Em 2004, a Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, lançou o livro "Ilha da Boa Viagem, paisagem-monumento da baía de Guanabara", de Regina Célia da Silva Costa, que aborda esse importante patrimônio histórico-cultural de Niterói, a partir de diversos aspectos: históricos, artísticos, literários e arquitetônicos, possuindo a rara qualidade de tratar do tema de forma séria e competente e ao mesmo tempo acessível a todo cidadão.
|
Clique para ampliar |
Apresentação
"... a leitura aliciante de Ilha da Boa Viagem, paisagem-monumento da baía de Guanabara, de Regina Célia da Silva Costa, proporciona uma boa viagem de resgate da memória cultural do nosso país."
Paulo Roberto Pereira
Editorial
É como muita alegria que lançamos, no mês de aniversário de nossa cidade, Ilha da Boa Viagem: paisagem-monumento da Baía de Guanabara, da professora Regina Célia da Silva Costa.
O livro aborda esse importante patrimônio histórico-cultural de Niterói, a partir de diversos aspectos: históricos, artísticos, literários e arquitetônicos, possuindo a rara qualidade de tratar do tema de forma séria e competente e ao mesmo tempo acessível a todo cidadão, em especial ao jovem estudante, satisfazendo assim os objetivos da Niterói Livros. Temos certeza que com o tratamento gráfico dado ao texto, essa publicação será valiosa para o ensino de aspecto importante de nossa história.
|
Clique para ampliar |
O conjunto arquitetônico formado pela igreja e bateria ou Fortim da Boa viagem construídos, respectivamente, em 1650 e 1695, serviu, por muitos anos, de posto de observação de extrema relevância para a navegação e defesa da baía de Guanabara, além de espaço de devoção religiosa e busca de proteção para os navegantes que se aventuravam nas perigosas viagens marítimas.
Sua localização privilegiada com exuberante vista, atraiu grande número de artistas e serviu de tema a relatos de viagens entre os séculos XVIII e XIX. O fascínio que a ilha desperta encantou os pintores da missão francesa e do grupo Grimm, entre outros que a retrataram de diversos ângulos. Algumas dessas telas estão reproduzidas neste livro, além de mapas, plantas e fotografias.
Uma bela homenagem à cidade em seus 431 anos. Parabéns, Niterói!
Marcos Gomes
Secretário Municipal de Cultura