O Edital de Fomento ao Audiovisual foi a primeira iniciativa de fomento direto a integrar o Programa Niterói Cidade do Audiovisual da Prefeitura Municipal de Niterói, em parceria com Agência Nacional do Cinema (Ancine). Lançado em abril de 2018, o edital foi acrescido de complementação de recursos pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Regulamento Geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV), através do Edital de Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais de 2017, fazendo de Niterói o primeiro município não capital a fazer uso desse recurso.

Seu modelo, linhas e valores foram estipulados a partir de um diálogo com representantes do setor audiovisual niteroiense, e do mapeamento dos editais lançados no Brasil na linha de arranjos regionais e de uma consulta pública, realizada entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, através da plataforma do governo federal “participa.br”. Entre produção e difusão, o edital contou com o aporte de R$ 5.700.000,00 divididos em 12 linhas de fomento e contemplou 39 projetos audiovisuais do Estado do Rio de Janeiro.

O processo seletivo foi realizado através de uma plataforma online, facilitando a inscrição e o processamento das informações de projetos de todo o Estado. Contudo, como é objetivo do programa incentivar e fortalecer a cadeia produtiva do município, suas paisagens, histórias e profissionais, foi conferida pontuação extra aos projetos que fossem realizados em Niterói, que tivessem empresas sediadas na cidade, diretores ou roteiristas residentes atualmente, ou que contassem histórias de personagens niteroienses.

Para mais informações:
audiovisual.culturaniteroi@gmail.com

Download de Arquivos:
- Edital e Anexos

- Publicações e Resultados









Publicado em 31/03/2019