Nesta segunda semana de abril, o Arte na Rua segue criando a oportunidade do encontro entre os novos talentos e o seu público nos mais diferentes bairros da cidade. Destaque para a homenagem ao centenário de Dorival Caymmi.

Pedro Violão, em Icaraí. Clique para ampliar
Pedro Violão, abre a semana do Arte na Rua, nesta terça-feira, 08, às 18h, na esquina da Moreira César com Mariz e Barros, em Icaraí. Acompanhado da banda "Beach Beck" o instrumentista mescla rap, pop e reggae, em versões de Charlie Brown Júnior, Natiruts e Gabriel o Pensador, além de músicas autorais como "Princesa Carioca" e "Coisas que eu nunca falei". Cantando e tocando violão, desde os 11 anos de idade, Pedro já se apresentou em diversos festivais de música e abriu grandes shows, como das bandas Strike e Cone Crew. Atualmente, integra o grupo "Beach Beck, ao lado de Lucas Riso (voz) Matheus Freitas (sax), Bruno Krause (beat box) e Matheus Cury (voz e violão).

No mesmo horário, em outro ponto da Moreira César, na esquina com Pereira da Silva, o Arte na Rua apresenta o cantor Marcos Tonio. Carioca, amante do samba, do blues e das bossas, Marco Antono Muylaert Fernandes de Barros, soma um histórico de apresentações em diversas casas noturnas e teatros. Desde cedo, estudou violão e piano, embora gostasse mesmo de compor e fazer letras, sempre revelando as emoções comuns aos habitantes das cidades. Seu CD "Surpresa" fala dessas coisas: solidão, desespero, (des)esperança, encontros e surpresas.

Para este show, o artista conta com a participação do tecladista Léo Alcântara e do percussionista Marcos Trança, além da participação especial da cantora Marysa Alfaia. No repertório, músicas autorais que estão no seu mais recente CD, como "Vândalos sabores", "Não precisa temer" e "Sem medo do que virá", além de sucessos de Djavan, Jorge Benjor e Gilberto Gil.

Trio Choro Amigo homenageia Pixinguinha em Icaraí. Clique para ampliar


Na sexta-feira, 11, às 18:30, na praça Dom Navarro, o projeto Arte na Rua recebe o Trio Choro Amigo com o espetáculo "São Pixinguinha: O pai dos chorões". O grupo irá presentear o público com um repertório de canções do músico e compositor Pixinguinha, conhecido como o pai do Choro. Estilo considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil. "Carinhoso", "Cheguei", "Lamentos" e "Minha Gente" são algumas das obras que estão no set list do Trio formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Léo Fernandes (violão 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro). A praça Dom Navarro fica na esquina de Moreira César com Ary Parreiras.

Um Coelho Muito Esperto?. Clique para ampliar
As peripécias de uma menina que adora animais, gosta de passear pelo bosque e acaba conhecendo o coelho Cacá, responsável pelas entregas dos ovos da Páscoa. Este é o começo da estória de Um Coelho Muito Esperto, atração do Arte na Rua, neste sábado, 12/04, às 11h, no Museu do Ingá. Nesta produção da Cia Teatral Sassaricando, a aventura prossegue com o coelho em apuros, diante da chegada de um terrível caçador à floresta. Juntos, os personagens vivem grandes perigos e conhecem o verdadeiro sentido da Páscoa.

A tradicional seresta Chão de Estrelas, retorna ao coreto do Campo de São Bento, neste sábado, 12/04, às 18h. Sucesso de público desde 2003, o projeto apresenta um repertório de clássicos da seresta e da MPB, entoado por seresteiros de Niterói, acompanhados por músicos da cidade e com a participação de cantores convidados de todas as idades.

No domingo, 13, às 11h, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o Arte na Rua recebe Lucynha Lima para um show em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi. Lucynha encanta Niterói com um jeitinho delicado de cantar.

Lucynha subirá à varanda do Paschoal acompanhada do pianista Kiko Continentino e de Wendel Silva, na percussão. A lenda do vilão, guitarra e harmonia, Chiquinho Braga, que chegou a gravar no emblemático "Gal Canta Caymmi", na década de 70, fará uma participação especial em três canções.

Lucynha Lima homenageia Caymmi na varanda do Paschoal. Clique para ampliar
A ex-bailarina, paulistana de nascimento, Lucynha tem se especializado em cantar choros, bossas e sambas antigos. Atuou por mais de dez anos com Musicalização Infantil, com grupos de crianças muito pequeninas, pré-adolescentes e adolescentes. Licenciada em Educação Lucynha une experiências da dança, teatro, musicoterapia e canto-terapia e criou uma técnica própria, tanto para aulas de canto e coral, como para musicalizar. Seu trabalho como educadora também é "recheado" de influências da percussão corporal e vocal, danças folclóricas, histórias, parlendas, versos e trava línguas da cultura popular brasileira e universal.

O "Arte na Rua" é um circuito de programações promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!


Serviço

Pedro Violão, música
Local: Moreira César com Mariz e Barros
Data: terça-feira, 08/04/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Marco Tonio Muylaert Show Surpresa, música
Local: Moreira César com Pereira da Silva
Data: terça-fera, 08/04/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Somos todos iguais, música
Local: Praça do Largo da Batalha
Data: quarta-feira, 09/04/2014
Horário: 18h
Ingressso: Gratuito

São Pixinguinha "O pai dos chorões", música
Local: Praça Dom Navarro
Data: sexta-feira, 11/04/2014
Horário: 18h30
Ingresso: Gratuito

Um coelho muito esperto - Teatro Infantil
Local: Museu do Ingá
Data: sábado, 12/04/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Chão de Estrelas, música
Local: Coreto do Campo de São Bento
Data: sábado, 12/04/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Roda Viva, música
Local: Praça Manoel José Antunes Filho - Rio do Ouro
Data: sábado, 12/04/2014
Horário: 20h
Ingresso: Gratuito

Festival para Páscoa
Local: Horto do Fonseca
Data: domingo, 13/04/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Lucynha Lima, música
Homenagem a Dorival Caymmi
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Data: domingo, 13/04/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito







Publicado em 01/04/2014