A Fundação de Arte de Niterói preparou um Tour Virtual dos principais equipamentos culturais da cidade. Confira clicando nas imagens.


Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Theatro Municipal de Niterói

Biblioteca Parque de Niterói

Teatro Popular Oscar Niemeyer

Museu Janete Costa de Arte Popular

Solar do Jambeiro

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Sala Nelson Pereira dos Santos



Os equipamentos

Museu de Arte Contemporânea Niterói

O Mac Niterói teve seu projeto concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurado em 1996, foi construído para receber a Coleção João Sattamini, um dos mais importantes conjuntos de obras representando a produção artística contemporânea brasileira, de 1950 até os dias de hoje. A arquitetura revolucionária foi inspirada pela magnífica vista da paisagem da orla da Boa Viagem, como uma escultura futurista que se oferece com beleza para todos, tornando-se, assim, um dos principais cartões postais do município.

Teatro Municipal de Niterói

Datam de 1827 as primeiras referências ao edifício que, adquirido em 1842 pelo ator e diretor João Caetano foi transformado no Theatro Santa Tereza. Após sua morte em 1875, o teatro ficou abandonado sendo reconstruído e reinaugurado em 1884, pelo maestro italiano Felice Tati. Em 1900, recebeu o nome atual, Teatro Municipal João Caetano. Em 1995, foi novamente inaugurado, após restauração que recuperou os traços históricos e dotou a edificação de recursos técnicos contemporâneos. A sala de espetáculos guarda a ambiência do final do século XIX, com pinturas de Thomas Driendl. Destaca-se o novo pano de boca criado na última restauração pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Biblioteca Parque

A construção da biblioteca teve início em 1927, mas questões políticas retardaram as obras. Inaugurado festivamente a 15 de março de 1935, o edifício de arquitetura eclética com inspiração neoclássica, é projeto do arquiteto italiano Pietro (Pedro) Campofiorito. Também sede da Academia Fluminense de Letras, em 2011 o edifício foi restaurado com intervenções na área interna e externa, retornando as formas originais. Além disso, ganhou um novo conceito de Biblioteca Parque. Em 2017, prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou a municipalização do equipamento cultural. Sendo o prédio integrante do conjunto cívico da Praça da República, foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio - INEPAC, em 26 de janeiro de 1983.

Teatro Popular Oscar Niemeyer

Inaugurado em 2007 e situado à beira da Baía de Guanabara, o Teatro Popular Oscar Niemeyer é uma das obras que integram o Caminho Niemeyer, complexo cultural e turístico da cidade projetado por Oscar Niemeyer. O acesso ao prédio se dá por meio de uma rampa helicoidal, onde se chega a um foyer de aproximadamente 580 metros quadrados, e daí para a área da plateia, que abriga 500 lugares. A área externa, também usada para eventos, comporta um público de até 30.000 pessoas. O traçado sinuoso e estrutura em concreto armado do prédio, são característicos de seu criador.

O Museu Janete Costa de Arte Popular

Situado no bairro da Boa Viagem, em dois sobrados do século XIX, com fachadas tipicamente neoclássicas, o Museu Janete Costa de Arte Popular tem como objetivo divulgar a cultura popular brasileira. A reforma dos imóveis e restauração da fachada tombada ficaram a cargo do arquiteto Mario Costa Santos, filho da pernambucana Janete Costa, uma das maiores pesquisadoras e especialistas em arte popular brasileira, que viveu parte de sua vida em Niterói, e que empresta seu nome ao museu. Ao atuar como consultora na restauração de diversos edifícios históricos e participar ativamente no processo de reformulação urbanística de Niterói, onde se formou e se radicou, Janete é lembrada como uma arquiteta da cidade.

Solar do Jambeiro

O antigo Palacete Bartholdy, hoje conhecido como Solar do Jambeiro, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira. Tombado pelo IPHAN em 1974 e desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1997, o Solar do Jambeiro foi aberto em 2001 ao público, após minucioso processo de restauração. Liderado pelo artista Cláudio Valério Teixeira, os trabalhos foram realizados por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos especializados nas diferentes áreas. Em meio a um amplo jardim, o espaço cultural é composto por salas de exposições e uma para música, teatro e workshops.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Projetado pelo arquiteto Luiz Henrique Bessil Monassa no interior do Campo de São Bento, em Icaraí, o CCPCM foi inaugurado em 13 de março de 1975 e tem como espaços principais a Galeria Quirino Campofiorito, no térreo, com paredes de vidro, e a Sala Hilda Campofiorito, no segundo andar, para exposições, cursos, palestras, exibição de filmes ou vídeos, além do terraço, que serve de cenário para variadas atividades. O espaço também abriga shows de música e espetáculos infantis em sua concorrida varanda, voltada para os jardins do Campo de São Bento.

Sala Nelson Pereira dos Santos

O cineasta Nelson Pereira dos Santos – um dos maiores nomes da sétima arte do país e fundador do curso de graduação em cinema da UFF – empresta seu nome à sala multiuso inaugurada em 2019 pela Prefeitura de Niterói, no Centro Petrobras de Cinema, complexo cultural localizado no bairro de São Domingos. A Sala Nelson Pereira dos Santos, instalada na estrutura que se assemelha a um rolo de filme, projeto do gênio da arquitetura Oscar Niemeyer, é equipado com o que há de mais moderno em tecnologia de som, luz e projeção audiovisual. Maior auditório público da cidade, com capacidade para 491 espectadores, é o primeiro equipamento cultural da cidade a funcionar de forma híbrida – uma casa de espetáculos para música, teatro e dança; sala de cinema; e centro de convenções.








Publicado em 30/01/2023

FAN apresenta Symulek em mais uma edição do Samba da Souza Domingo, 10 de novembro
FLIN deixa legado de diversidade para próximas edições De 01 a 03 de dezembro
'Tradição Cultural', por Cláudio Valério Teixeira Leia mais ...
Projeto 'Música e Patrimônio' movimenta prédios históricos restaurados
Niterói anuncia Encontro com a Espanha em 2006
Niterói promove em 2006 'Encontro com Espanha'
Feiras de Artesanato de Niterói Leia mais ...
Tour Virtual dos Equipamentos Culturais de Niterói Acesse o tour ...
Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói