Com uma voz delicada e afinada, a niteroiense Lilian França canta choro, samba de breque, baião, toada, canção com uma versatilidade que nem todas podem apresentar. Além de cantora, Lilian também é compositora e violonista, e ao longo de sua carreira vem investindo em apresentações que passeiam tanto pela música clássica e erudita, quanto pela música popular. Em 1999, a musicista lançou pelo Selo Niterói Discos seu CD solo "Combustível", formado por canções inéditas de compositores de Niterói e clássicos da MPB com nova roupagem.

Ao estudar violão erudito e canto lírico, Lilian entrou para o naipe de sopranos de diversos grupos e coros vocais da região, como Coral da UFF e Coral Nós e Voz. Mas foi em 1994 que Lilian apresentou seu primeiro trabalho profissional como intérprete, no show "Outros Quereres", em Niterói, que também foi também apresentado em diversas casas do Rio, entre elas Café Laranjeiras, Rio Jazz Club, Au Bar e Encontros Cariocas.

A violonista também desenvolveu um trabalho mais popular, se apresentando entre 1994 e 1999 em diversos shoppings centers do Rio e de Niterói, acompanhada pela Banda Rio Solto. Em paralelo a esses shows, Lilian promoveu uma "Homenagem a Cartola" durante o ano de 1995, em diversas casas de Niterói, Rio e Vitória-ES.

Concebido e produzido ao longo de 1997 e 1998, "Combustível" foi gravado em estúdio próprio, e por isso apresenta uma característica sonora mais pessoal, mantendo as particularidades de seus produtores: a própria Lilian e o músico Sérgio Tannus, que é também o responsável por todos os arranjos do CD. O trabalho contou com a participação de músicos já consagrados da MPB, como Marcos Suzano (percussão) e Sérgio Chiavazzoli (bandolim), além do incentivo do cantor e compositor Lenine.

O show de lançamento do CD foi apresentado durante 1999 em diversos locais, como SESC Pompéia (SP), Zanzibar (Vitória-ES) e Centro Cultural da Light (Rio). Para promoção do CD, Lilian apresentou-se na TVE (programas Sem Censura e Caderno Teen) e Rede Record (Vitória-ES). Com 12 faixas, o CD conta com canções como "Anunciação" (Alceu Valença), "As rosas não falam" (Cartola) e "A Ponte" (Lenine / Lula Queiroga).




Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name




Ano: 1999
Nome do disco: Combustível - Lílian França


Músicas

01. Anunciação (Alceu Valença)
02. O Combustível (Manoel Gomes)
03. Patê (Manoel Gomes)
04. Em Volta do Sol (Manoel Gomes / Tchelo)
05. As rosas não falam (Cartola)
06. A Flor e o espírito (A. Caminho / N. Cavaquinho / G. Brito)
07. A Ponte (Lenine / Lula Queiroga)
08. Choro Alegre (Sérgio Tannus)
09. Doce é viver cantando (Tchelo)
10. Beethoven tinha razão (Raul Menezes)
11. Outros quereres (Manoel Gomes / Sérgio Tannus)
12. Asas (Tchelo)


Ficha Técnica

Direção e produção executiva: Marcos Sabino
Direção musical e arranjos: Sérgio Tannus
Produção: Sérgio Tannus e Lilian França
Gravado: Asas Home Studio
Mixado: Sérgio Tannus e Zelly Mansur
Masterizado: Geraldo Brandão (EG Studio)
Design: Santoro+Lorena
Projeto gráfico: Anita Santoro e Luiz Alberto Lorena
Direção de arte: Eduardo Amador
Fotografias: Paulinho Muniz
Make-up: Camila Tadin


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira
Secretário de Cultura: Marcos Gomes

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Cláudio Valério Teixeira
Superintendente Geral: Ivan Macedo Viana

NITERÓI DISCOS
Coordenador de Produção: Paulo Renato Rocha
Produção Executiva: Mariana Marinas






Publicado em 14/08/2014