Osmar Ventura Júnior, mais conhecido como Mazinho Ventura é um instrumentista e compositor nascido no Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 1956. Estudou teoria musical no Instituto Vlla-Lobos (RJ) e harmonia funcional com Sérgio Benevenuto.

Sua carreira começou nos anos 70, mas foi na década de 80 que o artista iniciou um de seus principais trabalhos: a banda Swing Mania. Junto a Raimundo Luís, Marcio Bahia, Carlos Poubel, Renato Franco e Carlos Malta, o baixista fundou o grupo instrumental especialmente para se apresentar em um grande evento patrocinado por uma empresa de Niterói à época, nas areias da praia de Icaraí.

Outro grande trabalho de Mazinho foi junto a Ivan Lins, quando coproduziu o álbum "Mãos", do cantor, pelo qual recebeu o "Disco de Ouro", em 1986. A parceria entre os dois não acabou por aí, já que o baixista gravou outros três álbuns ao lado do artista: "Ivan Lins e a Famiglia", "Encuentro" (ao vivo em Buenos Aires) e "Two Knights and a Lady" (ao vivo em Los Angeles).

Atuando sempre no cenário musical carioca e fluminense, a partir dos anos 2000, Mazinho se apresentou com frequência no tradicional Bar São Dom Dom, em Niterói, participando das segundas-feiras instrumentais daquele local. Durante nove anos, interpretou um repertório de Jazz e Bossa Nova, sempre ao lado de músicos como Arthur Maia, Dino Rangel e Chico Chagas.

Mas, o primeiro álbum solo do músico veio apenas em 2002. "Ventura", lançado pelo Selo Niterói Discos, numa produção de Paulinho Guitarra e Sérgio Senna, é um trabalho quase todo autoral, onde o experiente instrumentista mostra musicalidade e competência, nas linhas melodiosas e swingadas de seu contrabaixo. No repertório, influências diversas, como pop, rock, funk, blues, soul, jazz, entre outros. O CD conta com a participação de excelentes músicos, entre eles Marcos Nimrichter (teclados), Paulinho Guitarra (guitarra), Jessé Sadoc (trompete), Zé Canuto (saxofone), Wallace Cardia (bateria) e Carlos Poubel (percussão).

Conheça mais sobre Mazinho Ventura



1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 2002
Nome do disco: Ventura - Mazinho Ventura


Músicas

01. Só um gostinho
02. Nebulosa
03. 4u
04. Olhos d'água
05. Gueto
06. Ulala (Sempre assim)
07. Fique dançando
08. Cartazul
09. O retorno da nebulosa
10. As good as love


Ficha Técnica

Produzido por Sérgio Senna e Paulinho Guitarra
Gravado no Studio de Música
Projeto gráfico: Ana Luíza Cerbino
Fotografias: Paulinho Muniz


Ficha Institucional

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira


FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Cláudio Valério Teixeira
Superintendente geral: Ivan Macedo Viana

NITERÓI DISCOS
Coordenador de Produção: Paulo Renato Rocha






Publicado em 12/01/2015