A Biblioteca Parque de Niterói convida seu público para mais uma edição do projeto Papo de Mulher, com Pamella Console, técnica do Ceam Neuza Santos - Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Niterói. A palestra abordará violências sofridas por mulheres, com recorte para violência doméstica, utilizando o vídeo "Não tira o batom vermelho", de Jout Jout, como ponto para reflexão e debate. O evento acontece em duas datas deste mês de abril, 03 e 26.

Mulheres em situação de violência são perpassadas por diversos tipos de violência, desde a Psicológica, Moral, Patrimonial, Sexual até a Física. No mês da mulher é importante celebrar as conquistas das mulheres em nossa sociedade, mas também refletir sobre como está estabelecida a relação entre mulheres e homens, e como as desigualdades de gênero sempre foram (e ainda são) determinantes para a construção de uma sociedade machista e opressora para elas.

Falar sobre as violências praticadas contra as mulheres é entender as estruturas da formação dessa sociedade, seus atravessamentos de cor, classe social, orientação sexual, identidade de gênero e outras formas de exercer poder e autoridade legitimados pelo patriarcado.

Dessa forma, a palestra se propõe a uma reflexão e um debate em torno de como a objetividade das violências afetam a vida material, pessoal e coletiva das mulheres, bem como a dimensão subjetiva afeta suas relações afetivas e sua saúde mental.

Pamella Console é Psicóloga, Especialista em Políticas de Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Direitos Humanos, Relações de Gênero e Atendimento Clínico.

O Ceam é um serviço público da Codim - Coordenadoria Municipal de Políticas e Direitos da Mulher no município de Niterói. Possui atendimento interdisciplinar Jurídico, de Serviço Social e Psicológico, atuando no acolhimento e garantia dos direitos da mulher, com ênfase na promoção da autonomia da mulher, com vistas ao rompimento com o ciclo de violência.


Serviço

Papo de Mulher com Pamella Console
"Entrelinhas do relacionamento abusivo"
Datas: 03 (terça-feira) e 26 (sexta-feira) de abril de 2024
Horário: 14 horas
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre


Local: Biblioteca Parque de Niterói - Sala multiuso
Praça da República, s/n - Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 07/03/2024

Cada Cientista, uma História na Biblioteca Parque de Niterói Sábado, 25 de maio
Biblioteca Parque homenageia mulheres pretas em exposição De 21 de março a 31 de maio