O artista plástico, desenhista e jornalista Ary Moraes traz a exposição "Conquistadores" para Niterói, onde fica em cartaz na Sala José Cândido de Carvalho, no Ingá, até 19 de setembro.

A mostra, que celebra o período olímpico, é composta por desenhos, guaches e aquarelas de Ary Moraes, selecionados pela gravadora, pintora e curadora Desirée Monjardim, com belas imagens de atletas em movimentos, praticando diferentes modalidades esportivas como esgrima, futebol, natação, equitação, atletismo e boxe.

Entre as obras, merecem destaques as telas da jogadora de futebol brasileira Marta; a do velocista jamaicano, multicampeão olímpico e mundial, Usain Bolt; e a do nadador norte-americano, Michael Phelps, considerado um dos maiores atletas de todos os tempos.





    Lágrimas em Munique em 1972 Mark Spitz é retirado às pressas por motivos óbvios da competição. Foi o maior medalhista dos jogos olímpicos da era moderna.

    Ary Moraes, sob minha curadoria e meu ponto de vista expõe na Sala e Galeria José Cândido de Carvalho sobre as Olimpíadas, escolho um desenho para tecer considerações. Com toda sua genialidade retrata de maneira magnífica Michael Phelps que em 2008 bate o recorde de seu compatriota, a que me refiro no início do texto. Em 2012 Phelps bateu todos os recordes da era antiga e contemporânea.

    Parece levando-se em sono solto, lampejos de claridade, em cada inclinação o dom da poesia com o próprio corpo. A água reflete azul e ele é o pássaro nessas águas, perfeita beleza respirando dentro e fora. Abençoados movimentos de seu corpo cheio de significação, blindados com amor supremo que supera tudo. E o último conquistador vai tão longe, conquistando tudo, e Ary Moraes encontra por si mesmo resultados com sua visão e esperança.

    Desirée Monjardim Lait
    Gravadora, pintora e curadora





Serviço

Exposição: "Conquistadores", de Ary Moraes
Curadoria: Desirée Monjardim
Data: Até 19 de setembro de 2016
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Classificação Etária: Livre
Entrada Franca

Local: Sala José Candido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
Telefone: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 10/08/2016

Na obra de Camila Morais, o extraordinário se revela no ordinário Até 18 de janeiro de 2025