Clique para ampliar.
Com curadoria de Desirée Monjardim, a Sala José Cândido de Carvalho apresenta, a partir de 12 de maio de 2015, a exposição coletiva "Reflexos e Reflexões". A mostra traz trabalhos de fotografia e computação gráfica de alunos do Curso de Pós-Graduação em Técnicas de Representação Gráfica da Escola de Belas Artes da UFRJ, orientados pela professora Isis Braga.

A exposição, que fica aberta até 7 de junho, pode ser visitada de 2ª a 6ª, das 9h às 17h. A Sala José Cândido de Carvalho fica no primeiro andar da casa que abriga a Secretaria de Cultura de Niterói, no Ingá.

De acordo com a professora Isis Fernandes Braga, os alunos foram estimulados a pensar o sentido do reflexo e manifestar essas ideias de maneira gráfica:

Clique para ampliar.
    "Quando meu neto Miguel era bem pequeno, se viu subitamente refletido em um espelho. Ele parou, olhou, virou-se para sua mãe e perguntou: "mamãe, aquele menino ali dentro pensa como eu?" Eu pergunto: o que é um reflexo? A imagem refletida em uma superfície como o espelho do Miguel? Ou numa poça de água? No vidro de uma vitrine? Na carroceria de um carro? Num grande painel de um arranha-céu? No fragmento de um vidro perdido em uma calçada? A imagem ali refletida é um eco da realidade? Ou é um outro mundo virtual? Ou é um duplo efêmero do mundo real?

    Do ponto de vista da ótica física, o que é um reflexo? Do ponto de vista poético, o que é um reflexo? Creio que a resposta está em todas as perguntas, talvez até no ser pensante que o menininho descobriu em sua própria imagem... Todas essas perguntas foram feitas aos e pelos nossos alunos do Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica da UFRJ, meus e do Prof. Dr. Luiz Braga, durante o período de agosto a dezembro de 2014. Eles responderam com as imagens desta exposição. Cabe ao espectador buscar as respostas."



Fotos de Luiz Ferreira



O objetivo da disciplina, que faz parte da especialização, foi apresentar aos estudantes modelos de representação gráfica. Para aprender a utilizar diversos recursos de computação, entre eles o photoshop, os alunos foram estimulados a produzir suas próprias imagens, de maneira intuitiva, aliando um tema maior, "Reflexos", a uma escolha pessoal. O resultado foi o conjunto de criações em exposição.

Clique para ampliar.
"Precisávamos produzir nossas próprias imagens. Eu já até tinha no meu acervo fotos voltadas para o tema do trabalho. Mas, trabalhar em cima de reflexos não é fácil, já que cada um teve que direcionar seu trabalho para um assunto. O meu foi realizado em cima de um manguezal. Outros utilizaram outros espaços naturais e até mesmo a arquitetura como mote", afirmou Daniel Mello, um dos artistas, licenciado em Artes e atual aluno do curso de especialização.

O trabalho, que alinha computação gráfica às artes visuais e propõe aos alunos, em sua maioria licenciados em Artes, foi realizado no segundo semestre letivo de 2014. Os quadros em exposição são dos artistas Anderson Ferreira de Oliveira, Daniel Jorge de Menezes Mello, Cristiano Nogueira da Silva, Eliane Mendes da Silva, Erica Renata Martins de Miranda, Patrícia Cristina Cardoso Generoso, Rodrigo Rafael de S. F. da Silva, Thiago dos Santos Rangel e Victória Davila Vasques.


Serviço

Exposição "Reflexos e Reflexões"
Curadoria: Desirée Monjardim
Abertura: 12 de maio de 2015, às 19h
Visitação: Até 7 de junho, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h
Entrada franca
Classificação etária: Livre

Local: Sala José Cândido de Carvalho
Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói - RJ - Tel.: (21) 2719-9639








Publicado em 19/04/2015

Na obra de Camila Morais, o extraordinário se revela no ordinário Até 18 de janeiro de 2025