Na sexta-feira, 06 de novembro de 2015, foram iniciadas as oficinas demonstrativas do Projeto Niterói Ecocultural, que tem o objetivo de alertar a população quanto ao descarte correto do lixo, além de garantir alternativas de renda por meio da reciclagem de materiais. O evento aconteceu no Museu do Ingá.
Cerca de 50 alunos do Colégio Estadual Aurelino Leal, participaram da iniciativa que é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói - FAN e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
No período da manhã, os jovens acompanharam as oficinas Ecomoda e Ecomúsica, com os professores Almir França e Regina Café, respectivamente.
Segundo Almir, sua atividade se baseia em três eixos: ressocialização, empregabilidade e educação ambiental, temas de vital importância para jovens moradores das periferias das grandes cidades.
Regina, coordenadora geral da segunda oficina, ressalta a importância do reuso do lixo para fins musicais, lembrando que alunos infanto-juvenis podem ter grande futuro nas carreiras ligadas ao mundo da música.