O bar Orquídea, localizado em Niterói, tornou-se um ponto de encontro de chorões e sambistas na década de 90. Esse espaço da boemia sempre recebeu grandes nomes da música, como Zé da Velha, Paulo Sérgio Santos, Eduardo Neves, entre muitos outros. Devido a esse grande movimento de artistas envolvidos com a música brasileira, em 1996, alguns dos frequentadores do bar formaram um grupo, homônimo ao local, e lançaram, em 1999, pelo Selo Niterói Discos o CD "Orquídea - Choro e samba em Niterói".O grupo era composto por Márcio Almeida (cavaquinho), Rogério Souza (violão e arranjos), Ronaldo do Bandolim (bandolim), Silvério Pontes (trompete) e Márcio Gomes (pandeiro), mas sempre contava com outros artistas como convidados.

Neste disco, contaram com as participações de músicos como Guinga, em "Valsa pra Leila" (Guinga e Aldir Blanc); Trio Madeira Brasil, em "Perigoso" (Ernesto Nazareth); Zé da Velha, em "Menina flor" (Luiz Bonfá e Maria Helena); grupo Nó em Pingo D'Água, na faixa "De Limoreiro a Mossoró" (Jacob do Bandolim) e Marcelo Gonçalves, em "Galho de urtiga", de autoria de José Azevedo.

No ano 2000, a gravadora Rob Digital relançou o disco. Neste mesmo ano, fizeram três dias de shows de lançamento na sala Funarte, no Rio de Janeiro, e apresentações no Teatro Municipal de Niterói. Ainda no início do ano 2000, viajaram para Portugal, onde se apresentaram com sucesso.

Saiba Mais


Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name


Ano: 1999
Nome do disco: Orquídea - Roda de Choro em Niterói


Músicas

01. Menina Flor (Luiz Bonfá)
02. De Limoerio a Mossoró (Jacob Bittencourt)
03. Choro Triste (Rogério Souza)
04. Vem Cá Branquinha (Ernesto de Nazareth)
05. Valsa para Leila (Guinga e Aldir Blanc)
06. Beliscando (Paulinho da Viola)
07. Perigoso (Ernesto de Nazareth)
08. Matuto (Ernesto de Nazareth)
09. O Gato e o Canário (Pixinguinha)
10. Galho de Urtiga (José Azevedo)


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira
Secretário de Cultura: Marcos Gomes

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Cláudio Valério Teixeira
Superintendente Geral: Ivan Macedo Viana

NITERÓI DISCOS
Coordenador de Produção: Paulo Renato Rocha








Publicado em 14/08/2014