Em 1992, o selo Niterói Discos, vinculado à Fundação Niteroiense de Arte (Funiarte), lançou o LP do músico Robaldo Bandolim. Considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros com passagem pelos mais renomados grupos de choro do país, Ronaldo atua no cenário musical há mais de 30 anos e, neste trabalho, homenageia dois mestres do choro, Jonas do Cavaquinho e Juventino Maciel.

Nascido em Petrópolis, ainda adolescente, em fins dos anos 60 já em Niterói, o artista fez parte do grupo "Os Jovens da Velha Guarda", que abriu as portas para que o músico participasse, a partir de então, de inúmeras gravações, apresentações em programas de TV, concertos e filmes.

Clique para ampliar
Ronaldo Souza Silva, como artista, encanta pela precisão e velocidade de sua palhetada. Suas harmonias em poucas notas trazem um sentido especial à música instrumental. Seu carisma e simplicidade não ficam de fora dessa gama de talentos que o músico traz consigo.

O artista carrega na bagagem turnês nacionais e internacionais. Live Jazz Ipatinga (MG), Free Jazz Festival (RJ/SP), Veneto Jazz Festival (Itália) e Berlin Festival Jazz (Alemanha) são alguns dos projetos dos quais o músico já fez parte.

Ainda que carregue um apreço por ritmos musicais diversificados, Ronaldo desenvolveu um estudo voltado para o choro e os clássicos brasileiros. Instrumentista já respeitado passou a integrar, ainda nos anos 70, o badalado conjunto "Época de Ouro". Umas das apresentações de destaque do conjunto foi o "Sarau", que contou com a participação de Paulinho da Viola, Elton Medeiros e do jornalista Sergio Cabral.

Com "Época de Ouro", Ronaldo realizou ainda diversas apresentações dentro e fora do Brasil, chegando ao 1º Free Jazz Festival, em 1995, e participando do projeto Brasil Musical, no mesmo ano. Durante este longo período, participou de eventos ao lado de consagrados artistas, como Silvio Caldas, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, e os instrumentistas Altamiro Carrilho, Abel Ferreira, Waldir Azevedo, Rafael Rabello e Arthur Moreira Lima.




Musicas

Lado A
01. Dengoso (choro - Jonas do Cavaquinho)
02. Velho Amigo (choro - Jonas do Cavaquinho)
03. Manga Rosa (choro - Jonas do Cavaquinho)

Lado B
04. Poético (choro - Juventino Maciel)
05. Violão Malicioso (Choro de estilo - Juventino Maciel)
06. Imperial (valsa - Juventino Maciel)

Ficha Técnica

Projeto: Jorge Roberto Silveira
Produção Executiva: Fabio Motta
Direção Musical: Jorginho
Produção Gravação e Mixagem: Fabio Motta e Zelli
Direção Musical: Jorginho
Capa: Marcia Brandão e Ana Paula Guerreiro
Fotos: Carlos Arthur Nobre
Montagem: Gerson Nunes
Fotolitos: Artcromia
Composição: Muiraquitã


Ficha Institucional

Prefeito de Niterói: Jorge Roberto Silveira
Presidente da Funiarte: Luiz Antônio Mello
Diretor Executivo: Ivan Macedo
Direção Artística: Chico Aguiar


MÚSICAS


Em 1992, o selo Niterói Discos, vinculado à Fundação Niteroiense de Arte (Funiarte), lançou o LP do músico Robaldo Bandolim. Considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros com passagem pelos mais renomados grupos de choro do país, Ronaldo do Bandolim atua no cenário musical há mais de 30 anos e, neste trabalho, homenageia dois mestres do choro, Jonas do Cavaquinho e Juventino Maciel.


Publicado em 05/07/2014