A vocação do violonista e compositor Luiz Gonzaga da Silva nasceu ainda na infância, passada na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas. Aos 9 anos, observava os violeiros e violonistas que tocavam maracatu, reizado, baião, frevo e choro nas festas folclóricas. Sua mãe era lavadeira do maestro João Ribeiro e, por intermédio dele, Luiz foi iniciado na teoria musical e começou a tocar tuba, bombardino e clarinete na banda da cidade.

Na adolescência, Luiz Gonzaga chegou ao rio de janeiro para um tratamento de saúde e, na cidade, começou sua carreira de violonista. Trabalhando como marceneiro e alfaite, não abandonava a paixão pela música e numa tarde, visitando a loja Guitarra de Prata, conheceu Dilermano Reis. Através dele o jovem luiz descobriu o talento para o violão.

O passo seguinte para se aprimorar no instrumento foi estudar linguagem da música no conservatório de Maria Pinkusz, na classe de Paulo Silva. A base harmônica levou Luiz Gonzaga da Silva a reformular as composições feitas na adolescência e nessa época ele formou seu primeiro grupo. Professor de vários estabelecimentos de ensino de música, teve entre seus alunos Genésio Nogueia, Francisco Frias, Joaquim Barreto, Luiza Gonzaga Bastos e Wagner Meirelles, que foi o primeiro violonista a gravar peças do compositor, dedicando 5 faixas em seu CD "Violão Brasileiro" ao mestre alagoano.

Esse CD buscou selecionar, dentre tantos nomes, os artistas que conseguiriam transmitir a alegria de compor do artista alagoano. Na obra de Luiz Gonzaga, observamos a preocupação em detectar e inserir em seu contexto musical uma variedade de ritmos tão próprios de nossa cultura. Isso também pode ser visto nesse CD, que apresenta um trabalho fiel, de alto nível e digno de ser ouvido.

Os violonistas que participaram desse projeto foram: Artur Gouvea, Célio Silveira, Edgar de Oliveira, Francisco Frias, Graça Alan, Marcus Llerena, Sérgio Knust e wagner Meirelles.




Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 2000
Nome do disco: Fazendo Música - 8 Violonistas interpretam Luiz Gonzaga da Silva


Músicas

01. Brasil Espanha -Sonata (Wagner Meirelles)
02. Aprazível (Wagner Meirelles)
03. Choro “A” (Célio Silveira)
04. Choro “B” (Célio Silveira)
05. Choramingo nº 14 (Marcos Llrena)
06. Um Falso Amor (Marcos Llerena)
07. Capelinha (Arthur Gouveia)
08. Gingando (Arthur Gouveia)
09. Candura (Sérgio Knust)
10. Lealdade (Sérgio Knust)
11. Choramingo n° 9 (Francisco Frias)
12. Saudade (Francisco Frias)
13. Ilda Cristina (Edgar de Oliveira)
14. Capricho n° 1 (Edgar de Oliveira)
15. Colibri (Graça Alan)
16. Samba Sincopado (Graça Alan)


Ficha Técnica

Produção executiva: Fábio Motta
Produção musical: Wagner Meirelles
Gravação e Mixagem: Luiz Claudio Coutinho e Fabio Motta
Estúdio: Castelo Studio
Projeto gráfico: Dupla Design
Fotografia: Magno Mesquita


Ficha Institucional

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira
Secretário de Cultura: Marcos Gomes

FUNIARTE
Presidente: Cláudio Valério Teixeira
Superintendente Geral: Ivan Macedo Viana

NITERÓI DISCOS
Coordenador de produção: Paulo Renato Rocha







Publicado em 08/04/2015