Zé Canuto nasceu em 4 de fevereiro de 1966 no Rio de Janeiro. Aos 16 anos começou a estudar música na Escola de Música Villa-Lobos (se formou dois anos depois, em teoria e percepção). Aos 18 anos ganhou um sax alto de seu pai e iniciou seus estudos com Idriss Boudrioua. Um ano mais tarde já o substituía em alguns trabalhos como shows de televisão e com o cantor e compositor Marcos Valle.

Em 1986 ingressou na Escola Rio Música e se formou em 1989 em Harmonia estudando com o professor Sérgio Benevenuto. Nesse mesmo ano iniciou sua primeira tournée profissional trabalhando com o cantor Emílio Santiago. De lá pra cá vem atuando com vários artistas da música popular brasileira como Gal Costa, Simone, Jorge Benjor, Daniela Mercury, Cássia Eller, Barão Vermelho, Altay Veloso, Sueli Costa, Joyce Collins, Midnight Blues Band, Marina Lima, Orlando Morais, Titãs, Rita Lee e etc. Zé Canuto também grava com vários artistas da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Fagner, Elza Soares, Alcione, Xuxa, Angélica, Cauby Peixoto, Ângela Maria, Leny Andrade, Lulu Santos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ivan Lins entre muitos outros. Na música instrumental vem atuando e gravando com muitos nomes como Luiz Avellar, Artur Maia, Vítor Biglione, Torcuato Mariano, Paulo Braga entre outros.

Do início de sua carreira até hoje, sempre contou com boa aceitação do público e da crítica especializada, tendo sido considerado um dos melhores saxofonistas do Brasil. Zé Canuto também grava e produz diversos nomes importantes da música Gospel brasileira como o Grupo Rebanhão, Carlinhos Félix, Josué Rodrigues, Mattos Nascimento, Cristina Mel só para citar alguns. Atualmente faz diversos workshops em escolas por todo o Brasil com grande concentração de alunos.

Em 2006, Zé Canuto lançou, pelo selo Niteroi Discos, o seu primeiro CD, homonimo ao seu nome. No disco, o músico continua uma tradição de apresentar o samba com influência do jazz. Das onze composições do CD, nove são de autoria de Canuto, como "Os meninos", "Tamo' junto" e "Vamo viver".



Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 2006
Nome do disco: Zé Canuto


Músicas

01. Os meninos (Zé Canuto)
02. Lindeza (Zé Canuto)
03. Cavalo de Batalha (Zé Canuto)
04. Terra da Esperança (Mou Brasil)
05. Igual na França (Zé Canuto)
06. Saudade do Começo (Zé Canuto)
07. Tamo' Junto (Zé Canuto e André Neiva)
08. Minha Esperança (Zé Canuto e Jetro da Silva)
09. Forte Abraço (Zé Canuto e Dino Rangel)
10. Vamo' Viver (Zé Canuto)
11. Tu és Fiel (Domínio Público)


Ficha Técnica

Gravado: OM e A Ilha Estúdios
Técnico de gravação: Ricardo Dias
Mixado: Castelo Studio por Fábio Motta e Zé Canuto
Arranjos: Zé Canuto
Fotografias: Paulo Rodrigues
Gerente de projeto: Valéria Fonseca


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Godofredo Pinto
Secretário de Cultura: Marcos Gomes
Subsecretária de Cultura: Danielle Nigromonte

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Marilda Ormy
Superintendente Geral: Maria Inês Azevedo de Oliveira

NITERÓI DISCOS
Coordenação de Produção: Talitha Áscoli






Publicado em 05/08/2016