Sérgio Carlos Rodrigues Coelho, que adotou o sobrenome da família materna, não se lembra de sua vida antes de aprender a tocar violão. E nem poderia, pois com apenas quatro anos já arranhava alguns acordes. Produtor musical, arranjador e compositor, iniciou a carreira aos 7 anos na banda de baile formada pela família. Trabalhou com nomes como Oswaldo Montenegro, MPB-4, Quarteto em Cy, Maria Bethania, Milton Nascimento, Belchior e Moraes Moreira. Hoje acompanha o cantor Gilberto Gil como guitarrista e diretor musical, nesta parceria atuou como co-produtor do DVD Eu, Tu, Eles.

Projeto iniciado em 2000 e gravado em 2002 pelo selo Niterói Discos, "Armando Todas" é uma homenagem a Armandinho, inventor do pau elétrico (aquela guitarrinha baiana). São músicas instrumentais de muito bom gosto. Solos de bandolim, viola de 12 cordas, guitarra baiana, entre outros instrumentos, caracterizam o baião, a valsa e os outros ritmos que se misturam nessa obra de arte.

Para as participações, Serginho, como é conhecido entre os amigos, convidou músicos conceituados, como o ex-Novos Baianos Jorginho Gomes, o ex-A Cor do Som Mú Carvalho, o percussionista Marcos Suzano, o baixista Arthur Maia e o percussionista do Gil, Gustavo de D'Alva.

O disco começou a ser elaborado quando o produtor Fábio Motta, do estúdio Castelo, o convidou. "Eu ainda não estava afim de fazer o disco, mas comecei a preparar as minhas programações. Ele é um disco instrumental, mas não é de improvisos", comenta Chiavazoli. Produzido numa fase na qual o músico estava avesso à bateria, o disco só tem uma música de estúdio com o instrumento na segunda parte, a "Armando Todas". E a versão ao vivo também tem bateria porque foi gravada durante um show da turnê de Gil em Lowell.

Com as faixas escolhidas, Chiavazzoli começou a chamar quem ele queria que participasse no CD, tipo "essa música aqui eu quero com o baixo do Arthur (Maia)". Aí ele chegava "Como é que você quer que eu toque?". Eu só dizia "toca igual ao Arthur", "toca igual ao Mú (Carvalho)", e assim por diante.

"Armando Todas" é o primeiro disco que tem na capa a assinatura de Chiavazzoli, mas ele reivindica a autoria também de "Seu Francisco", homenagem de Oswaldo Montenegro a Chico Buarque ("O disco leva o nome do Oswaldo, mas ele foi preparado em três meses em que eu dei aula para ele"), e "Natal com Cavaquinho", disco com músicas de natal em ritmo de pagode, que a Warner lançou anônimo ("O artista não assina, mas ele acaba sendo o dono do disco.").




Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name


Músicas

01. Armando Todas
02. Saltitando
03. Na Varanda
04. Nosso Lugar (Até Sempre)
05. Staccando
06. Sol e Lua
07. Mônica
08. Baião de três
09. Rua do Bispo
10. Armando Todas (ao vivo)


Ficha Técnica

Produção executiva: Fábio Motta
Produção musical: Sérgio Chiavazzoli
Gravação: Fábio Motta e Luis Cláudio Coutinho
Mixagem: Glauco Fernandes e Luis Cláudio Coutinho
Masterização: Ricardo Garcia - Magic Master
Projeto gráfico: Anita Santoro e Duda Amador
Direção de arte: Duda Amador
Fotos: Paulinho Muniz

Gravado e mixado no Castelo Studio


Ficha Institucional

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Cláudio Valério Teixeira
Superintendente: Ivan Macedo Viana

NITERÓI DISCOS
Coordenador de Produção: Paulo Renato Rocha






Publicado em 12/01/2015