"Zé da Velha e Silvério Pontes" é um duo instrumental brasileiro, criado na década de 1980, formado pelo trombonista José Alberto Rodrigues Matos (Zé da Velha) e pelo trompetista Silvério Rocha Pontes (Silvério Pontes).

Silvério Pontes nasceu em Laje do Muriaé - RJ, no ano de 1970. Filho de um trompetista, cresceu já apaixonado pelo instrumento. Iniciou sua carreira aos 8 anos de idade. Aos 17, se mudou para Niterói e passou a tocar nos bares da cidade. O compositor e instrumentista integrou o naipe de metais das bandas de Luiz Melodia, Tim Maia, Ed Motta, Cidade Negra, entre outros. No início da década de 1990 formou dupla com o trombonista Zé da Velha.

Zé da Velha, o mais conceituado trombonista de choro em atividade, nasceu em Aracaju, em 4 de março de 1942. Ainda jovem se mudou para o Rio de Janeiro. Lá, aos 17 anos, tocou com Donga, João da Baiana e Pixinguinha, no conjunto Velha Guarda. Foi deles que ganhou o apelido "Zé da Velha". Tocou também com Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Copinha , Abel Ferreira e Joel do Nascimento e junto com Paulo Moura animou muitos bailes de gafieira.

Em 1965, Zé da Velha começou a tocar ao lado de Jacob do Bandolim. Depois, como solista, participou do Conjunto Sambaldia, com o qual realizou excursões para a Alemanha, em 1970. Em 1975, fez parte da Orquestra Gentil Guedes, fazendo apresentações no Canadá. Na década de 1990, ele passou a servir de referência para muitos chorões e, consequentemente, ganhou ainda mais notoriedade na noite carioca e com isso passou a contar com o apoio de um público fiel. Após conhecer o trompetista Silvério Pontes, montou com este uma dupla. Eles se tornaram os principais responsáveis em divulgar o choro no século XXI, realizando gravações modernas com arranjos criativos, mas sem perder a originalidade da linguagem do choro. "Zé da Velha e Silvério Pontes" é considerada pela mídia como a "MENOR BIG BAND DO MUNDO", graças a sonoridade reproduzida pelos seus respectivos instrumentos.

em 2003, a dupla lançou o CD "Samba Instrumental". Neste trabalho, os dois chorões-sambistas apresentam toda a riqueza do legado do choro no samba. Eles conseguem unir os 2 ritmos de uma maneira espetacular e o resultado é um trabalho magnifico, produzido por esses 2 craques da música.


Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 2003
Nome do disco: Samba Instrumental – Zé da Velha e Silvério Pontes


Músicas

01. Gavião Calçudo / Pelo Telefone
02. Amigo Velo
03. Palpite Infeliz
04. Folhas Secas
05. Da cor do pecado
06. Aos Pés da Cruz / Louco
07. Os Meninos da Mangueira
08. Escurinho
09. Linda Flor Ya Yá
10. Alguém me Avisou
11. Solo de percursão
12. Vou deitar e rolar Rolar


Ficha Técnica

Mixagem e Masterização: Studio 737
Direção Musical: Silvério Pontes
Arranjos de Sopro: Silvério Pontes e Zé da Velha
Arranjos de Base: Charles da Costa e Alessandro Cardoso
Projeto Gráfico: Anita Santoro e Marcelo Rizzetto
Fotos: Ricardo Amaral


Ficha Institucional

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI
Prefeito: Godofredo Pinto

FUNIARTE
Presidente: Cláudio Valério Teixeira

NITERÓI DISCOS
Diretor Executivo: Ivan Macedo
Produtor: Paulo Renato Rocha









Publicado em 05/10/2015