Idade Média, trovadores, cruzadas e renascença são algumas das imagens que vêm à mente quando se trata da sensibilidade musical, artística e de pesquisa do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fundada, em 1982, por meio do incentivo do maestro Roberto Duarte a um grupo de jovens integrantes do primeiro Coral da UFF, o grupo lançou, em 1992, pelo Selo Niterói Discos, o LP "Cantares de amor, suspiros e cuidados". O disco reúne oito belas obras dos Cancioneirinho de mão, encontrado pelo musicólogo Joaquim Manuel, na Biblioteca Pública Hortênsia, em Portugal.

O que começou como um quarteto de flautas voltado para composições da Idade Média e da Renascença europeia ganhou o reforço de outros músicos e logo, estreou no antigo palco do Cine Arte UFF com a primeira formação, que contava com os músicos Márcio Paes Selles, Lenora Pinto Gomes, Claudia Castilho, Giomar Sthel, Sheila Hansen e Wladmir Caetano.

Especializando-se na linguagem da música medieval e renascentista, o conjunto adquiriu novos instrumentos como - alaúde, viola da gamba e krummhorn -, partituras e conhecimentos necessários à qualidade de suas performances, possibilitando a quem ouve suas canções uma viagem a outras épocas, daquelas que são conhecidas apenas pelos livros de história.

O grupo já realizou mais de mil apresentações nesses 31 anos de estrada pela UFF. Entre os trabalhos e apresentações, estão a gravação de sete CDs temáticos e de um LP, que já somam mais de 15 mil cópias vendidas. "Lope de Vega - Poesias cantadas", "Cânticos de amor e louvor", "Música no Tempo das Caravelas", "A chantar - Trovadoras medievais", "O Canto da Sibila", "Medievo Nordeste" e o mais recente "Carmina Burana".

Com o apoio da universidade, os integrantes do Música Antiga puderam se dedicar aos estudos de repertório, à utilização correta dos instrumentos antigos e a pesquisas sobre a vida de vários compositores. Além disso, tiveram a oportunidade de fazer cursos de especialização em instituições da Europa.






Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 1992
Nome do LP: Cantares de Amor, Suspiros e Cuydados
Conjunto de Música Antiga da UFF


Músicas

01. Aquella voluntad que se á rendido
02. Cuydados meus tão cuidados
03. Obriga vossa lindeza
04. Que he o que vejo
05. Porque me não ves Ioana
06. Pues quexar sé
07. Venid a sospirar al verde prado
08. A la villa voy


Ficha Técnica

Produção Executiva: Geraldo Brandão e Ezio Filbo
Produção Musical: Mário Orlando e Geraldo Brandão
Assistente de produção: Tito Galvão
Gravação: Beto Pimentel e Penynha Suzano
Mixagem: Beto Pimentel e Geraldo Brandão
Assistente de estúdio: Beth Baldi
Produção Gráfica: Cassiana B. Rangel
Design Gráfico (capa): Márcia Brandão e Ana Paula Guerreiro
Desing Gráfico (encarte): Cassiana B. Rangel
Foto: Marcelo Rios Queiroz
Fotolitos: Artcromia
Composição: Muiraquitã


Ficha Institucional

Prefeitura Municipal de Niterói: Jorge Roberto Silveira
Fundação Niteroiense de Arte: Luiz Antônio Farias de Mello
Diretor Executivo: Ivan Macedo Viana
Direção Artística: Chico Aguiar






Publicado em 05/07/2014