Em 2006, a Fundação de Arte de Niterói, por meio da Niterói Livros, publicou a coletânea de textos com os contos vencedores do IV Concurso Municipal de Conto. A iniciativa veio ao encontro da demanda dos escritores da cidade que estavam ansiosos por uma oportunidade de reconhecimento e de divulgação.
Apresentação
Um dos mestres do conto, dessa escrita breve, Guy de Maupassant dizia que escrever contos era mais difícil que escrever romances. Idéia compartilhada por Machado de Assis, que costumava dizer conto, apesar de sua aparente facilidade de escrita, é gênero extremamente difícil.
|
Clique para ampliar |
Difícil também é escolher contos, ainda mais quando a tarefa é escolher os melhores contos sobre um tema: Espanha, cidade homenageada no evento Niterói – Encontro com Espanha. Mas, essa missão a comissão julgadora do nosso IV Concurso de Contos cumpriu de forma brilhante.
Consolidado no Calendário Cultural de Niterói, divulgando e incentivando talentos, fomentando a circularidade de novas idéias, o concurso de contos da Secretaria de Cultura/Fundação de Arte de Niterói (FAN) apresenta a sua 4ª coletânea.
Parabéns aos escritores. E, a você leitor, o nosso muito obrigado por incentivar um projeto que identifica em iniciativas como essa, um dos passos fundamentais para a construção de uma cultura e uma cidadania para todos.
Marcos Gomes
Secretário de Cultura de Niterói
Marilda Ormy
Presidente da Fundação de Arte de Niterói