Composto por músicos das principais Orquestras Sinfônicas do Rio de Janeiro (Sérgio de Jesus, João Luiz Areias, Marco Della Fávera e Antônio Henrique Seixas), o Quarteto Brasileiro de Trombones busca, desde 1994, divulgar o Trombone como instrumento solista através de um variado repertório, abrangendo todos os diferentes gêneros musicais.

Com apresentações em vários espaços culturais e diversos projetos, o Quarteto leva ao público a agradável sonoridade que esta formação pode apresentar. Em 1997, o grupo obteve o segundo lugar no 1 Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Niremberg. No ano segunite, participou do CD "Música Brasileira para Metais" patrocinado pela UFRJ e, em 1999/2000, integrou a Vittor Santos Jazz Orchestra.

Ao completar 10 anos, em 2004, o grupo lançou seu primeiro CD solo, "Tributo a Gilberto Gagliardi", homenagiando esse incrível compositor, professor e um dos maiores trombonistas do Brasil e do mundo.

Gilberto Gagliardi
Nascido em São Paulo, em 5 de Dezembro de 1922, Gilberto Gagliardi foi um reconhecido trombonista e arranjador. Começou a estudar com pai, José Gagliardi, entrando para o curso de iniciação musical na ENMUB (Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil), do Rio de Janeiro, em 1938.

Em sua carreira, atuou em diversas orquestras, entre elas, Orquestra de Carlos Machado, Orquestra de Zacarias e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Compôs diversas canções, com parceria dos músicos Clóvis Maméde, Romeu Rocha e Domingos Namone. Além disso, foi arranjador das músicas de Carnaval dos compositores da SICAM (entre 1968 e 1974) e trabalhou nas trilhas sonoras de quase todos os filmes produzidos pela Vera Cruz. Foi o primeiro trombone solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e lançou o método de trombone mais usado no Brasil, com uma série de exercícios melódicos baseados na linguagem da música de raiz brasileira. Gilberto Gagliardi morreu no ano de 2001.


Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 2004
Nome do Disco: Tributo a Gilberto Gagliardi - Quarteto Brasileiro de Trombones


Músicas

01. Choro para Gagliardi
02. Estudo a Quatro
03. Cantiga Brasileira
04. Cantos Nordestinos
05. Sigo o meu Caminho
06. Coral nº 2
07. Coral nº 4
08. Coral nº 5
09. Coral nº 7
10. Valsa de Abril
11. O Gato
12. Don't say no
13. Férias no Rio
14. O Retorno
15. Trombolerando
16. Dias Felizes
17. Estou por baixo
18. Céu Brasileiro


Ficha Técnica

Produção executiva: João Luiz Areias e Arthur Maia
Produção musical: João Luiz Areias e Eduardo Monteiro
Técnicos de gravação: Eduardo Monteiro, José Maria Coellar e Marcelo Scobino
Mixagem e masterização: Eduardo Monteiro

Gravado no Teatro Municipal de Niterói e EstudioArte (Itaipu)


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Godofredo Pinto
Secretário de Cultura: Marcos Gomes
Subsecretário de Cultura: André Felipe Gagliano Alves

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Marilda Ormy
Superintendente Geral: Maria Inês Azevedo de Oliveira

NITERÓI DISCOS
Coordenadora de Produção: Talitha Ascoli
Projeto gráfico: Ana Luíza Cerbino
Fotografias: Magno Mesquita









Publicado em 05/10/2015