Sebastião Costa Carvalho Neto, o lendário baixista Tião Neto, gravou pelo selo Niterói Discos em 1992 o LP "Carrousel". O disco conta, nos vocais, com as participações especiais de Marianna Leporace e Ney Lopes, que acompanham o baixista em algumas faixas, e do tecladista Sérgio Nacif. Em sua maioria, as composições são temas da bossa nova e pós-bossa nova, com alguma influência mais negra e caribenha.

Conceitual, este disco reflete o mundo sonoro e particular do músico, com influências sem compromissos estéticos com estilos ou tendências pré-determinadas, apresentando canções como "Tiu-ru-ru" (parceria com Oscar Castro Neves), "Antibes" (parceria com Nelson Faria), Aguxó (parceria com Ney Lopes) e "Mar de sal" (parceria com Lani Hall e Sergio Mendes).

"Agradeço ao meu talento por juntar-se aos talentos de tantos amigos e mais ainda a Jorge Roberto Silveira, Prefeito de Niterói, que nos juntou a todos neste disco." Tião Neto



Sobre o disco, escreveu Aldir Blanc no JB

Tião Neto, que é brasileiro e músico, fez um disco belíssimo pelo selo Niterói e merece uma boa mídia que não seja requentada. Baixista do lendário Bossa Três, músico amado por Tom Jobim, participante indispensável de inúmeras gravações históricas, Tião Neto é, ele próprio, outra história: a da verdadeira MPB e de sua inapagável chama.

Seu disco tem participações seguras de Nelson Faria, Marina Leporace, Alberto Chimelli e Ney Lopes. No LP "Carrousel", Tiu-ru-ru, Aguxó e Valsa triste lavam a alma da gente. Generoso, Tião termina sua aula com um lundu, assim como quem dá uma pista para os desorientados. E aplausos bem-humorados aos quais junto os meus coroam a festa, de fato modesta em seu custo, mas uma delícia em criatividade e leveza. Tião Neto

Nascido em 05 de novembro de 1931, iniciou sua carreira artística na década de 1950, em sessões de jazz no Clube Central, em Niterói, ao lado do ainda adolescente pianista Sérgio Mendes. Aluno de Pedro Vidal, baixista do quinteto de Radamés Gnattalli, Tião, talvez mais que qualquer outro, ajudou a definir a linguagem do contrabaixo da bossa nova e da moderna música instrumental brasileira.

Distante do violão de 7 cordas do choro e do baixo mais discreto do samba-canção, e próximo, mas não igual ao baixo nervoso e ativo do jazz, Tião, depois de participar de um festival de jazz, no Uruguai, passou a frequentar, no início dos anos 1960, um dos berços do samba-jazz no Rio de Janeiro: o Beco das Garrafas. Localizado em Copacabana, o conjunto de casas noturnas, que ganhou esse nome por conta das garrafas que eram lançadas pela vizinhança em reação ao barulho dos frequentadores, recebia músicos como Sérgio Mendes, Chico Batera, Baden Powell, Edison Machado, Leni Andrade, Durval Ferreira, Ed Lincon, entre tantos outros.

Em 1961, o músico passou a integrar o conjunto Bossa Três, que ganhou vida própria a partir de artistas que também tocavam no Beco. Um dos pioneiros desse novo movimento instrumental, o Bossa Três era formado, inicialmente, por Luís Carlos Vinhas no piano, Edison Machado na bateria e Tião Neto no contrabaixo.

Quando nos anos 1980, Tom Jobim, retornando de uma longa temporada de gravações nos Estados Unidos, buscou um contrabaixo para acompanhar suas composições da fase pós-MatitaPerê, foi Tião Neto quem se juntou à sua Banda Nova. O músico permaneceu na banda até a morte de Tom, em 1994, ao lado de Paulo Jobim (violão), Danilo Caymmi (flauta e voz), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria).

Raramente solista, o baixo de Tião Neto marcava o tempo sincopado da batida da bossa, dando liberdade aos instrumentos principais ou aos cantores para que fizessem os fraseados típicos, "adiante" ou "atrás" do tempo. Quando acompanhado de violão, alternava com este as tônicas e os intervalos invertidos, numa combinação que se tornou característica da música brasileira. E quando acompanhado de guitarra, assumia por inteiro a parte dos baixos, de maneira que o guitarrista pudesse acrescentar o número desejado de notas alteradas aos seus acordes, sem a responsabilidade de tocar também as notas graves.

Leia a biografia completa de Tião Neto no Mapeamento Cultural



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Artista: Tião Neto
Nome: Carrousel
Ano: 1992


Músicas

Lado A
01 - Tiu-ru-ru (Tião Neto e Oscar Castro Neves)
02 - Antibes (Tião Neto e Nelson Faria )
03 - Mar de sal (Tião Neto, Lani Hall e Sergio Mendes)

Lado B
04 - Aguxó (Tião Neto, Ney Lopes)
05 - Carrousel (Tião Neto)
06 - Valsa triste (Tião Neto)
07 - Lundú 1818 (Autor desconhecido)


Músicos

Mariana Leporace (vocais)
Alberto Chimelli (piano e cordas)
Márcio Mallard (violoncelo)
Sérgio Nacif (teclados)
Nélson Faria (violão, guitarra e teclados)
Nilton Rodrigues (fluegelhom)
Zelly Mansur (bateria Sint)
Ciron (Cavaquinho)
Ney Lopes (vocal e pandeiro)
Bruno e Fernão, crianças aborígenes e Suecas (vozes infantis em Carrousel)


Ficha Técnica

Concepção e conceitual: Tião Neto
Produtor executivo: Fábio Motta
Gravação, mixagem e sequencer: Zelli Mansur
Fotos da capa e contra-capa: Acervo do artista
Foto do encarte: Carlos Piloto
Projeto gráfico e direção de arte: Anita Santoro e Luiz Alberto Lorena
Diagramação e arte-final: Eliane CECCON
Composição: Camilo Eduardo Fernandes
Colorização fotos capa e contra-capa: Zélia Limoeiro
Gravado e mixado de outubro a novembro de 1992 no Castelo Studio


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira

NITERÓI DISCOS
Presidente: Luiz Antônio Mello
Diretor executivo: Ivan Macêdo
Diretor Artístico: Chico Aguiar






Publicado em 10/07/2015