Na imagem de Capa, a professora Lecyr Lessa, presidente do INDC, ladeada por Clarival do Prado Valladares, sua esposa e Israel Pedrosa.

Memória - Com o objetivo de levar a comunidade ao debate e à reflexão, através de fenômenos artísticos, o Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural (INDC) iniciou ontem (07), no Teatro Leopoldo Fróes, a I Semana de Artes Visuais de Niterói. O evento acontece de 07 a 11 de junho de 1976 e conta com a coordenadoria do professor e pintor Israel Pedrosa, do INDC.

"Raízes das Artes Visuais Contemporâneas" foi o tema abordado pelo professor Clarival do Prado Valladares, na programação que tem prosseguimento hoje (08), a cargo do professor Aloisio Magalhães.

Ao dar abertura à Semana, a professora Lecyr Lessa, presidente do INDC, falou sobre o evento e sobre a satisfação em reabrir o Teatro Leopoldo Fróes às atividades Culturais de Niterói que estão sendo incrementadas pela Prefeitura Municipal. O ciclo de palestras prosseguirá até a próxima sexta feira, sempre às 17h30, à rua Professor Manuel de Abreu, 16.

Para o professor Clarival do Prado Valladares, no Brasil a cultura se encontra através das raças e, por isso mesmo, o País é um motivo da arte estética com a miscigenação. Segundo explicou, o belo é um conceito subjetivo, assim, se torna difícil fixar uma data para estabelecer o início da arte contemporânea.

"Ao reunir todos os trabalhos em relação às raízes da arte atual, chegou-se à conclusão de que seu início se deu a partir de Lumière. Entretanto, essa conceituação mundial é falha, passível de discussões, tendo em vista que Lumière pode ter sido o inicio de um estilo", explicou o professor, que também é médico e procura sempre colocar suas experiências e pesquisas do campo biomédico em seus trabalhos e estudos de artes visuais.

Ele falou ainda que toda época é caracterizada em termos de estilo de região, de indivíduos. Por outro lado, explicou que é próprio do homem romantizar um passado remoto e rejeitar um passado recente.

Ao fazer tais declarações, o professor deu uma verdadeira aula sobre História da Arte e falou sobre a importância da verdade factual para os historiadores, apesar de às vezes ser prejudicial por não corresponder à verdade vivencial.

Ao terminar sua palestra, Clarival Prado Valladares projetou uma série de 'slides' mostrando diversos trabalhos da arte negra que, segundo explicou, serviu e serve de modelo para grandes artistas, embora quem as produza não faça com essa finalidade e sim como a exteriorização de seu momento cultural.

Na conferência de logo mais, o professor Aloisio Magalhães falará sobre o "Estágio Atual das Artes Gráficas e do Desenho Industrial": amanha, "A Linguagem Artística dos Audiovisuais e Super-8 será mostrada pelo professor Frederico Moraes; quinta-feira, o professor Carlos Roberto Maciel Levy falará sobre "Museus, Arte e Sociedade Contemporânea: das Opções ao Impasse". Finalmente, na sexta-feira, o professor Roberto Pontual abordará "Arte Agora".

Programação

A 'Semana de Artes Visuais', para cuja inscrição é cobrada uma taxa de Cr$ 80,00, compreenderá a seguinte relação de palestras:

- Dia 7, segunda-feira. "Raízes das Artes Visuais Contemporâneas", pelo Professor Clarival do Prado Valladares;

- Dia 8, terça-feira. "Estágio Atual das Artes Gráficas e do Desenho Industrial", pelo Professor Aloisio Magalhães;

- Dia 9, quarta-feira. "A Linguagem Artística dos Audiovisuais e Super-8", pelo Professor Frederico Morais;

- Dia 10, quinta-feira. "Museus, Arte e Sociedade Contemporânea: das Opções ao Impasse", pelo Professor Carlos Roberto Maciel Levy.

- Dia 11, sexta-feira. "Arte Agora", pelo Professor Roberto Pontual.

Todas as palestras serão realizadas no horário de 17h30 a 19h. O número de vagas é limitado, e será conferido certificado de frequência aos participantes que houverem assistido a pelo menos quatro das palestras do Curso.


Tags:






Publicado em 31/08/2021

Fundação de Arte de Niterói celebra o mês da consciência negra De 15 a 30 de novembro
Projeto Vivendo Niterói ocupa a cidade no mês de aniversário De 13 de novembro a 15 de dezembro
Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Memória: INDC inaugura sua nova sede no Ingá Leia mais ...
Memória: Arquivo foi assunto de seminário promovido pelo INDC Leia mais ...
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...
Niterói lança IV edição do Musifest De 24 a 28 de março de 2008
Prefeitura de Niterói anuncia novo Museu do Cinema Brasileiro Leia mais ...