Em 2005, a Fundação de Arte de Niterói, por meio da Niterói Livros, publicou a coletânea de textos com os contos vencedores do III Concurso Municipal de Conto. A iniciativa veio ao encontro da demanda dos escritores da cidade que estavam ansiosos por uma oportunidade de reconhecimento e de divulgação.
Apresentação
A Secretaria de Cultura de Niterói, ao apresentar a terceira coletânea de seu Concurso de Contos, já tem muita história para contar, na medida em que essa proposta se consolidou nos últimos anos, com o objetivo de revelar novos e promissores escritores.
Gênero às vezes esquecido pelas grandes editoras, o conto é, sem dúvida alguma, um desafio para os escritores, pois possui a mesma riqueza que compõe os romances, mas não pode cair em análises nem em complicações de enredo, já que o tempo e o espaço têm de estar delimitados com precisão.
|
Clique para ampliar |
Em outras palavras, um bom conto não deve ser nem muito grande – pois seria um romance – nem muito pequeno – pois se tornaria uma anedota. Parafraseando Machado de Assis, o conto é tudo isso, sem ser bem isso.
Nessa terceira edição do nosso concurso, mais de 300 participantes enviaram seus contos, superando expectativas, e a comissão julgadora teve a difícil missão de chegar aos 20 contos que compõem essa coletânea.
Neles, encontramos todos os elementos que os contos merecem: Enfrentamentos, exatidão, harmonia, tensão ritmo e coerência. Assim, esperamos que você, leitor, aprecie a iniciativa e se torne cúmplice de um projeto que procura reafirmar seu compromisso com a valorização de nossa arte.
Marcos Gomes
Secretário Municipal de Cultura