De 10 de março a 10 de abril de 2015, a Sala José Cândido de Carvalho, no primeiro andar da sede da Fundação de Arte de Niterói, no Ingá, recebe a exposição "Corpos Erráticos", de Thaieny Dias.

    "Thaieny demonstra maturidade ao eleger para representar o corpo físico considerando as possíveis traduções realizadas pela mente daquele que observa a obra de arte. O valor tempo é um dado de avaliação. Ele transmuta, modifica, envelhece o corpo a cada segundo. E nós podemos avaliar pausadamente, elegendo apenas o que agrada mais, ou enaltecendo os valores simbólicos das transformações.
Clique para ampliar.
    Dietmar Kamper no texto “O Corpo” aponta para a necessidade de rever a percepção do corpo simbólico: da identidade, da estética de cada época etc. Segundo o autor devemos retirar o véu da imagem preconcebida para encarar a verdade. Apesar de toda a maquiagem, há um corpo real que transmuta sempre. E, apesar de real, é visto como errático porque destoa dos valores mais marcantes da atualidade – a imagem.

    Pois bem, quando nos deparamos com um trabalho que representa a mudança de modo tão contundente, numa passagem, num rápido olhar, pela dificuldade de distinguir o aqui, o agora e o depois, podemos supor que se trata de uma representação apenas da distorção. No entanto, considerando a mente que tanto elege os modos de pensar, refletir, avaliar e representar, podemos rever este corpo que não é mais e apenas uma imagem, compreendendo a grandeza da obra de Thaieny que aproxima o observador da fração do tempo que transforma. Trata-se de uma importante contribuição para a percepção do corpo, do tempo, da mudança e da necessidade de rever os valores do mundo das imagens."

    Rosana Costa Ramalho de Castro
    Profa. Associada da UFRJ
    Doutora em História / UFF
    Pós-Doutora em Semiótica Aplicada às Artes / UFF


Curadoria: Desirée Monjardim


Fotos de Luís Ferreira




Serviço

Exposição Corpos Erráticos, de Thaieny Dias
Abertura: 10 de março de 2015, às 19h
Visitação: Até 10 de abril, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h
Classificação etária: Livre
Ingresso: Gratuito

Local: Sala José Cândido de Carvalho
Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói - RJ - Tel.: (21) 2719-100%39








Publicado em 01/03/2015

Amanda Erthal inaugura mostra "Discursos sobre a Feminilidade" Até 24 de maio de 2024