Bahino começou na música ainda menino, nos anos 60, com um grupo do qual faziam parte Gonzaguinha e Reinaldo Gonzaga, hoje ator. Época de shows em clubes e parcerias com amigos. O casamento e os filhos fizeram interromper, mas só interromper, o caminho de Bahino. Em 1980, o apelo voltou forte e as composições começaram a jorrar com parceiros novos: Bia Porto, Marcos Paiva e Mozart Resende.

Estudou teoria com o maestro Ugo Marotta e violão com Mestre Meira (Jaime Florence) e Almir Chediack. Mais tarde, as participações em disco começaram a aparecer, em especial o de Sivan Castelo Neto, “SESSENTA ANOS DE MÚSICA”, com Luizinho Eça, Mauricio Einhorn, Ary Piaçarolo. Também colaborou na trilha sonora do filme “URUBUS e PAPAGAIOS” de José Jofilly.

Em 1994 seu encontro com Arthur Maia desencadeou a produção do primeiro disco “Celebração”, pelo selo Niterói Discos, projeto da Prefeitura de Niterói, com Arthur Maia comandando um grupo de músicos de primeira linha: Gilson Peranzzeta, Mauro Sennise, Willian Magalhães, Marcelo Martins e Claudio Infante. A amizade forte com Arthur tem resultado na continuação de alguns trabalhos: Jingles para campanhas políticas, produção de música para peças de teatro e apresentações em show. O CD foi trabalhado nestas ocasiões e recebeu boas críticas.

Em 2010, também pelo selo Niterói Discos, lançou seu novo disco "Mantiqueira", desta vez instrumental. Esse projeto nasceu de um encontro feliz com Felipe Poli. O disco foi gravado no seu estúdio e contou com arranjos primorosos do músico. Outros músicos como Felipe Poli, Paulinho Trompete, Arthur Maia e Idriss Boudrioua também participaram das gravações. O grupo Nós Quatro enriqueceu uma das músicas com o arranjo vocal de Célia Vaz. Na obra de Bahino flui o espírito do lugar onde nasceu, que o inspira na sua música doce, terna, calma e bela como as montanhas, o mar e o charme do estado do Rio de Janeiro.



Ano: 2010
Nome do disco: Mantiqueira - Paulo Roberto Lopes de São Thiago (Bahino)




Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Músicas

01. Agora Vai (Bahino)
02. Delicadeza (Bahino)
03. Feliz sem você (Bahino)
04. Zé Menino (Bahino/Bia Porto)
05. Bolero (Bahino)
06. Mantiqueira (Bahino)
07. Vem (Bahino)
08. Olha aí trombone (Bahino)
09. Você que eu não conheci (Bahino)
10. Pro Marrota (Bahino/Bia Porto)


Ficha Técnica

Composições: Paulo Roberto Lopes de São Thiago (Bahino)
Arranjos: Felipe Poli, Zé Menino e Célia Vaz
Gravadora: Estúdio Midi & Performance
Foto: Vinícius Lima
Design gráfico: Elaine Backer


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira
Secretário de Cultura: Cláudio Valério Teixeira

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Marcos Sabino
Subsecretário de Cultura: Rafael Vicente
Subsecretária de Planejamento Cultural: Kátia de Marco
Superintendente Cultural: Francisco Aguiar
Superintendente Administrativo: Ivan Macedo

NITERÓI DISCOS
Coordenador: Carlos Tatoo
Produção Executiva: Luis Otávio Torreão






Publicado em 23/04/2016