Soraya Batista para O Globo Niterói (06/04/2013)

Mais um passo foi dado para a abertura do Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos. A prefeitura de Niterói, por meio do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer e da Fundação de Artes de Niterói (FAN), definiu os principais pontos do edital de licitação para a administração do espaço, que deverá ser lançado neste semestre. Entre as exigências há condicionantes como a instalação de salas de cinema e lojas culturais e a construção de uma garagem subterrânea.

De acordo com Marcos Gomes, presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, quando o atual governo assumiu a prefeitura, havia um edital pronto para ser lançado, mas, depois de um estudo apurado, o grupo e a FAN decidiram que era necessário fazer profundas modificações.

— O edital propunha convidar uma empresa para fazer uma gestão de lojas, parecida com a de um shopping, e um grupo de cinema, para administrar as salas de exibição. Nós discutimos e achamos que tínhamos que construir um edital invertido, convocando os grupos de cinema para assumir o Centro — diz.

Gomes explica que a prefeitura convidou, então, oito grandes grupos de cinema para conhecerem o espaço. Durante as visitas, que serão iniciadas esta semana, as empresas serão informadas sobre o que deverá ser feito no Centro Petrobras e poderão realizar suas estimativas de custos.

A empresa que vencer a licitação fará um investimento alto no local, já que só a estrutura do prédio e a fachada estão prontas. Deverá, ainda, cumprir algumas exigências para assumir o espaço, entre elas construir seis salas de cinema, sendo uma delas para exibição em 3D e outra para filmes nacionais. A empresa terá que ceder espaço para o festival de cinema que ocorre na cidade.

O edital exige também a construção de oito lojas, todas em sintonia com a proposta cultural do Centro, uma livraria, uma cafeteria e um bistrô, além de dois espaços para exposições de cinema, que poderão ser administrados pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

— Nosso objetivo é colocar esse espaço para funcionar, mas de forma que ele tenha uma viabilidade econômica, sem perder as suas características culturais. Se tudo der certo, em 2014 o centro estará aberto ao público — acrescenta Gomes. Mudança de acesso à UFF

A prefeitura também vai desafetar (mudar o uso) a Rua Professor Marcos Waldemar Reis Freitas, para a construção de uma garagem subterrânea, a cargo da vencedora da licitação. Ela terá cerca de 220 vagas destinadas aos frequentadores do Centro Petrobras. A rua, que dá acesso à UFF, será fechada ao trânsito e sobre ela a prefeitura construirá uma praça. O trânsito do local será deslocado para a Via 100.

A construção do prédio do Centro Petrobras de Cinema, foi iniciada em 2006, com verba da BR Distribuidora, que investiu R$ 12 milhões no projeto. Desde então, o prédio só foi aberto durante os eventos do Encontro Niterói América do Sul, há um ano.

A fachada do Centro Petrobras de Cinema, que terá seis salas de exibição e oito lojas, entre elas uma livraria, um bistrô e uma cafeteria. Foto de Hudson Pontes


Tags:






Publicado em 24/06/2013