhado do guitarrista Hugo Reis, o músico promete uma tarde inesquecível, embalado por um repertório bem popular, ao som de Lulu Santos, Marisa Monte, Rita Lee, entre outros.

Na sexta-feira, 20, às 18h30, é dia de ouvir clássicos do rock com o Capim Navalha, na Praça Dom Navarro. Criado em 2010, com a proposta de resgatar o folk rock, popularizado por mestres como Neil Young, Cat Stevens e Bob Dylan, o Capim Navalha é formado por Caio Mattos (violão de 12 cordas, guitarra e voz), da banda Mustang'65, e Marcelo Pesper (violão, gaita e voz) da banda Seu Vildon. A dupla apresenta ainda canções do CD Bicho do Mattos.

No sábado, 21, às 11h, o cantor niteroiense Danilo Faddoul se apresenta no Largo da Batalha. Seguindo o estilo pop sertanejo, Danilo promete animar o público interpretando grandes sucessos do momento como "Gatinha Assanhada" (Gustavo Lima), "Camaro Amarelo" (Munhoz e Mariano) entre outras.





No domingo, 22, às 11h, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe a Bloody Mary & The Munsters. A banda, fiel ao seu estilo rockabilly, busca em suas apresentações a fidelidade ao sons do passado, resgatando as grandes pérolas da música universal, fazendo a trilha sonora dessa viagem que vai dos anos 20 até os Beatles, passando pelos hits da jovem guarda. Sob a influência de Imelda May, JD McPherson, Nick Curran e Rhythym Sophie, Bloody Mary (vocais), Snake (guitarra), Marcus Zombie (baixo), Animal Fran (tambores) e Crocodile Louis (trompete), prometem resgatar inesquecíveis momentos.

Clique para ampliar
O Arte na Rua segue no domingo com sua já tradicional dupla programação na Praça Irênio de Matos, no Engenho do Mato. Às 18h, será exibido filme "Paulinho da Viola: Meu tempo é hoje". O documentário, dirigido por Izabel Jaguaribe, com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, revela o perfil afetivo do cantor, mostrando a vida, a rotina e os hábitos, deste que é considerado um dos grandes mestres da Música Popular Brasileira.

Logo depois do cinema, às 20h, a música do Choro Malandro assume a cena na praça. Formado por Wander Fontana (Violão de 7 cordas), Cacau (Caquinho e Voz), Ranieri Thiago (Flauta transversa e Flautim), Almir Sodré (Percussão) e Linho (Percussão), o grupo realiza a vontade de promover um projeto novo, voltado principalmente, ao chorinho e ao samba. No palco, os músicos revelam uma receita própria com uma mistura que deu certo, onde a qualidade de seus instrumentistas fazem soar ritmos diversos, resultando em um repertório de músicas inéditas e cantores/letristas consagrados como Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Ernesto Nazareth e Martinho da Vila.


Serviço

Gabriel Cantini, música
Data: terça-feira, 17/09/2013
Horário: 18h
Local: Moreira César com Mariz e Barros
Ingresso: Gratuito

Trio Tupinambá, música
"Ernesto Nazareth: 150 Anos de Tango Brasileiro"
Data: terça-feira, 17/09/2013
Horário: 18h
Local: Moreira César com Pereira da Silva
Ingresso: Gratuito

Elias Índio, música
Data: quarta feira, 18/09/2013
Horário: 17h
Local: Praça do Largo da Batalha
Ingresso: Gratuito

Capim Navalha, música
Data: sexta-feira, 20/09/2013
Horário: 18h30
Local: Praça Dom Navarro
Ingresso: Gratuito

Danilo Faddoul, música
Data: sábado, 21/09/2013
Horário: 11h
Local: Praça do Largo da Batalha
Ingresso: Gratuito

Bloody Mary & The Munsters, música
Data: domingo, 22/09/2013
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Ingresso: Gratuito

Paulinho da Viola, meu tempo é hoje, cinema
Data: Domingo, 22/09/2013
Horário: 18h
Local: Praça Irênio de Matos - Engenho do Mato
Ingresso: Gratuito

Choro Malandro, música
Data: domingo, 22/09/2013
Horário: 20h
Local: Praça Irênio de Matos - Engenho do Mato
Ingresso: Gratuito

Tags:






Publicado em 03/09/2013